quinta-feira, 23 de abril de 2015

"E não sobrou nenhum", Agatha Christie

Olá, pessoal!

Hoje resolvi escrever mais uma vez sobre uma de minhas autoras preferidas, a Rainha do Crime, Agatha Christie. Eu me lembro que meu avô tinha uma coleção de livros da Agatha Christie e eu, ainda criança, ficava olhando aqueles títulos intrigantes nas capas dos volumes. Infelizmente, depois da morte do meu avô, esta coleção se perdeu, mas o nome da escritora inglesa permaneceu em minha memória. Mais tarde, já mais velha, voltei a procurar os livros da autora e me apaixonei pela sua escrita e até hoje me encanto com o seu dom de escrever uma boa história de mistério.

Agatha Christie

Em outra ocasião, escrevi aqui no blog sobre Assassinato no Expresso do Oriente (1934), para rever esta publicação é só clicar aqui. Hoje, no entanto, decidi escrever sobre um dos primeiros livros que li da autora, intitulado E não sobrou nenhum, de 1939. Na verdade, as primeiras traduções desta obra para o português levavam o título de O caso dos dez negrinho, é este o título da versão que tenho em casa, porém alguns consideravam o texto racista, por isso edições mais modernas já trazem o novo título, que é mais condizente com a versão em inglês americano And then there were none. O título original escolhido pela escritora e publicado pela editora britânica é Ten Little Niggers.

Este é o livro mais vendido de Agatha Christie e um dos livros mais vendidos da história, com mais de 100 milhões de cópias.

O título Ten Little Niggers vem da canção popular de mesmo nome, cuja tradução para o português fica mais ou menos assim:

Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove,
um deles se engasgou, e então restaram nove;
Nove negrinhos sem dormir, não é biscoito!
um deles cai no sono, então sobraram oito;
Oito negrinhos vão a Devon em charrete,
um deles quis ficar, então restaram sete;
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
um deles se corta, então restaram seis;
Seis negrinhos de uma colmeia fazem brinco,
a abelha picou um, e então ficaram cinco,
Cinco negrinhos vão ao fórum tomar ares,
um deles foi julgado, então sobraram dois pares;
Quatro negrinhos vão ao mar, a um tragou de vez
o arenque defumado, e então sobraram três;
Três negrinhos vão passear no zoológico. E depois? 
o urso abraçou um, e então ficaram dois;
Dois negrinhos brincando no sol, sem medo algum
um deles se queimou, e restou apenas um;
Um negrinho está sozinho, é só um!
ele se enforcou, e não sobrou nenhum.


A trama de mistério de Christie segue a letra desta canção. Dez pessoas que não se conhecem são atraídas a uma mansão em uma ilha, convidados pelo misterioso dono da casa e sua esposa. Nos quartos de cada hóspede há uma cópia da canção dos dez negrinhos emoldurada na parede. Assim que estão todos na ilha, um a um dos convidados começa a morrer de acordo com a letra da música. Assustados, os hóspedes remanescentes querem deixar a ilha urgentemente, mas, devido às condições climáticas, são obrigados a permanecer no local. Assim como ninguém pode deixar a ilha, ninguém pode alcançá-la, o que significa que o assassino está dentro da ilha e, pior, dentro da própria mansão. Mas qual deles será o criminoso?

Para descobrir este mistério, só lendo esta obra-prima de Agatha Christie, que vai te fazer prender a respiração até o último parágrafo. Este, na minha opinião, é um dos pontos fortes da obra de Christie: ela pode seguir o padrão de histórias de mistério, mas você nunca sabe ao certo quem é o culpado até o final do livro.


E não sobrou nenhum já foi adaptado diversas vezes para o teatro, cinema e filmes para televisão. Acredito que a mais conhecida dessas adaptações seja o filme de 1974 dirigido por Peter Collinson. Há, também, o filme americano Identidade de 2003, que é, também, baseado no livro de Christie, porém ele se passa em um hotel em Nevada durante uma noite chuvosa. Ainda não assisti nenhum destes filmes, mas fiquei curiosa para assistir esta versão mais recente que traz a trama para um cenário mais contemporâneo.


 Esta é uma ótima dica de leitura para o fim de semana que se aproxima. Espero que tenham gostado!

Um beijo,

Fernanda


2 comentários:

  1. oi Fernanda,
    Eu sou fascinada por Agatha Christie, minha escritora preferida, a responsável pelo meu amor pela leitura e destaque na minha estante! Aliás meu primeiro livro dela foi O Caso dos Dez Negrinhos, simplesmente perfeito! eu não sabia dessa nova adaptação com o nome de E Não Sobrou Nenhum, o nome é mais do que justo, mas ainda prefiro o antigo !!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa mania do politicamente correto às vezes atrapalha, porque o título original era mais condizente com a trama. Esse título novo é um verdadeiro "spoiler"!

    ResponderExcluir