domingo, 12 de julho de 2015

"Animais Fantásticos & Onde Habitam", Newt Scamander

Olá, queridos leitores!

Neste domingo preguiçoso, estava dando uma olhada nos livros em minhas prateleiras e acabei sendo puxada para o universo mágico de Harry Potter e redescobrindo Animais Fantásticos & Onde Habitam. Ao folhear este livro (dando muitas risadas!), só confirmei o fato de que J. K. Rowling é mesmo uma escritora excepcional!

Animais Fantásticos & Onde Habitam é, na verdade, um dos livros obrigatórios para os estudantes de Hogwarts. Neste mundo fantástico, o livro tinha sido escrito por Newt Scamander, um bruxo estudioso das criaturas mágicas nascido em 1897, Ordem de Merlim Segunda Classe, e amigo íntimo de Alvo Dumbledore, que, por sinal, escreveu o prefácio do livro.

No nosso mundo real dos Trouxas (droga!), quem escreveu o livro foi, na verdade, J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter, sob o pseudônimo de Newt Scamander. A edição a que os leitores têm acesso é a que pertenceu ao próprio Harry Potter, e está cheio de anotações engraçadas escritas por Harry ou Rony, baseadas em suas aventuras nos livros da série.

O livro é dividido em verbetes, como entradas de dicionários, com a catalogação das criaturas mágicas, classificação de perigo e características da espécie. Porém, o mais divertido é ler o que Harry e Rony acrescentam. Por exemplo, na entrada do Basilisco, o último parágrafo termina da seguinte maneira: "Contudo, uma vez que os basiliscos não são controlados, exceto por ofidiglotas, eles oferecem tanto perigo à maioria dos bruxos das trevas quanto a qualquer outra pessoa, e não há registros de basiliscos na Grã-Bretanha nos últimos quatrocentos anos". Ao que Harry adiciona em sua própria caligrafia: "é o que você pensa", fazendo referência aos acontecimentos do segundo livro da série, Harry Potter e a Câmara Secreta.


Este livro só prova a imensa capacidade criativa de J. K. Rowling e a perfeição com que ela criou este universo mágico, cuidando de detalhes como a classificação dos animais que habitam este mundo. É interessante lembrar que esta obra de Rowling, publicada em 2001, foi escrita com o intuito de, além de oferecer uma nova leitura aos fãs de Harry Potter, gerar fundos para a associação de caridade Comic Relief, que ficou com 80% do valor arrecadado com a venda dos livros.


J. K. Rowling nasceu em 31 de julho (mesma data do aniversário do personagem Harry Potter) de 1965, escreveu a fantástica saga Harry Potter, que vendeu mais de 400 milhões de cópias pelo mundo todo, e atualmente trabalha na série de romances policiais, escritos sob o pseudônimo Robert Gailbraith: O Chamado do Cuco (2013) e O Bicho-da-Seda (2014). O próximo livro desta série está previsto para sair neste ano e será intitulado Career of Evil.


J. K. Rowling


Animais Fantásticos & Onde Habitam será adaptado para o cinema em formato de trilogia, que acompanhará o personagem Newt Scamander, o suposto autor do livro, e sua vida em Nova York em 1920, setenta anos antes dos acontecimentos de Harry Potter. Quem irá dirigir o filme é David Yates, que também dirigiu alguns filmes da saga Harry Potter, e o ator Eddie Redmayne fará o papel de Newt Scamander. O filme tem previsão de estréia para 17 de novembro de 2016. Eu não vejo a hora de poder voltar ao universo de Harry Potter através das telas do cinema!


Um grande beijo a todos, ótimo domingo e, claro, boas leituras!

Fernanda


14 comentários:

  1. Oiii Fê!

    Eu não sou muuuuito fã de HP. Só assisti os filmes, não conheço muito os livros, maaas eu adoro ver todos lançamentos que envolve essa série, acho que as editoras tem um carinho enorme para a obra e isso é ótimo.
    Gostei de saber das suas impressões para ela <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Tive o prazer de ler esse 'guia' faz um tempo e estou super ansiosa para o lançamento dos filmes... Minha curiosidade só aumenta, quero saber como foi que adaptaram o livro (que é tão pequeno ><) e o resultado final. Realmente a J. K. tem uma imaginação incrível e o dom da escrita! A sensação que tive enquanto o lia, era de que estava em uma das aulas e que Harry poderia ser meu amigo de turma, hehe.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho animais fantásticos. Adoro essa coleção da biblioteca de Hogwarts. Mas, sinceramente, não sei o que esperar dessa série. Porque o livro é tão pequeno, é como se fosse uma wiki... não sei mesmo o que vai sair. Espero que dê certo, pelo menos.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oooi! Eu nunca li HP e entendo/sei pouco sobre esse universo. Até o momento eu não sabia realmente do que esse livro trata e achei super legal a ideia da obra. Como não sei quando vou começar a ler HP e até os spinoff (pode ser chamado assim?) vou apenas aguardar pelo flme mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oie, Fernanda!
    Eu tenho os três spinoffs aqui; sou apaixonada por esse em especial! Amei os detalhes que a JK se preocupou em colocar: as ranhuras, os recados, tudo! Mal posso esperar pelo filme. <3
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ola Fe eu quero esse livro, tudo que refere-se ao mundo de HP me chama atenção amo, as criaturas dos livros e filmes são um destaque a parte sempre. Esse livro já está em minha lista de compras. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso terminar a série HP urgente! Faltam os 2 últimos e me recuso a ver os filmes antes de acabar de ler. Os 5 que li amei, e já tenho os 3 extras. Só de folhear já deu pra ver que é bem legal por causa dessas tiradas. Criatividade de uma maneira diferente, sempre diva!
    Ah, falando nisso... Parabéns, JK! Parabéns, HP!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Ai meu coração. Não sabia que tinha saído o poster do filme *o*
    Não sei o que esperar da adaptação, mas também estou louca para reabitar esse mundo fantástico!
    Essa coleção da biblioteca é uma fofura, mas ainda morro por 'Hogwart: uma história'. Será que a J.K. será má e nunca o escreverá?!

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Cara eu sou doida pra ver o filme, mas nem dei uma olhada sequer no livro haha. tenho que ter vergonha na minha cara né, pq essa autora é realmente demais.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernanda, tudo bem?

    Eu quero muito assistir essa adaptação e tendo o Eddie, que eu adoro, sei que deve ficar muito legal. Esse guia é maravilhoso para os fãs de HP, né? Gostei de saber mais sobre ele. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  12. Oi Fé, sua linda, tudo bem
    Você não sabe como meus olhos brilharam com sua resenha, sou mega fã do Harry Potter, já tenho esses livros e confesso que ainda não tive tempo de ler, uma vergonha, eu sei. Mas também estou bastante animada com o filme. Adorei sua resenha.
    Beijinhos.
    Cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Eu tinha essa coleção completa dos livros paralelos da série, mas acabei emprestando e não vi mais T_T. Lembro que quando conferi essa edição eu rolava de rir dos comentários escritos pelos personagens, principalmente os do Rony sobre aranhas HAHAHA. Espero um dia comprar todos novamente.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tenho o livro, mas fiquei tão decepcionada quando chegou a edição econômica que nem cheguei a abrir. Então nem sabia desse detalhe - que amei - das anotações do Harry e do Rony! *-* e que legal que grande parte do valor arrecadado com ele foi doado. Tenho que ler antes da adaptação chegar por aqui!

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir