domingo, 12 de abril de 2015

"Encarnação", José de Alencar

Bom dia, pessoal!

Eu gosto muito de Literatura Brasileira, principalmente dos escritores do século XIX, e um de meus preferidos é José de Alencar, autor de Senhora, um livro pelo qual sou apaixonada e sobre o qual já escrevi aqui no blog.

Hoje, no entanto, escrevo sobre outro livro, que retrata o lado um pouco mais sombrio do movimento do Romantismo no Brasil, e que, além da história de amor idealizado, tem pitadas de elementos sobrenaturais que o deixam ainda mais interessante!

Falo de Encarnação, livro publicado em 1893, depois da morte do autor José de Alencar (1829-1877), que conta a história de Hermano, homem da alta sociedade, que se casa com Julieta, moça mais humilde, que juntos têm uma vida muito feliz até a morte da jovem mulher durante um aborto. Hermano vai a Paris para tentar esquecer sua esposa, mas sem sucesso. Ele volta para sua casa no Brasil e encomenda estátuas de Julieta para deixar viva a lembrança de sua falecida mulher.

Na casa vizinha, Amália acompanhara de sua janela a vida do casal desde quando era pequena e tinha 9 anos de idade. Observou com tristeza a morte da mulher e o sofrimento de Hermano. Agora, com 18 anos, Amália sente uma forte atração por Hermano e tenta se aproximar dele, usando como artifício a sua bela voz, que era muito parecida com a voz da falecida Julieta. Aos poucos, Amália consegue conquistar Hermano.

O que se segue a esta aproximação dos dois, de Hermano e da "encarnação" de Julieta, eu deixo a vocês, leitores, descobrir! A loucura com que Hermano vê as duas mulheres como uma prende o leitor página após página:

"Nos raptos da imaginação, viu outra vez as duas esposas, a quem havia jurado fidelidade. Às vezes, elas se aproximavam, perto, muito perto, uniam-se estreitamente, e fundiam-se numa só massa vaporosa, donde surgia afinal essa mulher dúplice, essa Julieta-Amália, que estava pintada no retrato."

José de Alencar

 Encarnação foi o último romance escrito por Alencar, um dos maiores nomes de nossa literatura nacional. Encarnação, então, encerra uma carreira brilhante do cearense pelo universo das letras.

Um ótimo domingo a todos e boas leituras!

Fernanda

7 comentários:

  1. Oi! Tudo bem?

    Fernanda, acredita que acabei de ler uma postagem sobre o autor agorinha? Ele não é um dos meus favoritos diante da minha leitura de Iracema, que foi bem cansativa na época, todavia não desisti de encarar as suas obras. Encarnação, por exemplo, parece interessante. Só o trecho que deixou que me passou um ar meio pesado e chatinho...

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernanda! Tudo bem? Nunca li nada do José de Alencar, mas Encarnação me pareceu ser um ótimo livro! Achei interessante saber que o livro possui pitadas de elementos sobrenaturais! Adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Recomendação anotada, confesso que ainda não li os clássicos da literatura brasileira, para minha vergonha. Encarnação me chamou muito a atenção, e em breve irei ler o livro. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fernanda!
    Ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro, mas adoreeeei a premissa! Tô querendo muito saber o que aconteceu com amália e hermano! Vou procurar esse livro! Obrigada pela dica!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  5. Eu amo José de Alencar, li vários livros dele... Mas como sempre você só pega aquele que não li..kkkkkkkkkkkkkkk
    Gostei muito da história... Eu, como falei antes, não li esse livro e achei bem interessante.
    Beijos e to adorando o blog.

    ResponderExcluir
  6. Nao conheço este livro ainda.
    Li Jose de Alencar so na escola. Vou retomar, começando por este
    Adoro seus post e dicas!
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  7. SOU FANATICA POR JOSÉ DE ALENCAR! Amo todas as suas obras e ver que alguém resenha sobre elas fico toda orgulhosa kkkkk
    Confesso que Encarnação foi uma surpresa e uma tristeza. Bem surpresa porque o livro é fantástico, o jeito que o autor escreveu foi magnífico, já a tristeza é de saber que muitos não conhecem esse último livro do José de Alencar. Sempre comentam sobre Til, Senhora e outros mas esquecem de falar sobre o romance Encarnação!
    Adorei a sua resenha, a sua iniciativa de mostrar mais esse lado clássico, pois o que vemos ultimamente é apenas a literatura atual.
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir