quinta-feira, 16 de abril de 2015

"A Cafeteira", Théophile Gautier

Bom dia, pessoal!

Ultimamente estou lendo muitos contos e estou adorando essa jornada por esse gênero literário! A cada conto, uma nova história, novos personagens, novos lugares e novos estilos de escrever! Dessa maneira, estou conhecendo vários autores interessantíssimos, incluindo Théophile Gautier. Li um conto seu recentemente e simplesmente adorei!

Théophile Gautier
Gautier foi um poeta, dramaturgo e crítico de arte e literatura, nascido em 30 de agosto de 1811, em Tarbes na França, e morreu em 23 de outubro de 1872, aos 61 anos, vítima de uma doença cardíaca.
O trabalho de Gautier é difícil de classificar. Por mais que ele tenha sido um defensor do Romantismo, é possível encontrar em suas obras características do Parnasianismo, Simbolismo, Decadentismo e Modernismo, definitivamente um autor à frente de seu tempo. Segundo Flávio Moreira da Costa, organizador da antologia "Os melhores contos fantásticos", publicada pela Editora Nova Fronteira e que me serve de referência na leitura de ótimos contos, "Gautier já foi 'acusado' de escrever de uma forma 'perfeita demais'". Contudo, sua entrada na Academia Francesa de Letras foi negada três vezes. Talvez sua obra fosse original demais para a conservadora Academia. No entanto, seu trabalho foi muito elogiado por diversos críticos importantes da época e foi apreciado por outros grandes nomes da literatura, como Balzac, Baudelaire, Flaubert, Ezra Pound, T. S. Eliot, Henry James, Proust e Oscar Wilde. Um seleto grupo de fãs, não?

Gautier escreveu peças de teatro, poemas e romances, entra os quais se destaca Mademoiselle de Maupin Double amour (1835), que conta a história da Senhorita Maupin, uma cantora de ópera que existiu realmente no século XVI, uma mulher cuja vida envolvia muitas fofocas e que normalmente passeava pelas ruas disfarçada de homem. Eu fiquei muito curiosa para ler esse livro!

Porém, hoje trago para vocês o conto A Cafeteira, publicado pela primeira vez em 1831sob o título Conto fantástico. Ele nos conta a aventura de Théodore, o narrador da história, que, juntamente com dois amigos, vai até uma fazenda na Normandia para visitar um conhecido. Repentinamente, o tempo muda e cai uma chuva que deixa a terra molhada e pegajosa, atrasando a viagem dos três rapazes. Eles chegam ao destino depois do pôr-do-sol, muito cansados. Portanto, depois do jantar, cada uma vai direto para o seu quarto. Cansado, Théodore sente um arrepio ao entrar no quarto, mas logo dorme. Eis que quando o relógio bate onze horas, as pinturas nos quadros pendurados nas paredes parecem se mexer!

E, um a um, os personagens, ancestrais da família do anfitrião, começam a descer das pinturas e tomam vida. Eles sentam-se ao redor do fogo, tomam um café, têm a conversa mais incrível que Théodore jamais havia escutado, e, nas badaladas da meia-noite, começam a dançar ao som da valsa tocada por músicos representados em uma tapeçaria que também adquiriram vida.





Théodore vê uma linda moça, que não está dançando. Ela é a perfeição da beleza e Théodore se sente seguro que, se algum dia fosse amar alguém, seria ela. Eles conversam e dançam, até que ao raiar do dia, todos desaparecem, sobrando apenas o pobre e atordoado Théodore.


No dia seguinte, Thédore faz uma extraordinária descoberta, mas vou deixá-los, leitores, descobrirem por si mesmos ao lerem o conto! É uma curta narrativa que nos prende do início à ultima palavra.

Estou curiosa para ler mais textos de Théophile Gautier. Espero que tenham gostado de conhecê-lo tanto quanto eu.

Uma ótima quinta-feira a todos e ótimas leituras!

Fernanda

6 comentários:

  1. Olá, Fernanda!
    Adoro vir no seu blog porque sempre descubro novos autores e novas histórias!
    Nunca tinha ouvido falar (como sempre kkkk) sobre o autor e suas obras, e achei esse livro meio maluquinho hahahaha mas me interessei e gostaria de ler quando tiver oportunidade!
    Também me interessei bastante sobre o conto da mulher que sai na rua vestida de homen, tô curiosa!
    Adorei o post!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Não conhecia esse autor :/
    Fiquei curiosa com esse Mademoiselle de Maupin *-*
    Valeu pela indicação!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Menina, aqui tbe descubro muitas coisas bacanas!
    Adorei e vou procurar tbe
    Bjks mil

    www.blogaclauo.com

    ResponderExcluir
  4. Fê, amei esse conto! Você me deixou com gostinho de quero mais! Quero saber o que acontece! Vou ter que ir atrás desse conto. kkkkk... Já pensou você estar num lugar e os quadros tomarem vida??? Eu não teria a maturidade de sentar e papear, não! Ou eu desmaiava ou gritava. Kkkkk...

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda,
    sabe, eu ando conhecendo muitos contos interessantes no seu blog, este então, tem aquela pegada de sobrenatural com uma pitada de comedia(bom ao menos acho isso) e por isso me interessei para ler o conto.
    Imagine, seus ancestrais saindo do quadro para um bate-papo. hahahahahaha

    Beijokas Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  6. Olá Fernanda, mais uma vez seu blog traz uma indicação de um clássico, desta vez um conto que senti muito atraído e quero muito ler. A premissa é bem interessante e instigante, espero que eu leia o conto em algum momento.

    Beijos!
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir