domingo, 8 de fevereiro de 2015

"Como e Por que sou Romancista", José de Alencar

Olá pessoal,

hoje resolvi escrever sobre um dos maiores nomes da literatura brasileira: o cearense José de Alencar. Nascido em 1829, Alencar foi um dos principais romancistas brasileiros, escreveu clássicos como O Guarani (1857), Lucíola (1862), Iracema (1865), Ubirajara (1874) e Senhora (1875). Além de romances, também escreveu peças teatrais, crônicas e uma curta autobiografia, Como e Por que sou Romancista (1873), sobre o qual decidi escrever aqui.

José de Alencar

Neste curto texto, Alencar escreve sobre a sua trajetória pelo mundo das letras, como ingressou no curso de Direito em São Paulo, como esforçou-se para aprender francês a fim de ler as obras-primas de Balzac, Dumas, Vigny, Chateaubriand e Victor Hugo, e como apaixonou-se pelo gênero literário romance. Sobre isto, Alencar escreve:
"A escola francesa que eu então estudava nesses mestres da moderna literatura, achava-me preparado para ela. O molde do romance, qual mo havia revelado por mera casualidade aquele arrojo de criança a tecer uma novela com os fios de uma aventura real, fui encontrá-lo fundido com a elegância e beleza que jamais lhe poderia dar. [...] Mas não tivera eu herdado de minha santa mãe a imaginação de que o mundo apenas vê flores, desbotadas embora, e de que eu sinto a chama incessante, que essa leitura de novelas mal teria feito de mim um mecânico literário, desses que escrevem presepes em vez de romances" (ALENCAR, José. Como e Por que sou Romancista. Campinas: Pontes, 2005.



É uma grande oportunidade de entrar na vida deste célebre escritor brasileiro e de conhecer mais a sua trajetória como escritor e como pessoa. Definitivamente, uma leitura obrigatória para o leitor brasileiro!

Um ótimo finzinho de domingo,

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário