terça-feira, 27 de janeiro de 2015

"Enigmas de Londres: Espíritos do Tâmisa", Ben Aaronovitch

Olá pessoal,

quem gosta de livros sabe: muitas vezes somos levados a ler um livro pela sua capa. Não é mesmo?
Ainda mais hoje em dia, já que o mercado editorial está crescendo muito e investindo no visual e detalhes das publicações.
Enigmas de Londres: Espíritos do Tâmisa tem uma capa atraente (sem falar no título tentador, né?). Ela mostra um mapa da cidade de Londres, coberto com manchas de sangue. Já foi o suficiente para me convidar para a leitura. Espíritos do Tâmisa é o primeiro volume da trilogia de Aaronovitch (o segundo também já foi publicado pelo selo Fantasy da editora Casa da Palavra, sob o título Enigmas de Londres: Lua Negra Sobre Westminster; o terceiro ainda está em processo de tradução), que acompanha o protagonista Peter Grant, um oficial da Polícia Metropolitana de Londres, que descobre que há um departamento inteiro dentro da polícia londrina para lidar com casos sobrenaturais. Grant entra para este departamento policial e começa a se envolver com casos muitos estranhos que aterrorizam as ruas de Londres.
Muita gente, principalmente no meio acadêmico, tem um certo preconceito com relação a romances policiais, porque são considerados literatura de massa, sem espaço no cânone literário. No entanto, eu acredito que todo tipo de literatura tem seu espaço. Afinal de contas, ler também tem que ser prazeroso e leve, e às vezes precisamos de uma pausa dos clássicos, que, muitas vezes, são de leitura difícil, mais complexos no nível de interpretação. Espíritos do Tâmisa é justamente isso, um momento de descontração, que te leva a imaginar quais outros seres sobrenaturais rondam à nossa volta, sem nem nos darmos conta.
Eu li este livro em português, e confesso que fiquei um pouco desapontada com a tradução do livro: há certos erros de digitação, e passagens traduzidas que não fazem sentido algum no idioma português. Infelizmente, este é um acontecimento frequente, principalmente na publicação de best-sellers quando, acredito eu, não há tempo a perder e o processo de revisão é sacrificado para que o livro chegue mais rápido às prateleiras das livrarias. Espero que essas falhas tenham sido resolvidas na segunda edição do livro.
Ben Aaronovitch




Esta trilogia de livros está fazendo grande sucesso no Reino Unido, pois seu autor, Ben Aaronovitch, foi, também, roteirista de séries famosas de televisão, como Doctor Who. A série está vindo com tudo para o Brasil, ela pode não ter a profundidade e genialidade dos autores clássicos, mas a leitura vale a pena!


Um abraço,

Fernanda

2 comentários:

  1. Gostaria de saber quando vão sair os demais volumes ( não é trilogia) como Sussuros Subterraneos, Lares Quebrados, A Árvore pendente... E aí, Quando?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber quando vão sair os demais volumes ( não é trilogia) como Sussuros Subterraneos, Lares Quebrados, A Árvore pendente... E aí, Quando?

    ResponderExcluir