Hoje resisti à vontade de escrever sobre literatura inglesa (é difícil controlar!), e decidi escrever sobre a nossa riquíssima literatura nacional. Portanto, nada melhor do que recorrer ao nosso mestre, Machado de Assis, sem dúvida o maior escritor brasileiro, e um dos maiores da literatura mundial.
![]() |
| Machado de Assis em 1896 |
Esaú e Jacó foi o penúltimo livro escrito por Machado, publicado já em 1904, quatro anos antes da morte do escritor carioca. O livro conta a trajetória de Pedro e Paulo, que, assim como na história da Bíblia apresentada no título, são irmãos gêmeos, que vivem em conflito. Desde antes do nascimento, no ventre da mãe Natividade, os irmãos brigam, o que sempre perturbou sua mãe. Ao crescerem, os irmãos tomam rumos opostos: Pedro é monarquista e cursa Medicina, enquanto Paulo é republicano e estuda Direito. Para tornar suas desavenças ainda mais profundas, os dois se apaixonam pela mesma mulher, Flora.

De todos os livros do escritor que já li até agora, este é o meu livro favorito de Machado. O principal motivo é o cenário político representado no livro, que é de muita importância para o desenrolar da história. O momento é o turbulento fim do Império e o nascimento da República do Brasil. Machado é bastante crítico em relação aos acontecimentos movidos por interesses políticos que levaram à proclamação da república, em 1889. É como viver no Rio de Janeiro no período de declínio da monarquia e vivenciar as mudanças causadas pela proclamação da República no âmbito dos moradores da cidade, como a tradicional Confeitaria do Império, que teve que trocar o seu nome e, consequentemente, a placa do estabelecimento. No fim das contas, nada mudou para a população. Fernando de Barros e Silva, em seu artigo publicado na Folha de São Paulo, em 15 de novembro de 1989, afirma que, para Machado, a República foi só troca de fachada, literalmente. Ele diz: "Machado
de Assis arranca o riso do leitor ao reduzir a proclamação da
república a mera troca de tabuletas, questão de enfeite mais do
que de substância".![]() |
| A Proclamação da República por Marechal Deodoro da Fonseca |
A História e a Literatura estão intrinsecamente ligadas, uma influencia a outra. E uma das grandes vantagens da Literatura, na minha opinião, é fazer o leitor viajar através da História por intermédio das palavras.
Não deixem de colocar Esaú e Jacó em sua lista de leituras, e boa viagem ao Brasil de fins do século XIX!
Fernanda


E77DC638FB
ResponderExcluirkiralık hacker
hacker arıyorum
kiralık hacker
hacker arıyorum
belek
CAEB301F22
ResponderExcluirhacker kiralama
hacker kirala
tütün dünyası
hacker bulma
hacker kirala