domingo, 15 de fevereiro de 2015

"Matilda" Roald Dahl

Bom dia!

Hoje resolvi escrever sobre um dos clássicos da minha infância, mas que, com certeza, vai conquistar qualquer adulto! É Matilda de Roald Dahl, publicado pela primeira vez em 1988. Roald Dahl (1916-1990) é um dos escritores mais vendidos do mundo, sua notoriedade se dá principalmente pelos livros infanto-juvenis que escreveu, como James e o Pêssego Gigante (1961), A Fantástica Fábrica de Chocolate (1964) e As Bruxas (1983). No entanto, Dahl não escreveu só histórias pra crianças. Entre suas publicações, há contos fantásticos e de fantasmas que são de arrepiar, sobre os quais escreverei aqui no blog.
o escritor inglês Roald Dahl
Matilda conta a história da protagonista que dá nome ao livro, uma garota muito precoce e inteligente, que é negligenciada pelos seus pais e irmão, que só pensam em assistir televisão. Matilda descobre a leitura e, rapidamente, lê todos os livros da biblioteca da seção infantil, impressionando sua professora, Srta. Jennifer, que quer transferi-la para uma classe mais avançada. No entanto, a cruel diretora Sra. Trunchbull não permite. É aí que Matilda descobre ter o poder de mover objetos com sua mente, se envolvendo em várias aventuras.

Matilda, na minha opinião, é um clássico da literatura infanto-juvenil. A história foi adaptada para o cinema em 1996, dirigido por Danny DeVito, com a atriz Mara Wilson no papel de Matilda. Quem nunca assistiu a este filme na Sessão da Tarde enquanto criança? Eu não perdia por nada!

Filme de 1996
Que tal aproveitar a tarde de domingo e relembrar a infância lendo este clássico de Dahl?

Ótima leitura!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário