quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

"Hamlet", William Shakespeare

Bom dia!

Hoje resolvi escrever mais uma vez sobre o grande mestre da Literatura Inglesa, William Shakespeare! Em outro post aqui no blog, já comentei sobre a sua comédia fantástica Sonho de Uma Noite de Verão. Contudo, hoje o texto escolhido é uma das tragédias de Shakespeare, que apresenta um dos trechos mais conhecidos da literatura mundial: "Ser ou não ser? Eis a questão!".

Trata-se de Hamlet, uma peça escrita por William Shakespeare entre 1599 e 1601. Até hoje, este texto permanece como um dos mais influentes na história da Literatura Inglesa. É leitura obrigatória, e muito prazerosa!

Quem ainda não está acostumado com a linguagem de Shakespeare, um tanto arcaica já que o texto foi escrito há mais de quatro séculos, pode ter alguma dificuldade no início. Mas não desista! Assim que esta barreira é ultrapassada, você poderá usufruir dos prazeres shakespearianos!

Hamlet conta a história do protagonista que dá nome à peça, príncipe da Dinamarca, que volta ao reino depois da repentina morte de seu pai. Em consequência disto, seu tio, Claudio, é coroado Rei e casa-se com sua mãe, a Rainha Gertrudes. Já na primeira cena da peça, Hamlet recebe a visita do fantasma do seu pai, que o alerta que havia sido traído e assassinado. Hamlet, então, descobre que o seu tio Claudio envenenara o seu pai para tomar o trono para si. Ele se decide a montar um plano para desmascarar o seu tio.

"To be or not to be?"

Hamlet é uma peça atemporal, daí a sua popularidade durante tantos séculos, pois trata de temas que estão sempre em voga: traição, vingança, moralidade e corrupção. Não importa em que ano estamos, 1601 ou 2015, todos podemos nos identificar com a trama da tragédia shakespeariana.

Esta peça atrai também a atenção de muitos estudiosos da área de Teatro e Literatura. É sabido que mais de 80.000 livros já tenham sido escritos a respeito de Hamlet. É muita coisa, não é?

William Shakespeare (1564-1616) foi bastante popular em sua época, porém seu devido reconhecimento só foi alcançado a partir do século XIX, quando os românticos o consagraram um gênio!


Ler ou não ler Shakespeare? Eis a questão! Eu digo: sim!

Boa quarta-feira e um grande abraço,

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário