"Uma atmosfera inquieta predominara na corte da Bretanha desde a chegada do visitante inesperado, o príncipe João, conde de Mortain, irmão de Ricardo I da Inglaterra - homem cuja reputação era tal que levava o povo a acreditar na lenda de que o sangue do diabo infectara, certa vez, a casa de Anjou e o Príncipe das Trevas voltara à Terra na pessoa do príncipe João" (Jean Plaidy).
Essa é a descrição de Plaidy do príncipe João, que viria a tomar a coroa da Inglaterra depois da morte do seu irmão Ricardo Coração-de-Leão e se tornaria o rei mais cruel da história da monarquia inglesa, o próprio descendente do Diabo!
Este é "O Príncipe das Trevas", o quarto volume da envolvente Saga Plantageneta, que narra as aventuras e desventuras dos primeiros reis e rainhas das Inglaterra pertencentes a esta dinastia que reinou do século XII ao XV, passando por momentos importantíssimos na consolidação da nação inglesa.
O reinado de João foi caracterizado por sua devassidão (semelhante à de seu pai, Henrique II) e sua tirania, que acabou aguçando a ira de seus barões, que se revoltaram contra ele e prometeram aliança ao Rei Filipe da França. Os franceses não apoiavam a coroação de João e afirmavam que o título de legítimo Rei da Inglaterra cabia a Artur (sobrinho de João e filho mais velho do irmão mais velho de João, Geofredo). No entanto, o cruel João não deixaria o trono tão facilmente e recorreria a tudo - até ao assassinato - para garantir o seu poder.
Rei João da Inglaterra |
O Rei João passava muitas horas saciando seus prazeres e negligenciando os assuntos reais, o que causou a perda do rico território da Normandia para a França. Cansados da negligência do seu rei, os barões se reuniram e obrigaram o rei a assinar a famosa Magna Carta, que - à contragosto de João - limitava os poderes do soberano.
Assinatura da Magna Carta |
Um ano após a assinatura da Carta, João morreu de disenteria, deixando, mais uma vez, o trono da Inglaterra vago. Com a sua morte, os olhos dos inglesas caíram em Henrique III, filho de João, que viria a tornar-se o próximo Rei da Inglaterra e um dos personagens do próximo volume da Saga Plantageneta: "A Batalha das Rainhas", que já está na minha lista de leitura para as férias!
Rei João e seu sorinho, Artur |
Quem tiver interesse em conferir as resenhas referentes aos três primeiros livros da série, pode acessá-las clicando aqui.
Espero que tenham gostado dessa jornada pelo século XIII tanto quanto eu.
Uma ótima noite de sábado a todos e, é claro, ótimas leituras!
Um abraço,
Fernanda
estou no vol 9 e amo de paixão... fico triste quando um livro acaba
ResponderExcluir