quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Jane Austen

Boa tarde!
Como este é o meu primeiro post propriamente dito, resolvi começar com a minha autora preferida, Jane Austen. Em meu Trabalho de Conclusão do Curso de Letras, analisei uma das personagens de Austen (posso dar mais detalhes desta pesquisa mais adiante), portanto tenho lido bastante coisa sobre ela, e tenho me deliciado. Ela é uma destas escritoras inesgotáveis, há sempre camadas m
ais profundas a serem desvendadas, que enriquecem cada vez mais o seu trabalho.
Muitas pessoas vêem em Austen apenas romances de costumes, que retratam os hábitos da classe média-alta inglesa de fins do século XVIII, e início do XIX. Claro, este é um elemento essencial do seu trabalho, mas não exclusivamente. Suas personagens são habilmente construídas, com profundidade psicológica. Além do mais, Austen é extremamente irônica e crítica aos costumes fúteis da época. No entanto, quem a lê superficialmente, acaba por perder estas nuances, que tornam suas obras mais complexas e dignas de análises pormenorizadas.
Jane Austen nasceu em 16 de dezembro de 1775, e morreu 41 anos depois, ainda jovem, de uma doença desconhecida na época. Ela deixou seis romances completos, Razão e Sensibilidade, o primeiro a ser publicado em 1811, porém não o primeiro a ser escrito pela autora; Orgulho e Preconceito, em 1813; Mansfield Park, em 1814; Emma, em 1815; e Northanger Abbey e Persuasão, que foram publicados postumamente em 1817. Além destes, ela também escreveu a novela Lady Susan, publicada pela primeira vez em 1871, e deixou dois romances inacabados, Sandition e The Watsons.
Dos trabalhos de Jane Austen, já li Northanger Abbey, Razão e Sensibilidade, Emma, e estou lendo Orgulho e Preconceito. Eu simplesmente adorei todos, ela realmente leva o leitor a viver na sociedade inglesa deste período. Destes, tenho uma grande paixão por Emma, cuja personagem principal é inesquecível.
Ao longo deste ano, escreverei aqui as minhas impressões de cada um destes livros, além dos outros que eu planejo ler, e das diversas adaptações ao cinema e à televisão dos trabalhos de Austen. Além disto, planejo discutir aqui, também, trabalhos acadêmicos e críticos sobre diversos aspectos de sua obra. Vai ser uma delícia!
Ótima quinta-feira a todos!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário