quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

"O Velho e o Mar", Ernest Hemingway

Bom dia!

Nesta quarta-feira de cinzas nublada, resolvi escrever sobre um livro curtinho que é uma grande obra da literatura mundial: O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway.

Ernest Hemingway

Agnes Von Kurowsky

Hemingway é um dos mais aclamados escritores norte-americanos, ele nasceu em 21 de julho de 1899 e se suicidou em 2 de julho de 1961 aos 61 anos. Quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu, Hemingway tentou se alistar ao exército, porém sua entrada foi negada devido a um problema de visão. Decidido a participar da Guerra, Hemingway conseguiu um trabalho como motorista de ambulância da Cruz Vermelha, onde conheceu a enfermeira Agnes Von Kurowsky, por quem se apaixonou. Ernest a pediu em casamento, mas ela teve que voltar ao seu país e, mais tarde, casou-se com um oficial italiano.


No entanto, Hemingway teve mais oportunidades para se casar, quatro, para ser mais específica. Seu primeiro casamento foi em 1921 com Elizabeth Hadley Richardson, união que deu fruto a um filho. Contudo, ele não durou muito. Em 1927 Hemingway casou-se novamente, desta vez com Pauline Pfeiffer, uma jornalista de moda, com quem teve dois filhos. Sua terceira esposa foi Martha Gellhorn, uma escritora e correspondente de guerra, com quem permaneceu casado de 1940 a 1945. Finalmente, em 1946, Hemingway se casa pela última vez, com a jornalista Mary Welsh, com quem ficou até a sua morte.

Esposa 1

Esposa 2

Esposa 3

Esposa 4


A vida amorosa de Hemingway já inspirou diversos filmes. Eu ainda não tive a oportunidade de assistir nenhum, mas estão, com certeza, em minha lista!
O Velho e o Mar foi o livro de Hemingway escrito durante sua estadia em Cuba em 1951 e publicado em 1952, pelo qual recebeu o Prêmio Pulitzer em 1953. A história narra a trajetória de um velho pescador chamado Santiago, que já estava há 84 dias sem pegar peixe algum. Ele decide, então, adentrar mais o mar, e acaba fisgando um enorme marlin de 700 kg. A maior parte da trama é, então, a luta entre o velho pescador e o grande peixe, que dura dias.


Hemingway ganhou o Prêmio Nobel da Literatura em 1954 e, dentre suas obras, as mais conhecidas são O Sol Também se Levanta (1926), Adeus às Armas (1929) e Por Quem os Sinos Dobram (1940).
Por enquanto, só li O Velho e o Mar de Hemingway. A experiência foi tão positiva que não vejo a hora de ler mais livros do autor!

Boas leituras e um forte abraço!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário