sábado, 14 de fevereiro de 2015

"Dona Flor e seus Dois Maridos", Jorge Amado

Bom dia, pessoal!

Hoje, já em clima de carnaval, escolhi um livro muito especial da literatura brasileira: Dona Flor e seus Dois Maridos, escrito por Jorge Amado em 1966.


Essa história começa, justamente, no dia de carnaval, quando Vadinho morre subitamente no meio da rua vestido de baiana, deixando Dona Flor viúva. Dona Flor, então, passa a ganhar a vida dando aulas de culinária em sua casa e vive suspirando pela morte do marido. Com o tempo, Dona Flor conhece Teodoro, um farmacêutico religioso, o completo oposto do boêmio e alcóolatra Vadinho, com quem acaba se casando. No entanto, mesmo sendo muito amável, Dona Flor não deixa de comparar Teodoro ao seu antigo amante. É então que algo surpreendente acontece, o espírito de Vadinho volta para atormentar Dona Flor, e ela tem que escolher entre se manter fiel ao atual marido ou ceder às tentações do antigo.

Vadinho, Dona Flor e Teodoro

Este é um dos mais conhecidos romances de Jorge Amado, que retrata muito bem o cotidiano da vida boêmia de Salvador da década de 40.

Jorge Amado

Jorge Amado foi um dos membros da Academia Brasileira de Letras, nasceu em 10 de agosto de 1912 e morreu em 6 de agosto de 2001, aos 88 anos. Durante sua carreira literária, escreveu 49 romances, entre eles Capitães da Areia (1933), Terras do Sem-Fim (1943), Gabriela, cravo e canela (1958), Dona Flor e seus Dois Maridos (1966), Tenda dos Milagres (1969) e Tieta do Agreste (1977).



Seus livros já foram adaptados diversas vezes ao cinema e à televisão. Dona Flor e seus Dois Maridos, por exemplo, virou filme em 1976, dirigido por Bruno Barreto, e virou recorde de público por 34 anos no cinema brasileiro. Sônia Braga interpreta Dona Flor, Mauro Mendonça é Teodoro, e Vadinho é interpretado por José Wilker.

Filme de 1976

Há um projeto para uma nova adaptação da obra para 2015, como Vanessa Giácomo no papel de Dona Flor. O que acham desta escolha?

Dona Flor é uma ótima sugestão de leitura para os dias de folga do carnaval e, claro, para entrar no clima da festa.

Bom feriado e ótimas leituras!

Fernanda

2 comentários:

  1. Já tinha vontade de ler, agora fiquei com mais vontade ainda!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Me motivei a ler Amado! u.u
    Abraço!
    http://literallstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir