segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

"A Dama do Lago", Raymond Chandler

Bom dia, pessoal!

O detetive Philip Marlowe
Que tal aproveitar esta segunda-feira de folga de Carnaval para ler um bom romance policial noir e desvendar um desaparecimento? E nada melhor do que fazê-lo junto a um dos mais famosos detetives deste gênero literário: Philip Marlowe.


Nesta história, A Dama do Lago, é o próprio Marlowe quem conta a história em primeira pessoa, e acompanhamos o personagem enquanto ele é contratado pelo milionário empresário Sr. Kingsley para investigar o desaparecimento da sua esposa, Crystal Kingsley. O último local em que ela foi vista foi em sua casa de lago em Little Fawn Lake. Marlowe parte então para o Lago para questionar o caseiro Bill Chess, e descobre que sua esposa, Muriel Chess, também desapareceu por volta do mesmo período que Crystal Kingsley. Será que há alguma relação entre estes dois desaparecimentos?


 Este livro tem como pano de fundo o período da Segunda Guerra Mundial, a partir do momento em que os Estados Unidos decidem entrar na guerra. Há referências a eventos históricos no romance de Chandler, como o ataque à Pearl Harbor, porém sem consequências diretas ao desenrolar da trama.
A Dama do Lago foi publicado pela primeira vez em 1943 e é o quarto romance policial de Raymond Chandler. Ele publicou ao todo oito romances e inúmeros contos, a maioria deles do gênero policial.


Raymond Chandler
Chandler nasceu em 23 de julho de 1888 em Chicago, nos Estados Unidos, e morreu de pneumonia em 26 de março de 1959. Quando sua mulher, Cissy, morreu em 1954, Chandler ficou arrasado e entrou em depressão, até tentou suicídio em 1955.
Entre seus trabalhos mais conhecidos, destacam-se Adeus, minha adorada (1940), O Longo Adeus (1954) e Playback (1958).




Boas investigações!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário