segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

"Senhora", José de Alencar

Bom dia e boa segunda-feira a todos!

Hoje resolvi escrever novamente sobre o grande mestre da Literatura Brasileira José de Alencar. Aqui no blog já escrevi sobre sua curta biografia Como e Por Que Sou Romancista (1837), porém hoje o livro é outro. Creio que a maioria de vocês já deve ter ouvido falar de, ou até mesmo lido, Senhora, um dos maiores clássicos da nossa literatura nacional, publicado pela primeira vez em 1875 em formato de folhetim.
Eu li este livro pela primeira vez quando estava no colégio e o reli na faculdade. E devo admitir, é um de meus romances preferidos! Quem se esqueceria da protagonista Aurélia Camargo?


O romance de Alencar conta a história de Aurélia, uma bela moça que se apaixona por Fernando Seixas. O ambicioso Seixas, no entanto, deixa de se casar com ela para se unir a uma moça mais rica. Mais tarde, Aurélia recebe uma herança de um avô e se torna a jovem mais cobiçada da sociedade de elite carioca de meados do século XIX. Ainda ressentida pelo seu rompimento com Seixas, Aurélia bola um plano para se reunir a ele. Vale a pena ler!
José de Alencar
Neste romance, o cearense José de Alencar (1829-1877) critica o casamento por conveniência e a felicidade conjugal de aparência.

Este livro de Alencar foi adaptado para o cinema em 1976 em um longa dirigido por Geraldo Vietri. Elaine Cristina interpreta Aurélia Camargo e o papel de Fernando Seixas ficou com Paulo Figueiredo. Eu ainda não tive a oportunidade de assistir a esta adaptação, mas ela está em minha lista de filmes para 2015!

Além deste filme, Senhora já serviu de inspiração para diversas tramas de telenovelas e outros romances.

Cartaz do filme de 1976


Aurélia Camargo é uma das grandes divas da Literatura Brasileira. Não deixe de conhecer a sua história!

Um beijo e uma ótima segunda-feira!

Fernanda

Um comentário:

  1. Vou reler e ver a estoria com outros olhos.
    Li na escola e confesso que na época nao me chamou a atenção.
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir