sábado, 21 de fevereiro de 2015

"Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda", Howard Pyle

Bom dia a todos!

Hoje é um dia muito especial, porque o blog comemora 1 ano de existência e já temos mais de 700 curtidas na página do Facebook. Estou muito feliz, porque estou adorando esta aventura! A cada dia procuro novos textos e espero estar contribuindo para que vocês tenham mais prazer em ler!
Portanto, hoje resolvi escrever sobre um livro muito especial, uma das versões do mito Arturiano que me fascina! Há várias histórias escritas a partir da figura lendária do Rei Arthur e hoje vou escrever sobre Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, de Howard Pyle.


Pyle ficou mais conhecido pelo seu incrível trabalho como ilustrador (a propósito, esta edição da Zahar traz ilustrações maravilhosas feitas pelo próprio autor), porém ele, apaixonado pelas histórias do Rei Arthur, decidiu escrevê-la. Eis o que o autor escreve no prefácio do livro:

Ilustração de Howard Pyle
"Assim, no ano da graça de mil novecentos e dois, comecei a escrever esta história do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda e, se puder, empenhar-me-ei com todo o amor em terminá-la algum outro momento em outro livro e para o prazer daqueles que se interessarem em lê-la."

Howard Pyle dividiu seu livro em duas partes: a primeira, O Livro do Rei Arthur, conta a trajetória do Rei, como ele veio a encontrar a espada Excalibur e como encontrou sua Rainha; e a segunda, O Livro de Três Homens Notáveis, conta as aventuras de três homens importantíssimos da Corte do Rei Arthur: o mago Merlin e como foi traído pela feiticeira Vivien, e a trajetória de dois cavaleiros que vieram a fazer parte da Távola Redonda: Sir Pellias e Sir Gawaine.
Ilustração de Howard Pyle

Esta edição da Zahar de 2013 é muito interessante, pois inclui uma apresentação escrita por Lênia Márcia Mongelli, professora da USP e especialista em estudos medievais. Mongelli escreve sobre diversos aspectos do mito Arturiano que auxiliam novatos na área, como eu, a compreender melhor esta figura lendária que atrai muitos leitores até os dias de hoje.

Howard Pyle nasceu em 5 de março de 1853 em Dellaware, Estados Unidos, e morreu em 9 de novembro de 1911, aos 58 anos. Pyle é considerado o maior ilustrador norte-americano de todos os tempos.

Howard Pyle

Boas leituras e seja bem-vindo ao Universo Arturiano!

Fernanda

Um comentário:

  1. Adoooro livros que falam do Rei Arthur! Mas não tive ainda a oportunidade de ler muitos :/ mas sou fascinada pela história dele *-*

    Beijos!
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir