quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

"O sapateiro e a força maligna", Anton Tchekhov

Olá, pessoal!

Hoje resolvi escrever sobre uma literatura que, infelizmente, ainda não conheço muito bem (mas esta é uma de minhas metas literárias para 2015!). São grandes os nomes deste universo literário, e que são considerados, também, grandes autores da literatura mundial: Alexander Pushkin, Fiodor Dostoievski, Lev Tolstoi, Anton Tchekhov, Mikhail Lérmontov, entre outros.


Hoje, no entanto, escrevo sobre um autor não mencionado ali, que, além de escritor, foi também médico. Sobre esta profissão ele escreveu: "A medicina é a minha legítima esposa; a literatura é apenas minha amante." Eu falo de Antov Tchekhov, nascido no Império Russo em 29 de janeiro de 1860. Tchekhov é considerado um dos maiores contistas de todos os tempos, tendo criado inovações formais, como o uso do fluxo de consciência, que influenciou o movimento modernista na Europa e escritores como James Joyce. Tchekhov morreu em maio de 1904, aos 44 anos, vítima de tuberculose.

Antov Tchekhov

 O conto que escolhi chama-se O sapateiro e a força maligna e lembra o mito milenar de Fausto e o seu pacto com o diabo, cuja versão mais conhecida é a escrita pelo alemão Johann Wolfgang von Goethe. Fiódor é um sapateiro pobre que, em uma fria véspera de Natal, tem que terminar às pressas as botas de um senhor de sobrenome alemão. Ele reclama que, enquanto outras pessoas passeiam, comem e se divertem, ele tem que trabalhar e viver em péssimas condições. É então que surge a oportunidade do pacto com o diabo. Será que Fiódor cede às tentações e vende sua alma em troca de uma vida melhor?

O pacto entre o diabo e Fausto

Você terá que ler para saber. E eu já adianto: este curto conto vai te prender do início ao fim!

Boa leitura!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário