sexta-feira, 15 de maio de 2015

"O Prazer da Literatura" no Colégio Global

Bom dia, queridos leitores!

Há algumas semanas fui convidada pela Cleyde Treml, diretora do Colégio Global, em São Bento do Sul - SC, para conversar com os alunos do Ensino Médio sobre a literatura e o prazer de ler. Eu fiquei muito feliz com o convite, ainda mais porque fui aluna do colégio desde os 2 anos de idade até a conclusão do Ensino Médio em 2007. Estava curiosa e ansiosa para voltar ao colégio, andar pelos mesmos corredores e visitar as salas de aula.

Hoje, então, estive lá e conversei com as três turmas do Ensino Médio e fiquei muito feliz com o resultado. Mesmo que alguns alunos resistam em admitir, percebi que a maioria deles têm o hábito da leitura e que, felizmente, gostam de ler. Levei trechos do livro O Prazer de Ler, da Heloisa Seixas (sobre o qual já escrevi aqui no blog. Para reler o post, clique aqui), e fiquei muito feliz ao notar que certos alunos também se identificam com a sensação de prazer de se ter um tempo para si, em uma poltrona confortável, lendo um livro e sendo transportado para outro universo, outro momento, outra aventura!


Também discutimos as 14 definições de literatura clássica propostas por Ítalo Calvino em Por que ler os clássicos e chegamos à conclusão de que cada um constrói os "seus" clássicos, a partir de leituras que te atraiam e com as quais você se identifica. Os "seus" clássicos são livros que marcaram a sua trajetória como leitor e que, portanto, são inesquecíveis.

É o papel da escola proporcionar ao aluno o contato com os principais clássicos da literatura, mas é a partir deles que cada um deve selecionar aqueles que mais lhe atraem e que lhe são mais significativos, para, a partir deles, criar a sua própria jornada literária.

Espero que eu possa ter, ao menos, incitado o gosto pela leitura nos alunos que participaram das palestras de hoje. Eu realmente acredito que depois de hoje eles começarão a enxergar a literatura com outros olhos e vê-la como algo prazeroso, algo que completa o nosso dia-a-dia com uma boa dose de imaginação, suspense, mistério, romance e magia.

Confiram algumas fotos da manhã de hoje:

Foto com a turma do 1º ano do Ensino Médio


Foto com a turma do 2º ano do Ensino Médio

Foto com a turma do 3º ano do Ensino Médio

Para terminar, gostaria de agradecer a todos os alunos que participaram das aulas de hoje e lembrem-se "O mundo é um livro e aqueles que não viajam lêem apenas umas página".

Portanto, vamos explorar o mundo através das páginas!

Uma ótima sexta-feira a todos e, claro, ótimas leituras!

Fernanda

10 comentários:

  1. Oii flor!
    Não conhecia seu blog, vi as fotos pelo facebook da professora Edicleia e gostei muito que foi falar sobre a literatura, iniciei meus estudos do Global em 2004 e sai de lá ano passado por problemas, a minha turma era o terceirão *-* Já curti a pagina :D
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!! Que bom que você gostou, foi uma experiência muito legal!
      Você estava lá em 2004? Eu saí em 2007! Então talvez a gente já se cruzou por lá! :D
      Adorei o seu blog também, já estou seguindo!! :D

      Beijos!

      Excluir
  2. Fê querida, amei o seu post!
    Que coisa mais linda, Tbe tenho um projeto aqui em SP parecido e pretendo colocá-lo em prática logo.
    Parabens! Adorei as fotos
    Bjks mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau!!
      Que legal! Quero saber mais sobre o seu projeto!
      Quem sabe um dia no futuro possamos até fazer algo em conjunto! :D

      Beijos!!

      Excluir
  3. Muito interessante, amei seu projeto.
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não tenho dúvidas de que você incitou a vontade de ler, em pelo menos alguns dos alunos!
    Voltar ao passado, revisitar um lugar que deve ser cheio de lembranças para você, deve ter sido algo muito bom né?

    Eu costumo passar por isso a cada dois anos, quando presto serviço de mesário, no colégio onde fiz o segundo grau, é sempre bom rever todo mundo, mas ainda gostaria de retornar algum dia, ao colégio do primeiro grau, tenho curiosidade do como estarão as cosias lá, 15 anos depois. hehe. a gente envelhece né? XD

    Vlw!

    Curte a page:
    https://www.facebook.com/NoobStore
    segue:
    https://twitter.com/NoobsBlog
    e confere o blog:
    http://noobse.blogspot.com.br/

    Tkz!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Fernanda que projeto maravilhoso. Afinal, serão os futuros leitores do amanhã, futuros engenheiros, médicos, motoristas, professores. E do que mais alimentamos nossas vidas senão na leitura que edifica. Parabéns pelo projeto e iniciativa, também parabéns aos alunos que ouvirem com ouvidos que compreendem!
    Abraço forte,
    http://scraplivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que iniciativa bacana da escola! E mais legal ainda você ter topado haha
    Quando eu estava na escola, queria que tivesse esse projeto também, assim mais amigos meus poderiam estar lendo com mais frequência ;D

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. "É o papel da escola proporcionar ao aluno o contato com os principais clássicos da literatura" Verdade. A gente não pode cobrar esse hábito 100% dos pais, porque nem todo pai gosta de ler. E conheço muitos que não gostam, mas incentivam a leitura nos filhos. Não necessariamente de clássicos, mas incentivam. É na escola que esse gosto vai apurar, vai ser direcionado e acho que se conseguirem fazer com que os clássicos sejam queridos, o resultado será ainda melhor. :)

    ResponderExcluir
  8. Muito, muito legal, Fernanda! Ver seu trabalho sendo expandido pra fora da internet deve ser maravilhoso. Fiquei admirada por você ter estudado a vida inteira na mesma escola, eu tive umas 10, nem sei como é essa sensação. rs
    Parabéns pelo trabalho e pela alegria em fazê-lo.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir