sexta-feira, 3 de abril de 2015

"Cinderella", Irmãos Grimm

Olá, pessoal!



Devo confessar a vocês que fui contagiada pela magia atemporal dos contos de fadas. Ontem fui assistir ao mais recente filme da Disney, Cinderella, e voltei com os olhos marejados e o coração aquecido com essa história maravilhosa.

É claro, todos sabemos, que a Disney costuma amenizar esses contos centenários, que hoje chamamos de contos de fadas e os classificamos como literatura infantil. Mas não foi sempre assim. As primeiras versões dessas histórias eram cruelmente realistas e muito mais sinistras e menos mágicas do que a Disney insiste em nos mostrar. Mas quem não ama uma adaptação da Disney? Eu, particularmente, sou fã e tenho sido fã desde meus primeiros anos de vida.

Por isso, para mostrar a vocês o outro lado dos contos de fadas, resolvi escrever hoje sobre dois escritores que fizeram um grande trabalho organizando e registrando essas histórias, os irmãos Grimm.


Os irmãos Grimm

Os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm nasceram no final do século XVIII no Condado de Hesse-Darmstadt, atual Alemanha. Eles foram poetas, lingüistas, acadêmicos, trabalharam na elaboração do Dicionário Definitivo da Língua Alemã, mas ficaram mais conhecidos por sua compilação de contos folclóricos e tradicionais, trabalho que tomou proporções e reconhecimento universais.

Esses contos, na verdade, já existiam há muito tempo na mente das pessoas, eram fruto da tradição oral de contar histórias que passava de geração a geração. Portanto, não foram os irmãos Grimm que as inventaram, eles apenas as transcreveram para o formato escrito.
Essas histórias geralmente transmitem conhecimento ou valores para o leitor, como não confiar em estranhos, não julgar pelas aparências, ser generoso, etc. A famosa frase de início "Era uma vez..." Ajuda a tornar o conto atemporal. Ele poderia ter acontecido há duzentos anos, na semana passada ou hoje. E por isso ele cativa leitores há tanto tempo, todos nós podemos nos identificar com um conto de fada, não é?


Além dos irmãos Grimm, outros escritores também se dedicaram a compilar essas histórias da tradição oral, como Charles Perrault e Hans Christian Andersen.

A versão de Cinderella dos irmãos Grimm é um tanto quanto sombria. Após a morte a mãe da jovem, seu pai se casa logo em seguida e presencia os maus tratos da madrasta. Na versão da Disney, a figura do pai é bem mais humanizada.


Cinderella

Quando os guardas do príncipe chegam à casa de Cinderella para testar o sapatinho de cristal nas donzelas da casa, a madrasta chega a cortar os dedos do pé de uma de suas filhas e o calcanhar da outra para que o sapato entre. Mas, assim que o príncipe percebe o sangue escorrendo dos pés, ele vê que não se trata da verdadeira princesa. Cruel, não?

E o final reservado às terríveis irmãs postiças de Cinderella é bem mais merecido, digamos assim.

Cinderella e as filhas da madrasta




É uma boa diversão ler as versões "originais" desses contos e compará-los com as versões da Disney que conhecemos. E cabe a você decidir se agradece ou culpa o Sr. Walt Disney por isso! Eu, pessoalmente, agradeço! Tive uma infância bem mais encantadora!

Bom sábado e boa viagem aos reinos dos contos de fadas!

Beijos,
Fernanda

12 comentários:

  1. Olá,
    A versão dos irmãos Grimm é sempre sombria, tive a oportunidade de ler algumas delas e fiquei até chocada, rsrs. Eles são bem... extremos. Mas gostei do post, quero ver essa versão romantizada da Disney.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii.
    Eu mooooorro de vontade de ler os contos dos irmãos Grimm, e agora que você me conta que são sombrios fiquei ainda mais animada *-*
    Já vou providenciar!

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu já tive a oportunidade de ler algumas versões originais e confesso que definitivamente não são para crianças HAHAHA Em Cinderella as irmãs cortam pedaço dos dedos e calcanhar, e em Branca de Neve a Branca faz a madrasta colocar um sapato de ferro e dançar em brasa até a morte O_O. Povo vingativo.

    Estou doido para ir ver a adaptação de Cinderella no cinema por motivos de: Galadriel (sou péssimo para guardar nomes de atrizes, mas lembro os personagens, é a atriz que faz a madrasta). Odeio o ator que faz o Príncipe por causa de GoT, mas da pra relevar HAHA

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Eu ainda não li as versões orignais, mas quem não ama disney né ??
    Eu tenho vontade de ler os originais, mas não tive tempo ou dinheiro de ir atras sabe?

    Sobre a adaptação estou super curiosa para ver no cinema <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olaaa,
    ainda não assisti ao filme... Essa versão dos Irmãos Grimm me deixa meio "argh!". Acredita que nunca assisti a versão do filme pela Disney? Gostei do post! Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  6. Essa versão de cortar os dedos e o calcanhar aparece em Caminhos da Floresta. Sei que a versão original é mais pavorosa, que o príncipe da Rapunzel fica cega... Por isso prefiro a versão Disney... vestidos, princesas, príncipes bonitos e nada de traumas. hahahha
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Os irmãos Grimm são um pouco assustadores hahaha, li algum dos contos em sua versão original, quando criança, e fiquei bem assustada. Sem dúvidas prefiro o que o Walt Disney fez.
    Agora que á não sou mais criança, tenho vontade ler todos os contos que os irmãos escreveram.

    Sobre Cinderella, também amei o filme e fiquei encantada com tudo. *-*

    Beijos ♥
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro o tom mais sombrios dos "contos de fadas". Apesar de também amar as versões Disney e ter crescido com as mesmas é muito interessante a versão dos irmãos Grimm dos mesmo. Falando em versões, se você quiser ver uma série que leva os contos de forma um pouco mais sombria e sobrenatural confere a série Grimm, você pode gostar muito (eu amo *-*).

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabby!
      Eu comprei a primeira temporada dessa série em dvd e estou louca pra ver!! Quem sabe começo esse final de semana, aí eu te conto! :)

      Beijos!

      Excluir
  9. Caramba! Realmente a versão dos irmãos Grimm são bem mais tensas!
    Eu, assim como você, também prefiro a versão da Disney, a vida já tem coisas feias o suficiente, não precisamos de mais, né!? hahaha
    Adorei o post.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  10. Essas versões originais são um tanto pesadas... Eu li piores dos que a dos Grimm.
    Eu gosto da versão da Disney, é mais fantasia e infantil... tem uma inocência. As versões originais serviam para dar lições... tinham o objetivo de amendrontar e ensinar...
    Gosto das duas versões e me divirto comparando-as ..kkk

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu sou louca pra ler essa versão dos livros! Deve ser interessantíssimo ver tudo por um ponto de vista bem mais sombrio, como parece o caso, hahaha.
    Li Veneno, que tb é sobre a Cinderela e amei como a autora tb foi mais cruel, então creio que a versão original vai me agradar muito!
    Beijos

    ResponderExcluir