De volta à literatura inglesa, resolvi escrever nesta sexta-feira sobre um de meus escritores preferidos, Charles Dickens (1812-1870)!
![]() |
Charles Dickens aos 49 anos |
![]() |
Rainha Victoria, o primeiro monarca inglês a ser fotografado |
Além de ser ainda muito lido nos dias de hoje, as obras de Dickens eram muito populares durante a sua vida, o que não era comum na época. Entre seus principais livros estão o maravilhoso Oliver Twist (1839), David Copperfield (1850), o famoso conto de Natal A Christmas Carol (1843), e seus vários contos de fantasmas.
Grandes Esperanças, ou Great Expectations no original, foi o décimo-terceiro livro de Dickens, publicado pela primeira vez em forma seriada de dezembro de 1860 a agosto de 1861. Os leitores da época liam o livro por partes, e ficavam ávidos pela publicação da parte seguinte. Eram histórias populares e tópico de conversas de muita gente, era como as novelas hoje em dia! Mais tarde, em dezembro de 1861, o livro foi publicado integralmente em três volumes.

Grandes Esperanças apresenta personagens clássicos e inesquecíveis de Dickens, como a velha Miss Havisham e o condenado Abel Magwitch.
![]() |
Pip e Miss Havisham |
Este romance de Dickens já foi adaptado para o cinema diversas vezes. Destas adaptações, eu assisti e gostei muito do filme para televisão produzido pela BBC e dirigido por Julian Jarrold. Nesta versão, Ioan Gruffudd interpreta Pip adulto, Charlotte Rampling é Miss Havisham, Justine Waddell é Estella, e o condenado Abel Magwitch é interpretado por Bernard Hill.
Charles Dickens é uma ótima sugestão de leitura para o final de semana!
Boa sexta-feira a todos,
Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário