quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

"Razão e Sensibilidade", Jane Austen

Olá,

hoje foi a defesa do meu Trabalho de Conclusão do Curso de Letras Português-Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Meu trabalho se intitula "A Sensibilidade de Marianne Dashwood: Um Ohar Feminista sobre a Personagem de Jane Austen". E, em homenagem a este importante momento da minha carreira acadêmica, resolvi escrever hoje sobre este romance que ocupou os meus pensamentos nos últimos meses.

Razão e Sensibilidade foi o primeiro livro a ser publicado por Jane Austen, em 1811. Ele conta a trajetória das mulheres da família Dashwood que, depois que o patriarca morre, se vêem destituídas de sua fortuna. Lembrem-se que naquela época, início do século XIX, as posses da família eram herdadas pelo parente do sexo masculino mais próximo. Como as filhas do Sr. Dashwood eram todas mulheres, suas posses acabaram sendo herdadas pelo único filho homem do seu primeiro casamento, John Dashwood. Assim obrigadas a mudarem de estilo de vida, as irmãs Elinor, Marianne e Margaret se mudam com sua mãe, Sra. Dashwood, para um chalé em Devonshire.
A trama central do romance é o desenvolvimento das personagens Elinor e Marianne. Como a oposição no título já apresenta, Elinor representa a Razão, enquanto Marianne personifica a Sensibilidade. As duas sofrem decepções amorosas, que as levam a um amadurecimento, encontrando, finalmente, o equilíbrio entre a Razão e a Sensibilidade.

Elinor e Marianne Dashwood


Razão e Sensibilidade é um de meus romances preferidos de Jane Austen. Tenho, também, um carinho especial por essa obra, pois ela foi a minha escolhida para análise na conclusão do meu curso de Letras. Na minha opinião, Marianne é uma personagem muito forte (assim como Elinor). Ela é uma mulher que, mesmo inconscientemente, não se encaixa com os padrões do modelo de comportamento feminino do início do século XIX. Através do seu desenvolvimento como mulher, Marianne se mostrou muito à frente das mulheres do seu tempo. Ela é, certamente, uma heroína inesquecível!

Espero que vocês também se encantem com a leitura deste clássico de Austen, que merece um lugar especial na sua estante!

Um beijo,

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário