quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

"Sonho de uma Noite de Verão", William Shakespeare

Olá, pessoal!

Hoje decidi escrever sobre o maior nome da Literatura Inglesa. Conseguem pensar em alguém?
Ele nasceu na cidade de Stratford-upon-Avon em 23 de abril de 1564 e morreu no mesmo dia, 23 de abril, em 1616. Ele foi poeta e dramaturgo, escreveu 154 sonetos e aproximadamente 38 peças (o número exato é desconhecido). Conseguem pensar em alguém?
É ele mesmo, William Shakespeare!

William Shakespeare em 1609

Quando jovem, Shakespeare se mudou para Londres e iniciou uma carreira como ator. Logo depois, passou, também, a escrever peças e foi um dos proprietários da companhia de teatro Lord Chamberlain's Man, mais tarde King's Men.
Entre suas peças de maior sucesso, destacam-se Romeu e Julieta (escrita entre 1591 e 1595), Hamlet (escrita entre 1599 e 1601), Rei Lear (por volta de 1605) e Macbeth (entre 1603 e 1607).
Suas peças são geralmente classificadas como comédias, tragédias ou peças históricas. Resolvi escrever hoje sobre uma das principais comédias de Shakespeare, e uma de minhas preferidas: Sonho de uma Noite de Verão, ou A Midsummer Night's Dream no original, escrita, provavelmente, entre 1594 e 1596. Não se sabe ao certo, mas é provável que esta peça tenha sido escrita para o casamento de Sir Thomas Berkeley e Elizabeth Carey, em Fevereiro de 1596.


A história se inicia com os preparativos para o casamento do Duque Teseu com Hipólita. As discussões são interrompidas quando Egeu pede a Teseu que lhe ajude a resolver a disputa amorosa de sua filha, Hérmia. Hérmia está destinada a casar com Demétrio, porém ela ama Lisandro. O Duque Teseu decide que Hérmia tem até o dia do seu casamento com Hipólita para decidir com quem irá se casar. Se ela decidir ir contra a vontade de seu pai, ela será entregue a um convento ou será morta. Ansiosa por sua felicidade, Hérmia decide fugir com Lisandro pela floresta, onde mágicas aventuras acontecem. Para descobrir o que a mística floresta abriga, você terá que ler o clássico de Shakespeare.

The Quarrel of Oberon and Titania, por Joseph Noel Paton

A peça já teve muitas interpretações em vários palcos pelo mundo desde sua primeira performance, no final do século XVI. Além disso, a peça também já foi adaptada para musicais, balés e cinema. O mais conhecido, acredito eu, é o filme de 1999, dirigido por Michael Hoffman, com David Strathairn como Egeu, Sophie Marceau como Hipólita e Christian Bale como Demétrio. Eu assisti ao filme e gostei muito da adaptação. Vale a pena conferir!



Durante o ano, escreverei sobre outras peças do grande escritor William Shakespeare.

Boa quarta-feira a todos,

Fernanda

Um comentário:

  1. Oie, Fernanda!
    É inadmissível que eu nunca tenha lido Shakespeare. Mas foi mais por falta de oportunidade/força de vontade do que repúdio. Eu adoro o que sei das histórias do Shakespeare por alto, sabe? Não imaginava que Sonhos de Uma Noite de Verão, no entanto, tinha elementos fantásticos. E fantasia é meu gênero favorito! Não vou perder tempo. E já estou baixando o filme por sua causa. Sei que o Shakespeare não vai decepcionar.
    Tem post novo aguardando você no MeL!

    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir