domingo, 25 de janeiro de 2015

"O Prazer de Ler", Heloísa Seixas

Domingo, dia de ficar de pijama o dia inteiro e ler um bom livro, não é verdade?
Por isso, decidi escrever sobre um livrinho (só tem 77 páginas) que li recentemente e simplesmente adorei!
É O Prazer de Ler, de Heloísa Seixas, uma escritora e tradutora brasileira. Ela já escreveu mais de dez livros, além de ensaios e traduções de obras clássicas, como Jane Eyre. Eu confesso que não a conhecia antes, mas depois de ler este livro, pretendo ler mais trabalhos da autora.
Heloísa Seixas

Neste livro Heloísa escreve sobre este prazer de ler, que, infelizmente, nem todos compartilham. É, em suas palavras, "um fenômeno parecido com ser inoculado por um vírus. A partir do momento em que isso acontece, não há mais volta". Eu concordo plenamente! Eu fui "infectada" por este vírus quando criança e até hoje me recuso a curar.
Ler as palavras da autora foi muito prazeroso pra mim, porque me identifiquei com todos os capítulos: sobre aqueles livros que amamos e que não saem de nossa cabeceira, sobre o mistério que suntuosas e antigas bibliotecas exalam, e o arrepio que sentimos ao entrar em um sebo e nos depararmos com os espíritos dos escritores.
Heloísa escreve: "Mas não tenho dúvida de que sentar numa poltrona confortável, sem ninguém por perto, com uma música instrumental suave ao fundo e, como diria o poeta Vinicius de Moraes, 'um gato para passar a mão', é uma das coisas mais deliciosas da vida - para qualquer pessoa". E não é verdade? Eu, pessoalmente, só trocaria o gato pelo cachorro. Mas fora isto, não existe nada melhor do que a sensação que Heloísa descreveu, não é?
No último capítulo, a autora ainda faz uma lista de seus livros preferidos e escreve um pouquinho da trama de cada um e de sua impressão sobre eles. A maioria já são livros consagrados pelo cânone literário, como Drácula, Oliver Twist, Os Três Mosqueteiros, A Comédia Humana, etc., mas há alguns menos conhecidos que me deixaram com vontade de ler.


Este livro é publicado pela Casa da Palavra e, acredito, fácil de encontrar em qualquer livraria. Dá pra ler de uma vez em uma tarde, e, tenho certeza, vai te fazer correr atrás da leitura atrasada!

Um beijo e bom finzinho de domingo!

Fernanda

Um comentário:

  1. Tbe nao conheço esta autora, mas vou procurar.
    Tbe trocaria o gato pelo cachorro...rs
    Bjs

    ResponderExcluir