sábado, 24 de janeiro de 2015

"Orgulho e Preconceito", Jane Austen

Bom dia, pessoal!

Ilustração de C. E. Brock
Ontem terminei de ler Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e, como prometido, vou escrever aqui as minhas impressões sobre o livro. Muitos estudiosos consideram essa a obra-prima de Austen, e devo admitir que, depois de terminar de lê-lo, partilho da mesma opinião.
Como já escrevi aqui anteriormente, Orgulho e Preconceito foi publicado em 1813, porém Austen o terminou de escrever dezesseis anos antes, quando ela tinha apenas 21 anos. A oposição apresentada no título de Orgulho e Preconceito (assim como em Razão e Sensibilidade) guia toda a narrativa. Mr. Darcy aprende com Elizabeth Bennet a atenuar seu orgulho excessivo, assim como Elizabeth aprende com Darcy a dissipar seus preconceitos.
 
Na minha opinião, os personagens de Austen são seu grande triunfo. Neste caso, acompanhamos a trajetória da jovem Elizabeth, enquanto ela lida com a falsa moralidade da sociedade inglesa de fins do século XVIII e início do XIX, e desenvolve seu próprio caráter.
A linguagem usada por Austen é outro elemento intrínseco de suas obras, por isso fico com um pé atrás na hora de ler traduções da autora (realmente, é um trabalho árduo para o tradutor!). Portanto, li o romance no original, Pride and Prejudice, o que nos aproxima ainda mais da realidade daquela sociedade, através de sua maneira de falar e se expressar, o vocabulário da época, expressões de civilidade e os costumes da boa etiqueta. É claro que Austen se refere a estes costumes com uma ironia perspicaz, e são estes mesmos costumes que a protagonista ridiculariza.

Belíssima edição de capa dura de Pride and Prejudice, publicada pela Barnes & Noble
 É por esta e outras razões que vejo em Elizabeth Bennet, assim como em outras personagens de Austen, uma representação dos ideais da feminista Mary Wollstonecraft em seu tratado A Vindication of the Rights of Woman.
Tal discussão, no entanto, fica para outro post.
Fica aqui a minha recomendação do livro e, se possível, leiam no original!



Bom final de semana e ótimas leituras!

Fernanda

Um comentário:

  1. Oi Fernanda, vim dar passada no seu blog e adorei sua organização.
    Obrigada pela visita no meu blog!

    E acho que se em 2015 eu não conseguir ler pelo menos um livro da Jane Austen eu vou me arrepender. O gênero 'Romance de Época' é um dos meus preferidos, e eu nunca li a rainha dele. Então logo mais, eu espero ter oportunidade de comprar um livro.

    Bjs. http://imperfeicaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir