quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

"Esperando Godot", Samuel Beckett

Bom dia pessoal!

Hoje decidi escrever sobre uma das melhores peças teatrais já escritas, na minha opinião: Esperando Godot, do irlandês Samuel Beckett. Esta é uma das principais peças do movimento chamado Teatro de Absurdo, que se refere a peças escritas principalmente na segunda metade do século XX, que misturam elementos trágicos e cômicos e tratam de aspectos inusitados da vida humana.
Samuel Beckett nasceu em Dublin em 13 de abril de 1906 e morreu em Paris em 22 de dezembro de 1989 aos 83 anos. Em vida, recebeu o Prêmio Nobel da Literatura em 1969.

Samuel Beckett
 Esperando Godot é sua obra mais conhecida e uma verdadeira obra-prima. Publicada pela primeira vez em 1952, a peça foi originalmente escrita por Beckett em francês (En attendant Godot) e depois traduzida por ele mesmo ao inglês (Waiting for Godot). O cenário da peça é extremamente minimalista, há apenas uma árvore e uma pedra, dando à cena um caráter não-explícito, um lugar que poderia ser, de fato, qualquer lugar. Os dois personagens principais Vladimir e Estragon passam a peça inteira esperando por Godot, que nunca aparece. Confira um trecho da peça:

"ESTRAGON: Lugar encantador. (Ele se vira, vai até o proscênio e pára, contemplando o público.) Perspectivas risonhas. (Ele se vira para Vladimir.) Vamos embora.
VLADIMIR: Não podemos.
ESTRAGON: Por que não?
VLADIMIR: Estamos esperando Godot.
ESTRAGON: (desesperançoso) Ah! (Pausa.) Você tem certeza que era aqui?"

O cenário de Esperando Godot

 Vladimir e Estragon são personagens, ao mesmo tempo, cômicos e trágicos, característica do teatro absurdista. Eles são, definitivamente, personagens inesquecíveis!

Os personagens Vladimir e Estragon

 As interpretações quanto ao que Godot representaria são inúmeras. Alguns afirmam que Godot seria uma referência a Deus (até pelo nome, que inclui a palavra God), e que os personagens estariam esperando inutilmente uma redenção religiosa. No entanto, Beckett negou tal interpretação.

Que tal ler a peça e descobrir a sua própria interpretação do que significa Godot?



 Boa leitura e uma ótima quarta-feira!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário