quinta-feira, 16 de julho de 2015

"Os Magos", Lev Grossman

Bom dia, pessoal!

Pela primeira vez decidi participar de uma maratona literária e confesso que estou me divertindo muito! Me inscrevi na Maratona Literária de Inverno 2015, produzida pelo canal Geek Freak. Sempre tive curiosidade para saber como funcionava e o que acontecia em uma maratona literária e, como estou de férias este mês, resolvi aproveitar a oportunidade!


O legal de participar de uma maratona é que acabamos lendo mais e lendo livros que não leríamos normalmente. Foi o que aconteceu comigo! Para a primeira semana (06 a 12 de julho), a sugestão era a leitura de um livro de fantasia ou distopia. Corri os olhos pelas minhas prateleiras e decidi ler Os Magos, de Lev Grossman, um livro que ganhei de presente há uns três anos e estava na minha lista há muito tempo.


Eu sou apaixonada por livros de fantasia, portanto o título, a capa e uma citação da opinião de George Martin ("Os Magos está para Harry Potter como uma dose de uísque puro malte está para uma xícara de chá") me levaram a ter grandes expectativas com relação ao livro. Em linhas gerais, Quentin Coldwater, um menino muito inteligente do Brooklyn, acaba descobrindo a existência de magia no mundo real e convidado a estudar na faculdade para magos Brakebills. Ali, ele percebe que controlar a magia não é nada fácil. É, acima de tudo, técnica, e requer muito estudo e prática.

A faculdade de Brakebills, no entanto, não é um paraíso mágico como Hogwarts. Os alunos, como adolescentes do mundo real, estão mais preocupados em se divertir, bebidas, sexo e drogas, do que com o aprendizado das leis do mundo mágico. Confesso que isso me incomodou um pouco. Afinal, quem ficaria bêbado o dia inteiro quando poderia estar aprendendo a fazer feitiços?

Fillory


Quentin passa quatro anos em Brakebills e toda a sua trajetória na faculdade é contada. Além disso, o autor ainda relata o que acontece com Quentin depois que ele sai da faculdade de estudos mágicos e tem que enfrentar o tédio e vazio do mundo real. Ou seja, muita coisa acontece nesse livro! Portanto, no início a narrativa ficou até um pouco confusa. Porém, no final o autor conseguiu juntar todas as pontas soltas e a história de Quentin e seus amigos (Alice, Janet, Eliot e Josh) acaba se entrelaçando com a história dos livros que Quentin lia quando criança e adorava até os dias de hoje: Fillory e Além.

Fillory e Além é uma série de livros fictícia criada pelo autor Lev Grossman e que seria a saga favorita do personagem Quentin. Fillory é um lugar mágico, semelhante a Nárnia ou a Terra Média, e modelo de paraíso para Quentin. Mas, será Fillory mesmo um paraíso, local sagrado, seguro e mágico?


Os Magos é, no fim das contas, um livro divertido. É perceptível nos personagens um conflito entre ser um jovem adulto e experimentar tudo o que está a seu alcance, e o desconforto em deixar de ser criança e deixar para trás a imaculada Fillory.

Os Magos é o primeiro livro de uma trilogia. O segundo volume, O Rei Mago, já foi publicado em português pela Editora Amarilys. O terceiro, The Magician's Land, foi lançado nos Estados Unidos no ano passado e deve chegar logo no Brasil.


Uma notícia muito interessante é que Os Magos vai virar uma série de televisão, adaptada pelo canal SyFy. O episódio piloto já foi filmado e a série tem previsão de estreia para 2016. No elenco está Jason Ralph como Quentin.

Jason Ralph interpretará Quentin Coldwater


Lev Grossman
Lev Grossman é um autor norte-americano, jornalista e crítico literário. Ele já escreveu para o The New York Times, Entertainment Weekly, The Wall Street Journal e outros. Sua saga mais conhecida é a trilogia Os Magos, pela qual recebeu vários elogios.

No fim, Os Magos é uma ótima leitura, mas se Harry Potter é chá e Os Magos uísque de puro malte, eu ainda prefiro chá!

Um forte abraço a todos e ótimas leituras!

Fernanda

34 comentários:

  1. Nossa, Maratona Literária... eu simplesmente ignorei a existência de uma meta e só li livros que me deram na telha huahuahuahua. Dos 12 que eu tinha selecionado, acho que li 3 ou 4, o resto foram livros que me deu vontade de ler. Não sirvo para essas maratonas huahuahuahua;

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    Eu não participei dessa maratona pq seeempre me atrapalho. Eu gostei muito da sua resenha.
    Faz tempo que não leio fantasia e acho que é um genero que não tem como não comparar com HP né? Gostei de saber dessa huimanização dos personagens.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Eu nunca ouvi falar desse livro, mas seus comentários sobre ele me deixaram bem curiosa. Engraçado pois não são tãaaao fã de fantasia, li poucos livros do gênero e caso tenha a chance de ler vou aproveitar.
    Gostei da ideia de "Fillory e Além", criar um livro dentro de outro livro... Parece ser uma combinação que da certo.
    Se eu não ler o livro vou tentar dar uma conferida na adaptação quando sair.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Lembro quando esse livro lançou e eu fiquei meses juntando dinheiro para comprar (na época estava no ensino médio e não trabalhava) só para depois de tanta expectativa, me decepcionar de uma forma terrível. Esperava algo completamente diferente dessa obra e não gostei nem um pouco do desfecho do livro. Gostei de saber que haverá adaptação para a TV, pois assim quem sabe não mudam a história um pouco e fazem algo melhor.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, maratonas são divertidíssimas!
    A quantidade de livros que eu estou conhecendo que estão prestes a ter uma adaptação não da para contar nos dedos. Adorei a proposta desse, mas concordo com você.. quem ia querer ficar bêbado o dia inteiro podendo aprender magia?!
    E cara, o autor escreveu a série citada no livro? Já amei <3

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Eu não sabia sobre esse livro, mas achei bem interessante.
    E verdade... Se você está aprendendo feitiços pra quê beber? Festas? hahaha isso depende de cada pessoa mesmo. Curti que o local é semelhante a Nárnia <3 Eu amo. Acho que vou ver o seriado quando lançar!
    Bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Fé, sua linda, tudo bem
    Nossa, a história vai virar filme, que máximo!!! Eu sou suspeita para falar, além de adorar fantasia, adoro magia, tudo por causa do Harry Potter, risos....Achei essa historia bem diferente. Porque a magia significa poder, e geralmente temos muita disputa e até mortes por causa dela. Mas dessa vez, temos personagens que não estão aproveitando a oportunidade e ainda estão se envolvendo com coisas ruins como a droga e bebidas. Apesar disso, pelo o que contou parece ser um bom livro. Dica anotada.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda, tudo bem?

    Eu já participei de uma maratona e adorei, realmente é ótimo participar. Sobre o livro eu não conhecia, mas gostei muito da premissa e do que você falou sobre ele. Depois vou dar uma procurada. Que legal que vai virar série, vou ficar de olho na estreia. Ah.. Boa sorte com a maratona.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernanda, eu não conhecia essa série e pela sua resenha parece ser bem legal, e como amo livros que tratam de mundo mágicos e magia fiquei mega interessada, além de que saber que vai virar série de tv é um incentivo a mais para lê-lo *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Ola Fe quando li a comparação do whisky com chá morri de rir , e confesso que mesmo se tratando de jovens sem foco, como é o caso nesse livro, acredito que a magia deveria ser o foco. Fico feliz que vai virar série quem sabe me animo a ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Fer,

    Eu sou verdadeiramente apaixonada por fantasia e aprendi a gostar de distopia, graças a Juliana Xavier do Entre Palcos e Livros que na Bienal de SP 2014, me estimulou a comprar O Teste e Estudo Independente, aí já li outros como Cerberus (nacional de Leonardo Monte e adorei).
    Agora, graças a você estou doida para ler os Magos que tenho certeza vou me apaixonar.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Perdi a inscrição para a Maratona, e até hoje fico deprimida quando vejo postagens sobre ela... rs... Mas a sua compensou, porque eu não conhecia esse livro, e adorei! É ótimo saber que é um livro divertido, e estou apaixonada por esse mapa de Fillory! *-* E adoro essas séries de livros fictícias que os autores criam.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Fernanda, tudo bem? Eu até me saí bem na Maratona, consegui ler 11 livros que foi o número que tinha me programado a ler, mas definitivamente não consegui seguir minha TBR original.

    Não conhecia esse livro, mas já gostei, se envolver magia já é algo que tem grandes chances de eu gostar e achei legal se passar em uma faculdade. Mas achei esse início bem rápido, começa ele descobrindo que tem poderes mágicos, indo para a faculdade e depois mostra o que aconteceu depois? Enfim, deve ser meio confuso... mas achei a ideia toda boa num geral.

    Gostei desse mapa e do que ele significa para o personagem... e também gostei da mensagem que o livro passa, sobre a dificuldade de deixar de ser crianças, ter responsabilidades e tudo o mais. Vou procurar saber mais sobre esse livro.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Olá... tudo bem??
    Bom pensei muito em participar dessa maratona, mas sinceramente terminei desistindo porque sei que eu não iria conseguir... ando numa correria e não queria embarcar em uma maratona e não finalizá-la. Bom esse livro não me chama atenção pela leitura, não curto muito a temática fantástica e por mais que a sua resenha esteja bem escrita e desenvolvida essa dica eu vou passar... Xero!!

    ResponderExcluir
  15. Oiiii
    Eu tentei participar da maratona, mas não rolou.
    Não conhecia esse livro, mas fiquei com muita vontade de lê-lo. Gosto de livros assim. Vou procurar para lê-lo.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, alguém sabe quando vai ser lançado aqui no Brasil ?

    ResponderExcluir
  17. We find lots of learning after reading this very useful article .

    ResponderExcluir
  18. This is nice blog if you are searching for best packers and movers so visit on this link and get us to make your relocation- Noida Packers and Movers

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir