terça-feira, 15 de dezembro de 2015

"As Brumas de Avalon - A Grande Rainha", Marion Zimmer Bradley

Olá, queridos leitores!

Hoje trago para vocês a continuação da maravilhosa saga As Brumas de Avalon, quadrilogia escrita pela norte-americana Marion Zimmer Bradley da lenda do Rei Arthur através das perspectivas das personagens femininas, como sua meia-irmã Morgana, sua mãe Igraine e sua esposa Guinevere.

Para quem perdeu a resenha do primeiro volume da série, A Senhora da Magia, pode acessá-la clicando aqui. O segundo livro que dá continuidade a história se chama A Grande Rainha e inicia-se com a perspectiva de Morgana, que está grávida do filho de Arthur, gerado durante os rituais das fogueiras de Beltane. Depois de muito sofrimento durante o parto, Morgana dá à luz Gwydion, cuja verdadeira identidade permanece desconhecida até mesmo para Arthur. Gwydion é criado na corte do Rei Lot como filho de Morgause, tia de Morgana.


Ritual das fogueiras de Beltane
Com a morte de Uther, Arthur é coroado rei da Bretanha e jura ser fiel tanto aos cristãos, quanto aos druidas da ilha mística de Avalon. Ele promete respeitar o cristianismo e os rituais pagãos. Como rei, Arthur deve buscar uma esposa e encontra-a em Guinevere, filha do Rei Leodegranz. Os dois se casam, mas o coração de Guinevere já havia sido conquistado por Lancelote, um dos cavaleiros e amigos mais leais do Rei Arthur. Portanto, Guinevere se esforça para esquecer o valente cavaleiro e se dedicar totalmente ao seu rei e senhor, o que se torna cada vez mais difíicl, pois Guinevere não consegue gerar um filho de Arthur, que seria herdeiro do trono e uma distração para os pensamentos pecaminosos de Guinevere.

Morgana
Guinevere, a Grande Rainha, é uma cristã fervorosa e aos poucos convence Arthur a negligenciar suas promessas para com a velha religião de Avalon. Arthur proíbe os rituais pagãos e a adoração ao deuses, causando grande decepção e preocupação à Senhora do Lago, Viviane, que já está ficando velha e perdendo a Visão. Ela precisa de alguém para assumir o seu posto como grande conselheira de Avalon.

Guinevere
Arthur havia prometido unir a Bretanha, deixando o povo em harmonia independente de sua fé pessoal. O povo da Bretanha viveria em paz e em respeito mútuo. Porém, agora que ele quebrou o seu juramento, o povo mágico de Avalon permanecerá passivo? Ou será o início de uma guerra religiosa na Bretanha? Este é um assunto para o próximo volume da série, O Gamo-Rei.


Marion Zimmer Bradley, autora da saga, foi uma escritora norte-americana, nascida em 3 de junho de 1930. Ela morreu aos 69 anos, em 25 de setembro de 1999, deixando uma vasta produção literária, dentre a qual se destacam os seus romances relacionados à lenda do Rei Arthur. Após a sua morte, a autora Diana L. Paxson, nascida em 1943 e ainda viva, deu continuidade ao Ciclo de Avalon de Marion Zimmer Bradley com a publicação dos livros A Casa da Floresta (1994), A Senhora de Avalon (1997) e A Sacerdotisa de Avalon (2000). Mais recentemente, Diana tem publicado outro livros sobre a mística ilha de Avalon, mas individualmente.

Marion Zimmer Bradley


Diana Paxson
O Gamo-Rei já está na minha lista de leituras e certamente será um dos próximos livros que lerei. Eu sou simplesmente apaixonada por histórias medievais e as lendas do Rei Arthur sempre me fascinaram. E o interessante é que elas permanecem rondando a literatura desde a Idade Média até os dias de hoje.

Uma ótima terça-feira a todos e ótimas leituras!

Nos vemos em Camelot!

Fernanda

Um comentário:

  1. Que bom que você tem gostado da série! Nesse volume a Gwenhwyfar me dá MUITA raiva. Aliás, não só nele mas em todas as aparições dela, eta mulherzinha desgraçada, o que ela vai convencendo Artur a fazer acaba comigo. Mas por isso mesmo a história é tão boa, os personagens mexem muito com a gente, e a história por si só é a melhor parte! São definitivamente meus livros preferidos da vida inteira, acho que nunca vou ler nada igual haha. Amo demais ♥
    Bisous
    http://www.kuroneko1.blogspot.com

    ResponderExcluir