segunda-feira, 6 de abril de 2015

Lugares Literários - Real Gabinete Português de Leitura

Olá, pessoal!

Bom início de semana após feriado! Eu peço desculpas por não ter postado regularmente neste final de semana, eu estava viajando e não tive acesso ao computador. No entanto, minha viagem trouxe um post especial para hoje! Decidi iniciar a coluna Lugares Literários, onde irei escrever sobre aqueles lugares fantásticos que nos deixam de queixo caído, repletos de livros ou que fazem referência, de algum modo, ao mundo da literatura.
Fachada do prédio

O lugar sobre o qual resolvi escrever hoje é muito especial. Foi a segunda vez que estive lá e o seu esplendor ainda me deixa de pêlos arrepiados. Trata-se do Real Gabinete Português de Leitura, no centro do Rio de Janeiro. Quem não conhece ainda, deve conhecer! Até os que não ratos de biblioteca como eu vão gostar, eu asseguro.

O prédio em si já é uma obra de arte, projetado pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro, ele demorou de 1880 a 1887 para ficar pronto e sua inauguração foi no dia 10 de setembro, ocasião que contou com a presença de Princesa Isabel e seu marido, o Conde d'Eu.

A instituição já havia sido formada em 1837 por 43 imigrantes portugueses no Brasil, refugiados políticos, que queriam difundir a cultura e literatura portuguesa na, então, capital do Império. Hoje em dia, o prédio abriga a maior coleção de livros portugueses fora de Portugal, incluindo as edições príncipes (ou seja, primeiras edições) de Os Lusíadas (1572) e outros importantes livros portugueses.
É claro que o público não tem acesso a todo o acervo por questões de conservação, mas a Sala de Leitura à qual temos acesso já vale a visita. O teto tem uma enorme claraboia de vidraça decorada e um imenso candelabro que, infelizmente, estava praticamente caindo do teto, a poucos palmos do chão. Realmente, o que dói é ver a falta de cuidado com grandes monumentos da nossa história e com os livros empoeirados e se decompondo nas prateleiras.



Mesmo assim, a biblioteca mantém seu charme. Em Julho de 2014, ela foi considerada a 4ª biblioteca mais bela do mundo pela revista Times, ficando atrás apenas da Livraria Real de Copenhague, a livraria da Universidade John Hopkins em Baltimore e da Livraria Clementinum em Praga.
É ainda um pedaço da elegância do século XIX que permanece em nosso país e merece a nossa visita e nosso cuidado. Um passeio inesquecível!


Uma boa segunda-feira a todos e espero voltar em breve com mais informações sobre outros lugares literários que, como este, encantam a nós, leitores!

Um beijo,
Fernanda

16 comentários:

  1. Que lugar lindo! Dói saber que está sem a manutenção adequada.Como tantos outros locais importantes para a cultura. Infelizmente. Obrigada pelo post e pelas fotos :)

    ResponderExcluir
  2. Que lugar maravilhoso, né? É uma pena que o Brasil está carente de lindas bibliotecas como esta. Se comparado ao que vemos lá fora, não tem praticamente nenhuma. :( Triste realidade. Fiz um post sobre as bibliotecas mais incríveis do mundo há um tempo e fiquei CHOCADA com as obras de arte que existem ao redor do mundo. Acho que choraria compulsivamente se entrasse em uma, ou em cada uma delas.

    Adorei o post.

    Beijão,

    Sa - Romances e Leituras

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, moro no Rio e acredita que ainda não fui lá?! Com certeza vou marcar um dia para conhecer esse lugar lindo! É uma pena ver essa preciosidade sem cuidados! A vergonha da nação é não cuidar do seu patrimônio e encher o bolso dos corruptos! Mas isso, é outra história!

    Parabéns pela postagem!

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda! Tudo bem? Nossa, que lugar lindo! Não o conhecia. Adorei as imagens do Real Gabinete que você separou, esse é um lugar realmente encantador. Deve ser muito legal visitá-lo! Adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernanda!
    É realmente um lugar lindo, não sou muito fã de bibliotecas mas sem duvidas me perderia por horas e horas dentro dessa, desde a arquitetura as prateleiras recheadas de livros, sonho de qualquer leitor voraz rsrs. Gostaria de conhecer, o problema é só a distancia já que moro em SP, mais quem sabe nas próximas férias.
    PS: A coluna foi uma ótima ideia, afinal o que não nos falta ao redor do mundo são belos lugares para uma boa leitura.

    Bjinhos

    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda!
    Eu moro no RJ e não conhecia esse lugar! Pior: Passo no Centro da cidade todos os dias! Que vergonha! =[
    Você sabe me falar o endereço certinho?! Quero dar uma passadinha por lá. Ótima dica, viu?! Muito obrigada por me apresentar essa maravilha!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!
      Se você ainda não foi, você precisa ir! Ele fica na Rua Luís de Camões, 30, é um prédio bem bonito, fácil de achar! E se você perguntar, qualquer um consegue te dar orientações na rua :)
      E depois você pode aproveitar e tomar um café na Confeitaria Colombo, outra maravilha histórica do Rio! :)

      Beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Nossa que lugar incrível! Me perderia fácil no meio destas estantes, apesar de ter alergia a poeira, não consigo ficar longe dos meus queridos! Já fui ao Rio, mas não fui á este Gabinete, ótima dica, na próxima com certeza irei !!!
    Até,
    http://entrelinhaseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Que lugar lindo *---*
    Não conhecia mas é encantador só pelas fotos.
    Quando tiver a oportunidade de ir ao Rio, passarei por lá com toda certeza!

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  9. Nossa que lugar lindo Fernanda.
    Já sei que ficarei encantada aí dentro, e me perder nesses livros rsrs.
    Com certeza se eu morasse no Rio, já teria visitado essa biblioteca, mesmo com toda a poeira nos livros...uma pena a falta de cuidado.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Achei muito bonito o lugar!
    Não conhecia o lugar, mas me despertou uma curiosidade de conhecer!

    Romes Neto
    Biblioteca Crazy

    ResponderExcluir
  11. Gente, sério que isso é no Brasil e no Rj????
    Nem imaginava que tinha um local tão lindo aqui assim....muito curiosa agora! Quero ir também!! Amei a dica!!
    Bjs
    http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Caraca, que lugar lindo. Aqui em Minas nós temos inúmeras cidades históricas e monumentos, mas nenhum lugar parecido com esse *__*. Se algum dia eu for para o Rio, com certeza irei tentar fazer uma visita.

    PS: Amo livros encadernados em couro *__*

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adoro história e adoro viajar, duas combinações interessantes, ai quando você mistura leitura, fica algo PERFEITO :)

    http://palavrasdelucidez.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oieee
    Nossa, essa biblioteca me lembrou a Bela e a Fera!
    Adoro lugares históricos, saber que estou vendo e pisando em lugares que personagens e ícones de nossa história estiveram!
    Os livros feitos à mão são maravilhosos, o cheiro de couro, ainda que velho é enebriantes rsrsrsrsrs
    Adorei!
    Beijos
    Chrys Audi
    www.todasascoisasdomeumundo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Infelizmente, não é em todo lugar que temos uma lugar tão lindo e mágico assim, com essa estrutura e todo esse acervo maravilhoso, uma parente minha já teve a sorte de conhecer o lugar e ficou encantada com o tamanho e a beleza. Adorei o post, ficarei no aguardo dos próximos posts da nova coluna.

    Beijos.
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir