terça-feira, 28 de abril de 2015

"A Pedra do Viking", Brian Lumley

Olá, queridos leitores!

Primeiramente, gostaria de me desculpar por não ter atualizado o blog diariamente nestas últimas semanas, ando tendo muito trabalho no mestrado. Contudo, procuro postar o mais frequente quanto possível, trazendo dicas da literatura mundial para vocês.

Brian Lumley
Hoje trago mais um conto para os amantes de histórias de mistério e suspense. Ele foi escrito por Brian Lumley, um ex-militar inglês nascido em 2 de dezembro de 1937. Hoje, com 77 anos, ele se dedica integralmente à literatura. Lumley é grande admirador das obras de H. P. Lovecraft e sua obra é bastante influenciada por ele, o norte-americano mestre do terror.

A história que escolhi para hoje, A Pedra do Viking, ou The Viking's Stone no original, foi publicada pela primeira vez em 1977 e traz o famoso detetive de Lumley, Titus Crow, um intelectual ocultista, que enfrenta magos, espíritos e todo tipo de criaturas sobrenaturais. Este personagem figura em seis romances e onze contos do autor.

Em A Pedra do Viking, Titus Crow liga desesperadamente para perguntar a De Marigny, outro ocultista e narrador da história, se o arqueólogo Benjamin Sorlson já lhe havia devolvido o livro Saga-Engledingabok. Intrigado, De Marigny responde que sim.

Eu acho muito interessante o fato de que não é Crow quem conta a história, mas, sim, seu amigo De Marigny. Esse aspecto dá um ar de originalidade ao conto que me agradou bastante.

Ragnar Machado-Sangrento



Pois bem, Crow afirma que imagina que Sorlson fará uma besteira se os dois não o detiverem imediatamente. Os dois ocultistas se encontram, então, às pressas na estação King's Cross, De Marigny leva o livro, como pedido por Crow. Os dois pegam o próximo trem para Scarborough e Crow lhe explica a situação: Sorlson descobriu a existência de um túmulo viking através da leitura do livro de De Marigny e pretende roubar a pedra que, segundo a lenda, é onde repousa o espírito do guerreiro Ragnar-Machado-Sangrento para juntar à sua coleção particular. No entanto, o livro também fala de uma maldição que cairá sobre quem mover a pedra e Titus Crow teme pela vida de seu amigo Benjamin Sorlson, que, cético, não levou a sério os avisos de Crow.




Uma pedra viking

Para saber se Sorlson alcançou a pedra viking e se foi atingido pela maldição milenar, vocês terão que ler o fantástico conto de Lumley. Não conhecia esse escritor, mas já me apaixonei pelo personagem Titus Crow e pretendo ler mais histórias em que ele aparece. Adoro uma boa história de mistério, ainda mais se envolta em eventos sobrenaturais!



Uma ótima terça-feira a todos e boas leituras!

Fernanda

8 comentários:

  1. Olá, nunca li nada viking, mas parece ser uma leitura bem interessante e rica em detalhes e ocultismo da época...
    Ótimo post!
    Beijos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Muuuito interessante, mas realmente Vikings não me agradam D: única coisa que gosto de ler que tenham vikings é como treinar o seu dragão hauahuahuaha
    Mas gostei bastante do post! Parabéns!!

    Beijos!!
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei conhecer o conto, com certeza é o tipo de leitura que me atrai.
    E também gostei bastante das imagens utilizadas no post, da série Vikings, que eu adoro!
    Dica anotada!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Nunca li nada sobre Vikings, e me parece bem curioso! Achei legal esse conto sobre a maldição e tal, vou anotar sua dica :D

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?

    Seu Blog é tão cheio de arte que me encanta muito <3
    Adorei o conto! Super dica!!

    Beijocas,
    Ana - www.bookzonthetable.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá! Também adoro histórias de suspense, e amo contos. Obrigado pela dica, irei pesquisar e ler A Pedra do Viking, que parece ser excelente. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu não curto muito histórias sobrenaturais, mas ao ver que a história se relaciona com vikings, fiquei interessada na hora hahaha
    Vou pesquisar mais sobre ele!
    Ótima dica!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fernanda! Nunca li nada do tipo e fiquei curiosa para saber o desfecho do conto haha Vou procurar saber mais, pois parece ser mesmo incrível. Seu texto me deixou morrendo de vontade de ler. Beijos!

    ResponderExcluir