sábado, 7 de fevereiro de 2015

"Um Bonde Chamado Desejo", Tennessee Williams

Bom dia!

Hoje decidi escrever sobre um dos maiores dramaturgos norte-americanos, Tennessee Williams. Ele nasceu em 26 de março de 1911 e morreu em 25 de fevereiro de 1983 aos 71 anos, após ter se engasgado com uma tampa de garrafa em um quarto de hotel em Nova York. No entanto, a polícia afirmou ser possível que o uso de álcool e drogas tenha contribuído para a sua morte.

Tennessee Williams

Uma de suas peças mais conhecidas é Um Bonde Chamado Desejo, ou A Streetcar Named Desire no original, que recebeu o Prêmio Pulitzer em 1946. Blanche DuBois é uma bela mulher do sul dos Estados
Unidos que, após ter perdido sua fortuna, reputação e dignidade em sua cidade natal, decide como último recurso se mudar para Nova Orleans e morar com sua irmã, Stella, e seu marido Stanley Kowalski. Desde o início, Blanche, uma mulher refinada e elegante, vê em Kowalski um homem rude e vulgar, e, por isso, sempre estavam em conflito. Com a chegada de Blanche, o casamento de Stella e Stanley fica conturbado, o que transforma a vida dos três personagens envolvidos.
A peça é muito boa de ser lida e, acredito, deve ser ainda melhor de ser assistida.


Além do teatro, a peça de Tennessee também já foi adaptada para o cinema: em 1951, com o filme de Elia Kazan, traduzido para Uma Rua Chamada Pecado no Brasil, com Vivien Leigh como Blanche DuBois e Marlon Brando como Stanley Kowalski, que também interpretava o mesmo papel no teatro.

Marlon Brando e Vivian Leigh no set do filme
 
A Streetcar Named Desire, filme de 1951

Em 2013, Woody Allen dirigiu uma versão cinematográfica da peça de Tennessee Williams chamada Blue Jasmine, com Cate Blanchett. Esta não é uma adaptação direta da peça, mas, sim, uma releitura de Allen. As semelhanças com Um Bonde Chamado Desejo são inconfundíveis.

Filme de Woody Allen


Como trata-se de uma peça, a leitura deste clássico é bem rápida. Vale a pena a leitura em um sábado à tarde.

Um abraço,

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário