Hoje decidi escrever sobre o maior nome da Literatura Inglesa. Conseguem pensar em alguém?
Ele nasceu na cidade de Stratford-upon-Avon em 23 de abril de 1564 e morreu no mesmo dia, 23 de abril, em 1616. Ele foi poeta e dramaturgo, escreveu 154 sonetos e aproximadamente 38 peças (o número exato é desconhecido). Conseguem pensar em alguém?
É ele mesmo, William Shakespeare!
![]() |
| William Shakespeare em 1609 |
Quando jovem, Shakespeare se mudou para Londres e iniciou uma carreira como ator. Logo depois, passou, também, a escrever peças e foi um dos proprietários da companhia de teatro Lord Chamberlain's Man, mais tarde King's Men.
Entre suas peças de maior sucesso, destacam-se Romeu e Julieta (escrita entre 1591 e 1595), Hamlet (escrita entre 1599 e 1601), Rei Lear (por volta de 1605) e Macbeth (entre 1603 e 1607).
Suas peças são geralmente classificadas como comédias, tragédias ou peças históricas. Resolvi escrever hoje sobre uma das principais comédias de Shakespeare, e uma de minhas preferidas: Sonho de uma Noite de Verão, ou A Midsummer Night's Dream no original, escrita, provavelmente, entre 1594 e 1596. Não se sabe ao certo, mas é provável que esta peça tenha sido escrita para o casamento de Sir Thomas Berkeley e Elizabeth Carey, em Fevereiro de 1596.
A história se inicia com os preparativos para o casamento do Duque Teseu com Hipólita. As discussões são interrompidas quando Egeu pede a Teseu que lhe ajude a resolver a disputa amorosa de sua filha, Hérmia. Hérmia está destinada a casar com Demétrio, porém ela ama Lisandro. O Duque Teseu decide que Hérmia tem até o dia do seu casamento com Hipólita para decidir com quem irá se casar. Se ela decidir ir contra a vontade de seu pai, ela será entregue a um convento ou será morta. Ansiosa por sua felicidade, Hérmia decide fugir com Lisandro pela floresta, onde mágicas aventuras acontecem. Para descobrir o que a mística floresta abriga, você terá que ler o clássico de Shakespeare.
![]() |
| The Quarrel of Oberon and Titania, por Joseph Noel Paton |
A peça já teve muitas interpretações em vários palcos pelo mundo desde sua primeira performance, no final do século XVI. Além disso, a peça também já foi adaptada para musicais, balés e cinema. O mais conhecido, acredito eu, é o filme de 1999, dirigido por Michael Hoffman, com David Strathairn como Egeu, Sophie Marceau como Hipólita e Christian Bale como Demétrio. Eu assisti ao filme e gostei muito da adaptação. Vale a pena conferir!
Durante o ano, escreverei sobre outras peças do grande escritor William Shakespeare.
Boa quarta-feira a todos,
Fernanda




Oie, Fernanda!
ResponderExcluirÉ inadmissível que eu nunca tenha lido Shakespeare. Mas foi mais por falta de oportunidade/força de vontade do que repúdio. Eu adoro o que sei das histórias do Shakespeare por alto, sabe? Não imaginava que Sonhos de Uma Noite de Verão, no entanto, tinha elementos fantásticos. E fantasia é meu gênero favorito! Não vou perder tempo. E já estou baixando o filme por sua causa. Sei que o Shakespeare não vai decepcionar.
Tem post novo aguardando você no MeL!
Com carinho,
Celly.
Me Livrando
ResponderExcluirGünümüzde sosyal medya ve iletişim araçları, insanların daha kolay ve hızlı bir şekilde bağlantı kurmasını sağlıyor. Özellikle, farklı hizmetler ve gösteriler için çeşitli platformlar tercih ediliyor. Bu bağlamda, bazı kişiler özel içeriklere erişim sağlamak amacıyla whatsapp ücretli şov gibi seçenekleri kullanıyor. Bu tür hizmetler, kullanıcıların ihtiyaçlarına göre çeşitli avantajlar sunuyor. Ancak, her zaman güvenilir ve yasal platformlardan hizmet almaya dikkat etmek önemli.