Nesta semana terminei de ler o segundo volume da Saga Plantageneta, escrita por Jean Plaidy durante 6 anos e 14 volumes, que conta as jornadas dos monarcas que governaram a Inglaterra durante esta dinastia, que reinou do século XII ao XV.
Eu sou fã de romance histórico e acho maravilhoso conhecer mais sobre a história mundial através das histórias individuais destes personagens tão marcantes, como o Rei Henrique II e a Rainha Eleanor da Aquitânia, mesmo que eles não tenham realmente dito aquelas palavras ou pensado desta ou daquela maneira. Na verdade, nós nunca saberemos o que se passou no passado, então nada nos impede de imaginar, não é mesmo? E Jean Plaidy imaginou a vida destas figuras que viveram no século XII de maneira espetacular. É impossível ler o primeiro volume da Saga e não se prender à história da família Plantageneta.
Quem quiser revisitar a publicação sobre o volume 1, Prelúdio de Sangue, pode clicar aqui.
No segundo volume, O Crepúsculo da Águia, publicado pela primeira vez em 1977, acompanhamos Henrique II, rei da Inglaterra, que se casara com Eleanor da Aquitânia e se tornara um dos homens mais poderosos no território europeu naquela época. Henrique era um exímio lutador e sua reputação de homem feroz já tinha percorrido todo o continente. Quando ele chegava ao campo de batalha, os inimigos debandavam com medo do poderoso rei.
Henrique II da Inglaterra |
Rainha Eleanor |
Henrique foi coroado rei em 19 de dezembro de 1154. Casado com Eleanor, os dois tiveram oito filhos: Guilherme, que morreu muito cedo, ainda criança, Henrique, Matilda, Ricardo, Geofredo, Eleonor, Joana e João.
No início, Eleanor e Henrique eram muito apaixonados. Porém, a rainha logo descobriu as infidelidades do rei e os dois passaram a se odiar. Eleanor buscou conforto nos filhos mais velhos, que, também, passaram a odiar o pai e a sua obsessão pelo poder.
A coroação do jovem Henrique |
Foi então que as brigas entre os filhos e o pai se iniciaram. Henrique, assim como Ricardo e Geofredo, queriam terras para governar, porém o pai Henrique não dava o braço a torcer. Ele sabia que, no fundo, ele era uma grande águia, sendo atacada por quatro águias filhotes. E a menor delas, o filho caçula João, que parecia mostrar certo afeto em relação ao pai, era o que lhe arrancaria os olhos com o bico e que lhe machucaria mais com a sua traição.
Henrique II estava certo. Os filhos tramavam contra o pai para tirar-lhe do poder. O filho Henrique, com apenas 28 anos, morreu em combate, vítima de uma forte febre. Ele era considerado o príncipe mais bonito da cristandade e surpreendia a todos com a sua beleza e charme.
O jovem rei Henrique |
Rei Ricardo, o Coração de Leão |
Com a morte do irmão mais velho, Ricardo se torna o herdeiro do trono da Inglaterra. Já velho e sem o vigor de antigamente, Henrique II morre aos 56 anos, e Ricardo prepara-se para assumir o trono. É a trajetória dele como rei da Inglaterra que será contada no terceiro volume da série, O Coração de Leão, que já estou louca para ler!
Jean Plaidy (1906-1993) é a maravilhosa autora desta saga e de muitas outras séries de romances históricos, como as sobre a dinastia Stuart e a dinastia Tudor. Plaidy é, na verdade, um dos pseudônimos da escritora inglesa Eleanor Hibbert, que durante a sua vida escreveu mais de duzentos romances. Ela é, sem dúvida, uma das mulheres que mais admiro por seu talento como escritora e historiadora, trazendo os grandes períodos e figuras da história inglesa para as páginas dos livros.
Jean Plaidy |
Espero que vocês se encantem com esta saga tanto quanto eu e que estejam empolgados para ler sobre o reinado de Ricardo I, o Coração de Leão.
Um beijo a todos e ótimas leituras!
Fernanda
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, mas gosto dessa pegada histórica dos livros. Gostei da sua resenha, mas no momento não tenho tanto interesse nele (estou atolada de livros). Mas anotei a dica! Espero que continue a saga! Irei acompanhar por aqui.
Beijos, Rob
www.estantedarob.com.br
Ola Fe não conhecia esse livro e dessa vez não chamou muito minha atenção, mas fico feliz que tenha gostado da leitura . Estou em um momento romance hehe. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi, Fer... tudo bem?
ResponderExcluirPuxa, eu não fazia ideia da publicação dessa série e de quão maravilhosa essa autora poderia ser! Juro que fiquei imaginando todos os detalhes e agora tô super curiosa para ler o primeiro e segundo livros... vou dar uma pesquisada nos sebos, mas acho que deve ser um pouco difícil de achar, né?
O que mais me encantou foi quando você iniciou a resenha falando que não temos como saber o que de fato aconteceu, mas que não custa nada imaginar que foi dessa forma... Vou esperar ansiosa pela resenha do próximo livro!
Mil beijos,
www.procurei-em-sonhos.com
Oi Fernanda, tudo bem?
ResponderExcluirEu gosto de romance histórico, mas não tenho muito conhecimento de autores que escrevam esse gênero, por isso estou adorando seu blog que tem me proporcionado conhecer várias histórias. Eu não conhecia essa autora, mas já anotei a dica para ler depois. Fiquei muito curiosa para ler o livro. Parabéns pela resenha.
Beijos
Leitora sempre
Ooi! Acho que assim como a galera que comentou eu também não conheço esse livro e confesso que senti falta de informações sobre ele (na verdade mais a editora, ajuda bastante na hora de pesquisar).
ResponderExcluirNunca fui muito fã de História mas facilita muito o entendimento quando um autor, ou autora nesse caso, cria um romance;
Beijos.
Blog Cantar Em Verso
Oi Sil! Realmente, esqueci de deixar a informação da editora! Essa série está disponível em pocket pela BestBolso. Vale a pena procurar! :D
ExcluirBeijos!
Quando leio histórias feitas com pessoas, fatos e lugares reais, sempre me pergunto o quanto do que está escrito ali é verdade de fato. Eu gosto, mas as vezes fico com medo de tomar como verdade um fato puramente fictício.
ResponderExcluirA história parece ser bacana.. E putz, 14 volumes! Será esse o primórdio das séries e amos odiar atualmente? rs
Beeeijinhos ;*
Andressa - Mais que Livros
Olá Fernanda, não conhecia essa saga e como adoro livros baseados em fatos históricos e mesmo com tantos livros na serie fiquei morrendo de vontade de lê-lo.
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
Eu ia dizer que não me interessava, até saber que o próximo volume será sobre o Rei Ricardo, o Coração de Leão! hehe... Normalmente não curto história, mas a história desse rei em particular me interessa. Mas não me senti atraída por esse segundo volume, que triste isso dos filhos tramarem contra o pai.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
oi fernanda ^^
ResponderExcluireu gosto de romance histórico, e cara adoro ler sobre fatos históricos. tem muita coisa interessante que a gente não conhece.
nossa 14 volumes? senhor amado é mt coisa xp
fiquei interessada na leitura.
Seguindo o Coelho Branco
Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro. Adoro história. Adoro fatos históricos. Tem muita coisa que eu queria estudar. Nossa, são muitos! Um dia eu vou procurar esses livros para ler.
ResponderExcluirBeijos
Academia Literária DF
Oi Fernanda, Menina 14 livros caramba!! Eu não consigo seguir com uma saga tão longa, odeio me sentir presa, hahahaha. Agora, tenho que concordar com você que romance histórico é sempre demais e conhecer a história através de personagens emblemáticos é bem interessante. Outro ponto que você colocou e que concordo é que nunca saberemos de verdade o que aconteceu no passado e nem tem como, mas nada nos impede de imaginar, afinal nossa imaginação é fantástica.
ResponderExcluirBeijos
Tânia Bueno
www.facesdaleitura.com.br
Olá, tudo bom? Eu não sabia sobre esses livros. Eu sempre amei história no colégio. E eu não entendo porquê eu não leio mais livros sobre esse assunto! A autora realmente deve ser magnífica, ela escreveu 200 romances? Nossa. hahaah Achei muito legal essa série e fiquei com muita vontade de ler, mesmo tendo 14 volumes o.o bjs
ResponderExcluirwww.horadaleitur.blogspot.com.br
Gosto de romances históricos, apesar de não ler com frequência, pelo fato de os autores conseguirem mesclar realidade e ficção e nos ensinar algo às vezes complicado de se compreender na escola.
ResponderExcluirFiquei impressionada com a produção literária da autora. Não sei se eu teria paciência pra uma saga tão longa... De qual editora é essa?
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Oi Giulia! Essa série já foi publicada pela Record, mas está esgotada (você consegue ainda encontrar em sebos) e uma nova edição foi lançada pela BestBolso, essa é bem fácil de encontrar nas livrarias! Vale a pena, eu recomendo a leitura dessa saga! :D
ExcluirBeijos!
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirPrimeiro, amei a capa. Gostei muito dos tons usados e da ilustração, perfeito. O que eu mais gosto no seu blog é que você traz aqueles livros que pouca gente conhece e que sempre tem uma bagagem histórica e cultura. Infelizmente no momento estou mega atolado de livros de parceria para ler, por isso não lerei agora, mas gostei muito da premissa e assim que conseguir juntar uma grana eu compro para ler.
Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
Your blog is one of the best blog which i have read if you are searching for a relocation company in Noida so visit on our website and get us to make your relocation best- Noida Packers and movers
ResponderExcluir