domingo, 11 de outubro de 2015

"As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia", Marion Zimmer Bradley

Bom dia, queridos leitores!

Há tempo não escrevo por aqui! Peço desculpas, mas a vida anda corrida! No entanto, aqui continua sendo o meu cantinho preferido para compartilhar as minhas experiências pelo universo literário!

Arthur Pendragon na série da BBC Merlin

Como já escrevi aqui em outras ocasiões, eu sou simplesmente apaixonada pelas lendas do Rei Arthur. Por isso, qualquer livro que faça referência a elas tem lugar certo na minha estante, além dos filmes e séries que, com certeza, entram para a minha lista de to-be-watched!

Uma série de livros que estava aguardando a minha leitura há um bom tempo é As Brumas de Avalon, da escritora norte-americana Marion Zimmer Bradley, publicado pela primeira vez em 1979 e, mais tarde, dividida em quatro volumes: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore.



Eu tinha muitas expectativas com relação a estes livros e devo dizer que fiquei muito entusiasmada com a leitura! Na última semana, terminei de ler o primeiro volume e simplesmente adorei! Diferentemente do que a maioria das releituras das lendas do Rei Arthur normalmente apresentam, Marion Zimmer Bradley nos traz a versão da história contada através de grandes personagens femininas, como Igraine - mãe de Arthur, Morgana - meia-irmã de Arthur, Viviane, a Senhora do Lago e tia de Arthur, e Guinevere, sua futura esposa.

Igraine

Em A Senhora da Magia, conhecemos a história da jovem Igraine, que foi forçada a casar-se com o muito mais velho Gorlois, Duque da Cornualha, com quem teve uma filha, chamada Morgana. Porém, Igraine logo descobre que o seu destino não é permanecer com este homem e que seu grande amor é Uther Pendragon, futuro Grande Rei da Bretanha. O fruto deste amor, de acordo com as previsões de Merlin e da Senhora do Lago de Avalon, será Arthur, o grande rei que unirá a Bretanha.



Morgana

Ao mesmo tempo que Igraine vive o grande amor de sua vida, Morgana é levada para a ilha mística de Avalon para ser educada como uma sacerdotisa por sua tia Viviane, a Senhora do Lago. Lá, ela desenvolve a sua Visão e é treinada por sua tia para a ser a sua sucessora no mais alto cargo de Avalon.

Este é o início da grande história atemporal do Rei Arthur, seus cavaleiros e suas mulheres poderosas. No segundo volume, A Grande Rainha, acompanhamos o jovem Arthur em seu reinado e sua tentativa de pacificar a Bretanha. Já estou animada para continuar a ler a saga destas grandes mulheres do universo arturiano!


Marion Zimmer Bradley

Marion Zimmer Bradley, a autora da série, nasceu em Albany, Nova York, em 3 de junho de 1930 e faleceu aos 69 anos, em 25 de setembro de 1999, depois de complicações de um ataque cardíaco. Bradley deixou inúmeros livros escritos, dentre os mais famosos estão a saga As Brumas de Avalon, a série de ficção científica Darkover e Incêndio de Tróia, no qual ela reconta a guerra de Tróia através de personagens femininos. Este já entrou para a minha lista, com certeza!


Em 2014, sua filha Moira Greyland veio a público para acusar sua mãe de abuso sexual e de molestá-la quando criança. Confesso que tal revelação me deixou horrorizada, eu realmente não esperava tal conduta de uma mulher que escrevera histórias maravilhosas sobre o poder feminino. A imagem da autora certamente foi manchada em minha mente, mas as suas obras continuam sendo pedras preciosas da literatura mundial. Nós, muitas vezes, elevamos nossos ídolos a patamares tão altos que acabamos nos decepcionando com a sua sordidez humana.

De qualquer maneira, As Brumas de Avalon é leitura obrigatória para os amantes de histórias envolventes, magia, batalhas medievais e, especialmente, para os apreciadores da jornada do Rei Arthur.

Um ótimo domingo a todos e ótimas leituras!

Fernanda


Nenhum comentário:

Postar um comentário