quarta-feira, 22 de abril de 2015

"A Senhoria", Roald Dahl

Boa tarde, pessoal!

Hoje o dia está bem chuvoso aqui em Florianópolis, dá vontade de se esconder embaixo das cobertas com um livro e uma xícara de chocolate quente e nunca mais sair!

Livros infantis de Dahl
E, para combinar com esse clima de inverno, trago para vocês um conto maravilhoso de Roald Dahl para encantar a tarde de vocês. Quem me acompanha no blog sabe que Dahl é um de meus autores preferidos, mas ele normalmente é conhecido por seus livros infanto-juvenis, como A Fantástica Fábrica de Chocolate (1964), Matilda (1988) e As Bruxas (1983), todos livros maravilhosos! Já escrevi sobre os dois últimos aqui no blog, quem quiser conferir pode clicar aqui e aqui.

Porém, hoje não escrevo sobre uma das produções infantis de Dahl, pelo contrário, o conto que escolhi é um tanto quanto sombrio. Dahl escreveu, também, histórias sobrenaturais e de horror, e esta é uma de suas mais conhecidas, A Senhoria, ou The Landlady no original.

Este conto foi publicado pela primeira vez na revista The New Yorker em 1959, e publicado mais tarde em formato de livro, intitulado Kiss Kiss, em 1960. Ele também ganhou o prêmio de Melhor Conto de Mistério no ano de 1960.


O conto nos traz a história de Billy Weaver, um rapaz de 17 anos que vai à cidade de Bath a negócios. Ele chega na cidade de trem e procura por um lugar para passar a noite. Lhe foi recomendado a taverna The Bell and Dragon, porém no caminho ele encontra um pequeno bed-and-breakfast, algo como uma pousada ou pensão, e é atraído pelo ambiente acolhedor. Ele toca a campainha e é recebido por uma senhora de meia-idade, dona do lugar, a senhoria. Ela lhe oferece chá e conversa com o garoto, parecendo muito atenta à sua aparência. Billy estranha a escassez de hóspedes, ele parece ser o único ali, ao que a mulher responde que é muito seletiva e que escolhe bem os seus clientes.

Billy sobe até o seu quarto, deixa as suas coisas ali e volta para a sala para assinar o livro de registro de hóspedes e vê ali apenas dois nomes: Christopher Mulholland e Gregory W. Temple, que haviam assinado há mais de dois anos. Billy parece reconhecer esses nomes, onde será que ele os havia lido antes? Havia sido na escola? Nos jornais? Não se lembrava. Perguntou à senhora quando eles haviam ido embora e ela responde que eles nunca saíram.


Curiosos para saber o resto? Este é um dos contos mais fascinantes que já li, envolto de horror não explícito, mas deduzido, o que, na minha opinião, é o mais aterrorizante. Ele foi adaptado para a televisão em um episódio da série Tales of the Unexpected, que foi ao ar de 1979 a 1988, com nove temporadas e 112 episódios, todos baseados em contos de Dahl, alguns até trazem um pequeno monólogo do autor no início do episódio contando como foi escrever aquela específica histórias e suas inspirações. Eu não sabia dessa série e estou louca para assistir! Se alguém encontrá-la para download na internet, por favor me avise! :)


Roald Dahl nasceu no País de Gales, Reino Unido, em 13 de setembro de 1916 e morreu aos 74 anos , em 23 de novembro de 1990. Ele foi um autor bastante prolífico, escreveu literatura infantil, poesia para crianças e diversos contos. Antologias com contos de sua autoria podem ser encontrados em livrarias e valem muito a pena serem lidos! Os contos separadamente também são facilmente encontrados na Internet.

Roald Dahl

Espero que tenham gostado dessa dica para esta tarde chuvosa. Peguem seus exemplares de Roald Dahl e já para debaixo das cobertas!

Grande beijo,
Fernanda

10 comentários:

  1. Gosto muito de contos! =D Ainda não conhecia o autor e já estou curiosíssima para lê-lo. Gostei da forma como você desenvolveu o texto. Mostra mesmo sua admiração pela obra do autor!

    Parabéns Fernanda! =D

    Vanessa Vieira
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  2. Oooi!

    Acho que já te disse uma vez isso, que eu acabo não dando chances a alguns autores por puro preconceito meu. MAS gente. eu quero MUITO ler esse conto e saber o que aconteceu, fiquei extremamente curiosa com esses personagens *-*

    Ps: Aqui em SP o clima tá igualzinho


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernanda! Tudo bem? Nossa, fiquei bem curioso para ler o resto do conto! Pelo que pude perceber ele realmente possui uma atmosfera sombria... Enfim, gostei bastante da dica! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eita, que conto estranho! Quero nem saber o que tem nesse hotel pra não me encasquetar com hotéis pelo mundo. rs! Mas fiquei surpresa com a flexibilidade de escrever Fantástica Fábrica e depois terror.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oiiiii
    Nossa que espetáculo.
    Fiquei muito curiosa para ler.
    Vou procurar mais sobre o conto!

    Bjocas Dani (A Estante do Manuel)

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu não curto contos normalmente, e se esse é do tipo de horror mais aterrorizante não quero ler não... morro de medo de qualquer coisa que assuste um pouquinho... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da postagem
    Apesar de conhecer A fantástica fabrica de chocolates, pelo filme e já te ouvido falar de Matilda. Não sabia que essas obras tinham o mesmo autor
    E que ele escreveu tanta coisa interessante, gostei bastante da dica e vou procurar conhecer mais
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adoro seus posts, sempre acabo descobrindo algum autor incrível que eu não conhecia!
    Fiquei bem curiosa para conhecer um pouco mais do trabalho dele, assisti aos filmes adaptados, mas não sabia que se tratava do mesmo autor!

    Beijos ♥
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda, tudo bem? Nossa, nunca iria saber que o Dahl escreveu outras coisas sem ser livros infantis e definitivamente me interessei por esse conto. Adorei a premissa e parece ser bem assustador, e realmente, quando a gente deduz é bem mais assustador... achei a série interessante também.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ler esse conto e vim atrás de um complemento pós leitura. Descobri o autor atrás do Ray Bradbury. Sobre a série, aqui tem completa: http://www.torrenthound.com/hash/c424587d75a0f77d1e20356f34d783c5098f1e0d/torrent-info/Tales-of-the-Unexpected-Complete-Edition
    Não baixei e nem sei da qualidade, mas ao menos tem seeds.

    ResponderExcluir