Hoje resisti à vontade de escrever sobre literatura inglesa (é difícil controlar!), e decidi escrever sobre a nossa riquíssima literatura nacional. Portanto, nada melhor do que recorrer ao nosso mestre, Machado de Assis, sem dúvida o maior escritor brasileiro, e um dos maiores da literatura mundial.
![]() |
Machado de Assis em 1896 |
Esaú e Jacó foi o penúltimo livro escrito por Machado, publicado já em 1904, quatro anos antes da morte do escritor carioca. O livro conta a trajetória de Pedro e Paulo, que, assim como na história da Bíblia apresentada no título, são irmãos gêmeos, que vivem em conflito. Desde antes do nascimento, no ventre da mãe Natividade, os irmãos brigam, o que sempre perturbou sua mãe. Ao crescerem, os irmãos tomam rumos opostos: Pedro é monarquista e cursa Medicina, enquanto Paulo é republicano e estuda Direito. Para tornar suas desavenças ainda mais profundas, os dois se apaixonam pela mesma mulher, Flora.


![]() |
A Proclamação da República por Marechal Deodoro da Fonseca |
A História e a Literatura estão intrinsecamente ligadas, uma influencia a outra. E uma das grandes vantagens da Literatura, na minha opinião, é fazer o leitor viajar através da História por intermédio das palavras.
Não deixem de colocar Esaú e Jacó em sua lista de leituras, e boa viagem ao Brasil de fins do século XIX!
Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário