domingo, 27 de dezembro de 2015

Retrospectiva Literária - 2015

E o ano de 2015 está chegando ao fim...

Devo dizer que este ano foi muito especial para mim em termos literários: eu terminei o curso de Licenciatura em letras Português-Inglês na UTFPR, iniciei o curso de Mestrado em Literatura Inglesa na UFSC, escrevi o conto "Cartas" para a antologia de contos fantásticos "Etéreo" da Editora Andross, e, é claro, iniciei o blog "O Prazer da Literatura", que tem sido simplesmente maravilhoso! Eu adoro escrever aqui as minhas impressões sobre as minhas leituras e sobre a minha jornada acadêmica no universo literário. No ano que vem, pretendo continuar com o blog e trazer muitas novidades, como a seção "Os 10 +", na qual montarei listas dos dez livros mais significativos em determinado tema, área ou gênero. Vai ser divertido! E nada melhor do que começar essa seção hoje mesmo, com os dez livros mais marcantes para mim no ano 2015!

2015 foi um ótimo ano de leituras, procurei ler livros variados, alternando idiomas, gêneros, clássicos e best-sellers, assim exercitamos nosso cérebro e nossas habilidades de leitura e não ficamos presos a um só tipo de leitura. Quando abrimos o nosso leque de possibilidades literárias, percebemos o quanto um livro pode nos surpreender!

Então vamos lá! Vou colocar aqui os 10 livros que mais me marcaram no ano de 2015 e o porquê.













Em décimo lugar, escolhi Prelúdio de Sangue, da escritora inglesa Jean Plaidy.
Este é o primeiro volume da saga Plantageneta escrito por Plaidy e tem como protagonista a adorável e sedutora Eleanor da Aquitânia e suas aventuras amorosas na Inglaterra do século XII.
Para quem gosta de romances históricos e aventuras medievais, é um prato cheio!
Para quem perdeu, a resenha pode ser acessada clicando aqui.

 










Em nono lugar, escolhi uma das minhas leituras recentes, Frankenstein, da também inglesa Mary Shelley.
Este livro é simplesmente sensacional e não é à toa que é considerado um dos maiores clássicos de todos os tempos.
O cientista que ultrapassa os limites da ciência e dá vida a uma matéria inanimada e a abandona.
O mito da criação é retomado aqui de forma brilhante por Shelley.
E a questão permanece: quem é o verdadeiro monstro? A criatura ou o criador?
Além do mais, a história da criação deste romance é por si só bastante intrigante e vale a pena ser conferida!
A resenha está disponível aqui.














Na oitava posição, trago para vocês um livrinho curtinho que me cativou: O Prazer de Ler, da brasileira Heloísa Seixas.
Este livro me despertou a vontade de iniciar um blog e compartilhar as minhas experiências de leitura, assim como Heloísa faz em O Prazer de Ler.
É também daí que tirei a ideia para o título do blog: O Prazer da Literatura.
Quem tem interesse em começar sua jornada pelo universo dos clássicos da literatura, ou para professores que querem instigar o vírus da leitura em seus alunos, este é um livro obrigatório. Além de ser uma leitura muito divertida, é também bastante elucidadora!
Eu me identifiquei muito com a Heloísa e pretendo ler mais livros escritos pela autora em 2016.
Resenha aqui.















Em sétimo lugar, direto das profundezas da literatura de horror, trago o clássico vampiresco Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice.
Este é um livro que estava na minha lista de leituras há muito tempo, e finalmente pude lê-lo em 2015.
Eu sempre fui fã de histórias de vampiros, então sabia que precisava ler as crônicas vampirescas da norte-americana Anne Rice. Entrevista com o Vampiro é o primeiro volume da saga, e com o lançamento de O Príncipe Lestat recentemente, me animei a iniciar a leitura.
Quem gosta de pactos sanguíneos e criaturas que fogem da luz, Entrevista com o Vampiro é leitura obrigatória.
O próximo volume da série, O Vampiro Lestat, também já está na lista para 2016.
Quem perdeu a resenha pode acessá-la aqui.














Na sexta posição, trago uma das leituras feita para a Maratona Literária de Inverno realizada pelo canal Geek Freak. Honestamente, se não fosse pela maratona, na qual um dos desafios era ler um romance, este livro provavelmente teria ficado na minha estante por mais tempo! Trata-se de Beauvoir Apaixonada, de Irène Frain. Eu me apaixonei por esse livro no momento em que o vi pela primeira vez na livraria, pois sou uma admiradora do trabalho da Simone de Beauvoir, mas pouco sabia sobre a sua vida pessoal. Porém, normalmente leio fantasias e clássicos da literatura, não sou muito de romances, então estava adiando a leitura. Por isso, devo agradecer à maratona, pois Beauvoir Apaixonada me encantou, e adorei conhecer melhor a pessoa Simone de Beauvoir e sua relação com o filósofo Jean-Paul Sartre.
Viram como vale a pena sair da nossa zona de conforto literária?
Para acessar a resenha, clique aqui.















Estamos chegando mais perto do pódio! Em quinto lugar, escolhi uma leitura feita para uma disciplina do mestrado. Mas quem disse que leituras obrigatórias são necessariamente chatas? Pelo contrário! Ivanhoe, como grande medievalista que sou, simplesmente me cativou e garantiu seu lugar na minha lista dos 10+ de 2015.
Eu adoro histórias de cavaleiros e batalhas medievais, e tenho um interesse ainda maior pelo século XII, já que é o período que estudo no meu mestrado. Em Ivanhoe acompanhamos o reinado do heróico Rei Ricardo Coração-de-Leão e as artimanhas do seu irmão João para roubar o trono. Além do mais, a história é repleta de personagens inesquecíveis, como o Cavaleiro Deserdado, o Cavaleiro Negro e o lendário Robin Hood.
Vale a pena a leitura do livro e da resenha aqui no blog!














O quarto lugar ficou com a escritora canadense Margaret Atwood e seu romance O Conto da Aia. Essa distopia me prendeu por dois motivos: a história envolvente e a crescente angústia e indignação que eu sofria para com a sociedade representada neste livro, que trata as mulheres como objetos, apenas como máquinas reprodutoras.
Só de me imaginar em uma sociedade como esta, eu já sinto meu corpo inteiro tremer de raiva!
Mas as melhores leituras são essas que tiram o leitor da inércia e o fazem sentir junto com o personagem.
O Conto da Aia foi uma das surpresas literárias inesquecíveis neste ano.
Para conferir a resenha, clique aqui.














Iniciamos agora o pódio dos 10 livros mais marcantes de 2015! E o terceiro lugar ficou com uma autora norte-americana que eu desconhecia até então, Patricia Bracewell, e seu romance histórico A Rainha Normanda, que conta a saga de Emma, uma jovem normanda que tornou-se rainha da Inglaterra com apenas 15 anos ao casar-se com Ethelred, rei muito mais velho do que ela. Sozinha em uma terra estrangeira, Emma deve dar um herdeiro ao seu marido, mas acaba apaixonando-se por um de seus filhos. Além da conturbada vida pessoal de Emma, a Inglaterra sofre com cruéis ataques vikings.
Este volume é o primeiro da trilogia da Emma de Normandia escrita por Bracewell. O segundo volume, The Price of Blood, já foi lançado nos Estados Unidos, mas ainda não chegou às livrarias brasileiras.
Resenha, aqui.














Está esquentando! Em segundo lugar está uma escritora que não poderia faltar em minha lista dos 10+! Minha escritora preferida e que marcou a minha carreira acadêmica, a inigualável Jane Austen. Nesta lista de 2015, escolhi Orgulho e Preconceito para figurar na segunda posição.
Já tinha lido a maioria dos livros de Austen, mas a sua obra mais conhecida, Orgulho e Preconceito, ainda estava na minha lista de leituras. Aproveitando o meu entusiasmo por Austen por ocasião da defesa do meu TCC, resolvi ler este clássico que faltava e, claro, me apaixonei!
Me apaixonei muitas vezes: pela escrita de Austen, pela casa Pemberley, pelo Mr. Darcy e pela ousada Elizabeth Bennet.
Não é à toa que este é um dos livros mais queridos e relidos da autora. Eu só queria poder fazer as minhas malas neste mesmo instante e me mudar para Pemberley!
Para acessar a resenha, clique aqui.

 












E chegamos ao pódio, o tão esperado primeiro lugar!
O livro mais marcante para mim neste ano de 2015 ficou com o vampiro dos vampiros, a melhor criação de Bram Stoker, um dos personagens da literatura mais comentado e retratado em diferentes mídias, além de ser copiado por muitos wanna-be vamps: o incrível Conde Drácula!
Sim, Drácula, de Bram Stoker, foi a leitura que mais me marcou em 2015.
Este livro também já estava há tempo em minha lista, e resolvi lê-lo, também, durante a Maratona Literária de Inverno do Geek Freak.
Todos nós achamos que sabemos a história do Conde Drácula, mas na verdade não sabemos! A história original é muito envolvente, além de ser contada de uma maneira que eu simplesmente adorei: através de diários dos personagens, matérias de jornais e cartas. É como um quebra-cabeça que vamos montando aos poucos com base no que cada personagem revela. Mas, ao mesmo tempo, temos que cuidar com o que é realmente fato e o que se passou apenas na imaginação de determinado personagem.
Ah, e o verdadeiro Conde Drácula não tem nada do charme de Edward Cullen ou a aparência de Jonathan Rhys Meyers na série de televisão; ele é horrendo, tem um bafo terrível e um nariz enorme!
Vale a pena conferir a história original. Mas, antes, não deixe de ler a resenha aqui.

Aqui está a minha lista dos 10+ livros marcantes de 2015, minha retrospectiva literária deste ano que está acabando, mas que contribuiu muito para a minha formação como leitora!

Agora, entro de férias do blog por alguns dias (mas as leituras não param!). Vou recolher materiais interessantes para iniciar o próximo ano com o pé direito e com muitas sugestões literárias.

Espero que tenham gostado da minha retrospectiva e que reflitam sobre os livros que marcaram a sua trajetória literária neste ano.

Um abraço, um ótimo ano novo e, claro, muitas leituras!

Fernanda


4 comentários:

  1. Haaaa.... eu tbm fiz uma lista com 10, vou postar em vídeo no meu canal essa semana. E confesso que nenhum desses livros que vc citou eu li em 2015. (haha) Mas quero muito ler Jane <3

    xoxo
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  2. Heey!
    Acredita que eu não li nenhum dos livros da sua lista?!?!
    Tenho muita vontade de ler Frankstein e Drácula <3
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Feeer, depois que você escreveu sobre O Conto da Aia - que eu nunca tinha ouvido falar - fiquei com muita vontade de ler! Já tá no kindle pra eu ler assim que possível! Ótima lista :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa!! Você vai amar, com certeza! Esse livro me marcou muito! Tem também o filme, ainda não assisti, mas está na lista hehehe :)
      Beijos!!

      Excluir