terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

"O Xangô de Baker Street", Jô Soares

Bom dia pessoal,

hoje resolvi escrever sobre nossa literatura nacional, e, para isso, escolhi um de meus livros preferidos: O Xangô de Baker Street, de Jô Soares. Você consegue imaginar o que o célebre detetive Sherlock Holmes faria no Rio de Janeiro no período do Segundo Reinado? Se não, comece a ler O Xangô imediatamente que você irá descobrir.

A história começa com um violino Stradivarius desaparecido, o que preocupa D. Pedro II, pois ele fora um caro presente seu à baronesa Maria Luíza. Para resolver este mistério, que se torna ainda mais intrigante pois mulheres estão sendo assassinadas e seus corpos encontrados com uma corda de violino, o imperador chama o detetive Sherlock Holmes e seu assistente Dr. Watson para investigar este caso que está chocando a população do Rio de Janeiro de meados do século XIX. Ao chegarem ao Brasil, além das investigações, Holmes e Watson vão ter que enfrentar os "perigos" dos trópicos: o calor intenso, vatapás, costumes nativos e mulheres sensuais. Dá para dar boas risadas com estes dois ingleses no Brasil.

Rio de Janeiro no Século XIX
Além da busca por este serial killer, o livro de Jô Soares explora o panorama social e político da capital brasileira do Segundo Reinado, período de 49 anos em que o Brasil foi governado por D. Pedro II, de 1840 até a Proclamação da República em 1889. É uma delícia caminhar pelas ruas do Rio de Janeiro do século XIX, passear pela famosa Rua do Ouvidor e dar uma passada na tradicional Confeitaria Colombo.









Este foi o primeiro romance policial de Jô Soares, publicado em 1995 e traduzido para diversos idiomas. Além deste, Jô Soares também publicou O Homem que Matou Getúlio Vargas, em 1998, Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, em 2005, e As Esganadas, publicado em 2011.
Jô Soares nasceu em 16 de janeiro de 1938 e está hoje com 77 anos.

Jô Soares


Boa terça-feira a todos!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário