segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

"As Aventuras de Huckleberry Finn", Mark Twain

Mark Twain em 1907
Alguém já ouviu falar em Samuel Langhorne Clemens? Se a sua resposta foi negativa, talvez seja pelo fato de que ele é mais conhecido pelo seu pseudônimo Mark Twain. Agora sim, né?
Twain foi um dos maiores escritores norte-americanos, ele nasceu em 1835 em Missouri, e morreu em 1910 em Connecticut, com 74 anos.
O local onde passou a sua infância, no estado do Missouri, região central dos Estados Unidos, serviu de inspiração para o cenário das suas obras mais conhecidas: As Aventuras de Tom Sawyer (1876), e As Aventuras de Huckleberry Finn (1884), considerado o maior romance americano de todos os tempos.
Muitos consideram As Aventuras de Huckleberry Finn um livro para crianças, porém esta afirmação não poderia estar mais equivocada. A história do menino Huck não é nada infantil. A trama é contada através dos olhos de uma criança (narrada em primeira pessoa, recurso estilístico inovador), que vive grandes aventuras às margens do rio Mississippi. Filho de um alcoólatra, Huck sofre para se adaptar à sociedade em que vivia, sendo vítima de "tentativas de civilização" por parte da viúva Douglas e da Miss Watson. Tentativas sem sucesso, no entanto, pois Huck era um menino selvagem. Ele decide fugir e, para evitar que fossem à sua procura, forjou a sua própria morte. Seguindo pelo rio Mississippi em uma balsa, encontra o escravo Jim, que acaba sendo seu companheiro de viagem.
O estado de Missouri cortado pelo rio Mississippi


Norte vs. Sul - Guerra Civil Americana
  Huckleberry Finn foi publicado em 1884, depois do fim da Guerra Civil Americana (que durou de 1861 a 1865), em que os estados do norte, contrários à escravidão, lutaram contra os estados do sul, escravocratas. A escravidão já havia sido abolida em 1863 pelo presidente Abraham Lincoln. No entanto, a história de Twain se passa anos antes, quando a escravidão ainda era permitida. Ao conviver com o escravo Jim, Huck, que foi ensinado desde criança que negros deveriam ser tratados como escravos, começa a questionar a moralidade da sociedade americana de meados do século XIX e a hipocrisia de seus habitantes.
Confesso que a leitura deste livro não foi fácil, principalmente pelo fato de Twain escrever (através do personagem-narrador Huck) em um dialeto típico da região do Missouri, e de outros personagens falarem seu próprio dialeto, como o escravo Jim. Contudo, ao mesmo tempo em que a linguagem é uma das maiores dificuldades da leitura deste livro, ela é, também, seu maior trunfo. Ao lermos as palavras de Huck, Jim, Tom, e outros personagens, nós viajamos para a região ribeirinha do Mississippi do século XIX. É uma viagem e tanto!






Uma ótima segunda-feira a todos!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário