domingo, 22 de fevereiro de 2015

"1984", George Orwell

Bom dia a todos!

Hoje terminou nosso horário brasileiro de verão, o que significa que teremos uma hora a mais neste domingo. Que tal aproveitar este tempinho extra para colocar a leitura em dia?
A minha sugestão de hoje é o romance distópico 1984, do inglês George Orwell. O romance distópico é aquele que apresenta uma ficção baseada em uma "utopia negativa", ou seja, é o oposto do que seria utópico, perfeito e desejável.

Orwell terminou de escrever este romance em 1948 e imagina como Big Brother no original). Todos são monitorados através de câmeras, a liberdade de pensamento não é permitida e tudo é baseado nas três diretrizes do Partido IngSoc: Guerra é Paz, Liberdade é Escravidão e Ignorância é Força.
seria a sociedade no futuro, no ano de 1984 (os dois últimos números são invertidos). A sociedade apresentada por Orwell é comandada por um regime totalitário e repressivo. Há um grande ditador que controla tudo e todos, o Grande Irmão (ou
O livro narra a trajetória de Winston Smith, um funcionário do Ministério da Verdade, que trabalha adulterando notícias de jornal e documentos públicos de maneira que o governo esteja sempre certo.



George Orwell nasceu em 25 de junho de 1903 e morreu aos 46 anos, em 21 de janeiro de 1950. George Orwell era seu pseudônimo como escritor, seu nome verdadeiro era Eric Arthur Blair. Orwell ficou conhecido por obras como A Revolução dos Bichos (1945) e 1984 (1949), que criticam governos totalitários e prezam pela clareza da escrita. Para Orwell, o bom escritor corta todas as palavras supérfluas e mantém apenas o necessário e significativo. Em um de seus ensaios, ele apresenta as 6 regras para escrever bem:
1. Não use uma palavra longa se uma curta resolve.
2. Se der para tirar alguma palavra, tira.
3. Não use a voz passiva quando der pra usar a ativa.
4. Nunca use figuras de linguagem que você esteja acostumado a ler por aí. Elas viraram lugar-comum. Perderam a graça.
5. Não use um jargão quando você puder imaginar uma palavra do dia-a-dia. E finalmente:
6. Quebre qualquer uma dessas regras antes de escrever algo que soe tosco.

E Orwell seguiu à risca suas próprias regras, criando literatura de altíssima qualidade.

George Orwell
Em 2008, o jornal inglês The Times colocou George Orwell em segundo lugar em uma lista dos 50 maiores escritores britânicos desde 1945. É, portanto, leitura obrigatória para todo amante da literatura!
George Orwell imaginou esta sociedade que sofre com um regime totalitário e repressivo para um futuro em 1984. Hoje estamos em 2015. Alguma semelhança com a realidade?

Bom domingo e ótimas leituras!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário