sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

"Grandes Esperanças", Charles Dickens

Bom dia a todos!

De volta à literatura inglesa, resolvi escrever nesta sexta-feira sobre um de meus escritores preferidos, Charles Dickens (1812-1870)!

Charles Dickens aos 49 anos

Rainha Victoria, o primeiro monarca inglês a ser fotografado
Considerado o maior romancista da Era Vitoriana (que consiste no período do reinado da Rainha Victoria, que durou de 1837 até sua morte em 1901), Dickens escreveu inúmeros contos e romances. Através de suas palavras, ele fazia uma crítica social à sociedade da época.
Além de ser ainda muito lido nos dias de hoje, as obras de Dickens eram muito populares durante a sua vida, o que não era comum na época. Entre seus principais livros estão o maravilhoso Oliver Twist (1839), David Copperfield (1850), o famoso conto de Natal A Christmas Carol (1843), e seus vários contos de fantasmas.

Grandes Esperanças, ou Great Expectations no original, foi o décimo-terceiro livro de Dickens, publicado pela primeira vez em forma seriada de dezembro de 1860 a agosto de 1861. Os leitores da época liam o livro por partes, e ficavam ávidos pela publicação da parte seguinte. Eram histórias populares e tópico de conversas de muita gente, era como as novelas hoje em dia! Mais tarde, em dezembro de 1861, o livro foi publicado integralmente em três volumes.

Grandes Esperanças é narrado em primeira pessoa pelo garoto Pip, que conta a sua trajetória de amadurecimento de criança para jovem adulto. Já no início do romance, Pip encontra em um cemitério um homem condenado à morte e acaba sendo forçado a ajudar o homem. Tal acontecimento marca a infância de Pip. Ainda criança, Pip conhece a rica Miss Havisham, uma mulher que foi abandonada no altar e até hoje usa seu vestido de noiva, e sua protegida, a fria Estella, por quem Pip se apaixona. Mais tarde, já crescido, Pip recebe uma ajuda financeira anônima para se tornar um cavalheiro. Pip se muda para Londres, ganha roupas novas, recebe educação, a única condição estabelecida é que o garoto nunca pergunte o nome do seu benfeitor. O leitor, então, acompanha Pip em sua transformação de aprendiz de ferreiro a abastado cavalheiro, as mudanças sociais e psicológicas que isto acarreta, e a eventual descoberta de quem é o seu secreto benfeitor.
Grandes Esperanças apresenta personagens clássicos e inesquecíveis de Dickens, como a velha Miss Havisham e o condenado Abel Magwitch.

Pip e Miss Havisham

Este romance de Dickens já foi adaptado para o cinema diversas vezes. Destas adaptações, eu assisti e gostei muito do filme para televisão produzido pela BBC e dirigido por Julian Jarrold. Nesta versão, Ioan Gruffudd interpreta Pip adulto, Charlotte Rampling é Miss Havisham, Justine Waddell é Estella, e o condenado Abel Magwitch é interpretado por Bernard Hill.





Charles Dickens é uma ótima sugestão de leitura para o final de semana!


Boa sexta-feira a todos,

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário