sábado, 26 de dezembro de 2015

"Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos", Cassandra Clare

Olá, queridos leitores!

Como foram de Natal? Espero que tenha sido um momento muito especial! Por aqui, a noite foi mágica: muita comida gostosa, conversas e risadas com a família, brincadeiras com as crianças, troca de presentes, músicas de natal e muita alegria! Eu, como sempre, ganhei de meu amigo secreto livros muito legais, sobre os quais escreverei logo, logo por aqui. Afinal de contas, não há nada melhor para fazer nas férias do que ler bons livros em um lugar bem tranquilo, não é?

Hoje de manhã terminei de ler o primeiro livro da saga Instrumentos Mortais da escritora norte-americana Cassandra Clare: Cidade dos Ossos. Cidade dos Ossos é o primeiro dos seis livros e foi publicado pela primeira vez nos Estados Unidos em 2007. O segundo volume da saga, Cidade das Cinzas, foi lançado em 2008; o terceiro, Cidade de Vidro, em 2009; o quarto livro, Cidade dos Anjos Caídos, em 2011; o quinto, Cidade das Almas Perdidas, em 2012; e o último volume da série, Cidade do Fogo Celestial, chegou às livrarias em 2014. A saga tornou-se um best-seller mundial, tendo vendido mais de 15 milhões de exemplares e sendo traduzida para mais de 34 idiomas.

A saga Instrumentos Mortais


O primeiro volume, Cidade dos Ossos, nos apresenta Clary, uma garota de quinze anos de cabelos ruivos, e seu melhor amigo Simon, um garoto de óculos e cabelos encaracolados pretos. Curtindo as férias de verão, os dois enfrentam uma fila e entram no clube Pandemonium, onde Clary vê três adolescentes cobertos de marcas desenhadas pelo corpo. O problema é que só ela parece vê-los; eles permanecem invisíveis para o resto das pessoas, inclusive Simon. Estes três jovens são Jace, Alec e Isabelle, e são Shadowhunters, ou Caçadoras das Sombras. Neste clube, os Caçadores de Sombras perseguiam um demônio em copo de humano. Aliás, é isto mesmo o que os Caçadores de Sombras fazem: caçam demônios.

Ao saber da existência do Mundo das Sombras, Clary vê seu mundo virar de cabeça para baixo, ainda mais quando volta para sua casa no Brooklyn e descobre que sua casa foi revirada e sua mãe está desaparecida. Teria ela sido raptada por demônios?

Enquanto buscava por pistas do paradeiro de sua mãe, Clary é atacada por um demônio chamado Ravener, uma enorme criatura mortal. Ferida, Clary é levada por Jace para o Instituto, uma catedral gótica em plena Nova York do século XXI e local onde os Caçadores de Sombras recebem sua educação e onde Caçadores estrangeiros podem se refugiar. Os irmãos Alec e Isabelle estão ali, também, além de Hodge, o diretor do Instituto e tutor dos jovens. Os seres humanos normais, ou mundanos como são chamados pelos Caçadores, não conseguem ver o Instituto, pois ele está escondido sob um encantamento.

Jace e Clary
Aos poucos, Clary descobre que sua mãe era muito mais do que aparentava ser: ela era uma Caçadora de Sombras, assim como seu pai, que Clary supunha ter morrido em um acidente de carro quando ela ainda era muito pequena. Na verdade, a mãe de Clary tinha muitos segredos, e Clary precisa desvendá-los com a ajuda do encantador Jace e dos outros Caçadores para que possa enfim reencontrá-la.

Cidade dos Ossos é uma aventura instigante, que prende o leitor do início ao fim. Os últimos capítulos, principalmente, são tão envolventes que eu só parava de ler quando o sono pesava. Há muitos plot twists, ou mudanças repentinas na direção do enredo, que deixam qualquer leitor de boca aberta.




A saga dos Caçadores de Sombras continua no próximo volume da série, Cidade das Cinzas, que já está na minha lista de leituras. Quem gostou dos livros ou se interessou pelo enredo irá gostar da adaptação cinematográfica de Cidade dos Ossos feita em 2013 e dirigida por Harald Zwart. Lilly Collins faz o papel de Clary, Jamie Campbell Bower interpreta Jace e Robert Sheehan é Simon. Eu assisti a este filme no cinema quando ele estreou em 2013 e lembro que gostei bastante. Agora, depois de ler o livro, pretendo assisti-lo novamente e, desta vez, com outros olhos. Na verdade, acho que esse será o programa de hoje: o filme Cidade dos Ossos (que está disponível no Netflix) e muita pipoca!


Elenco da série
Infelizmente, as continuações de Cidade dos Ossos no cinema foram canceladas. Mas não se desesperem! A saga de Cassandra Clare será transformada em uma série de televisão produzida pela ABC Family com o título de Shadowhunters. A série tem previsão de estreia para janeiro de 2016 (daqui um mês!!) e conta com um elenco diferente do que atuou no filme: Katherine McNamara é Clary, Dominic Sherwood é Jace (bye bye Jamie! :/) e Alberto Rosende fará o papel de Simon. A primeira temporada de Shadowhunters terá 13 episódios. Agora é só aguardar para conferir!



Cassandra Clare, a autora da saga, nasceu em 27 de julho de 1973 (quase fazemos aniversário no mesmo dia!) em Teerã, no Irã, mas de pais americanos. Ela passou a maior parte de sua infância viajando com os pais, por isso se refugiava em livros. Desde cedo, gostava de inventar histórias para divertir seus colegas. Além disso, ela escreveu muitas fanfics de Harry Potter e é super amiga da escritora Holly Black! Elas até mesmo escreveram uma saga em conjunto, Magisterium, cujo primeiro livro já foi lançado no Brasil sob o título O Desafio de Ferro. A saga tem previsão de abranger cinco livros e o segundo volume, The Copper Gauntlet, já foi lançado nos Estados Unidos no ano passado.
Cassandra Clare

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco melhor essa escritora tão versátil, Cassandra Clare, e seu mundo dos Instrumentos Mortais. Quem sabe com o sucesso da série da ABC, o projeto de filmagem do segundo filme não é retomado?

Um forte abraço a todos e cuidado com os demônios à solta por aí!

Ótimas leituras!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário