segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

"As Bruxas de Eastwick", John Updike

Olá, pessoal!

Quem gosta de histórias de feiticeiras na idade moderna com certeza vai gostar da minha sugestão de hoje: As Bruxas de Eastwick, escrito pelo norte-americano John Updike.


O livro, publicado pela primeira vez em 1984, conta a trajetória de três mulheres que vivem em uma pacata cidade dos Estados Unidos na década de 60. Alexandra, Jane e Sukie são mães, separadas de seus maridos e bruxas. Como modo de fugir da tediosa vida social da pacata Eastwick, as três mulheres se encontram todas as quintas-feiras para conversar, cozinhar, beber e, claro, fazer magia.
No entanto, a calma cidade vira de pernas pro ar quando o misterioso e rico Darryl Van Horne compra  uma antiga mansão e faz de sua relação com as três mulheres o escândalo da cidade.
Este é o livro mais conhecido de John Updike e foi adaptado para o cinema em 1987 com direção de George Miller. Nesta versão, Jack Nicholson interpreta Van Horne, a cantora Cher faz o papel de Alexandra, Susan Sarandon é Jane, e o papel de Sukie é interpretado por Michelle Pfeiffer. Apesar do bom elenco, o filme, na minha opinião, é uma imensa bobagem. Nicholson já interpretou personagens incríveis no cinema, porém transformou o sedutor e misterioso personagem de Updike em uma caricatura sem graça. Além do mais, o final da versão cinematográfica é diferente do fim original do romance. Eu acredito que certas mudanças são necessárias quando se traduz uma história de uma mídia (livro) para outra (cinema). Contudo, ao meu ver, o final apresentado pelo filme é totalmente desnecessário e acaba com  a atmosfera mística do romance.

Filme de 1987 baseado no romance de Updike

John Updike nasceu em 18 de março de 1932, se formou na Universidade de Harvard e trabalhou na revista The New Yorker. Com relação à sua carreira literária, As Bruxas de Eastwick foi a sua obra mais conhecida. Updike morreu em 27 de janeiro de 2009, aos 76 anos.

John Updike


Um ótimo início de semana a todos e ótimas leituras!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário