Olá, pessoal!
Ultimamente tenho feito leituras que têm contribuído muito
para o meu desenvolvimento profissional e, também, para o meu desenvolvimento
como leitora. A partir destes textos,resolvi retomar a coluna Discussões
Literárias, hoje trazendo o tema do processo de leitura. Afinal, o que é
leitura?
A leitura é, acima de tudo, um processo de construção de
significados que acontece a partir da relação entre autor-texto-leitor e,
claro, do contexto histórico, político e social ao redor do texto literário.
Todo texto traz marcas do seu autor, quer explícita ou
implicitamente, através do uso de certas palavras, principalmente adjetivos, o
foco em uma questão ou personagem em detrimento de outro, o estilo literário,
etc. O texto leva a impressão digital do seu autor e o leitor competente deve
ter consciência disto. De onde vem esse autor? Qual o seu propósito ao escrever
este texto? Qual é a reação que ele busca causar no leitor?
Essas são questões importantes, assim como é de extrema
importância o conhecimento que o próprio leitor traz para a sua interpretação
do texto literário. O sentido que o leitor construirá para o texto é totalmente
permeado por suas experiências de leitura anteriores, seu conhecimento de mundo
e seu conhecimento da própria língua. Ou, como afirmam Ingedore Villaça Koch e
Vanda Maria Elias em Ler e Compreender os Sentidos do Texto, o conhecimento
interacional, conhecimento enciclopédico e conhecimento linguístico.
O conhecimento que o leitor traz consigo complementa o texto
escrito, preenchendo as lacunas das entrelinhas. No entanto, é claro que toda e
qualquer interpretação deve se pautar em evidências linguísticas e textuais.
Não podemos esquecer do que está escrito em si, das palavras, relações
sintáticas e semânticas.
Portanto, a leitura é um processo tridimensional, ela se
constrói a partir da relação autor-texto-leitor em todas as direções. É por
isso que a leitura que duas pessoas, por exemplo, fazem do mesmo texto
literário nunca será a mesma. A leitura é um construto individual e
personalíssimo, daí a multiplicidade de interpretações e a própria magia da
leitura!
Estas e outras idéias são bem elaboradas pelas professoras
Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias no livro que citei acima, Ler e
Compreender os Sentidos do Texto. Para quem é da área de Letras, trabalha como
professor de línguas ou simplesmente tem interesse pelo processo de leitura e
construção de sentidos, este livro é muito interessante e útil. Além de ser de
fácil compreensão e bastante didático, pois as professoras trazem exemplos de
diversos textos e gêneros textuais para exemplificar as suas teorias.
Ingedore Villaça Koch |
Ingedore Villaça Koch tem mestrado e doutorado em Língua
Portuguesa pela PUC-SP e trabalha como professora de Análise do Discurso na
Unicamp e já publicou diversos títulos na área de Linguística, como As Tramas
do Texto (2008), Introdução à Linguística Textual (2004) e O Texto e a
Construção dos Sentidos (2000).
Vanda Maria Elias |
Vanda Maria Elias também é doutora em Língua Portuguesa pela
PUC-SP, onde trabalha como professora no Programa de Estudos Pós-Graduados em
Língua Portuguesa. Em conjunto com Ingedore Villaça Koch, também publicou Ler e
Escrever (2009).
Eu tenho Ler e Escrever em casa e já é o próximo da lista de
leituras neste estilo. Eu recomendo o trabalho das duas professoras, referências
nacionais na área de Linguística Aplicada, e uma fonte enorme de informação e
saber!
Uma ótima segunda-feira a todos! Já começamos a semana com
muita reflexão!
Um abraço,
Fernanda
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei saber sua opinião sobre "o que é a leitura para você". Eu não conhecia as duas professorar, depois você pesquisar sobre os trabalhos delas e te aviso, ok?
Victor Tadeu, blog Desencaixados
http://desencaixados.blogspot.com.br/
Olá, eu nunca havia parado para analisar minha simples leitura por esse lado, achei seu post muito construtivo, depois vou procurar sobre as professoras para me aprofundar mais nesse assunto, gostei muito do texto e espero ver outros como esse.
ResponderExcluirhttp://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br
Olá, Fernanda!
ResponderExcluirEu concordo plenamente com o que foi dito. Não só a leitura é um processo tridimensional, feito da dinâmica autor-texto-leitor, como também depende muito do momento histórico e do local em que vivemos. A experiência da leitura de Machado de Assis para um habitante do século XXI é completamente distinta de uma pessoa que o leu logo após a publicação - e isto ótimo! Mostra como a nossa sociedade se modificou ao longo do tempo - e é interessante para perceber o que se manteve inalterado também.
Muito obrigada pela excelente reflexão! Um dia quero fazer letras, espero me deparar com mais textos destas professoras queridas.
Abraço!
Ana Carolina Nonato
Blog Seis Milênios
Beeeeeeeeeeem interessante. Por que você anda estudando essas coisas? Você faz Letras? Achei bem legal mesmo esse post, deverias continuar a fazer outros no mesmo estilo informativo =)
ResponderExcluirAmei a ideia do post. Você escreve super bem, continue assim!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNunca tinha parado para pensar dessa forma. Seu texto foi muito construtivo, adorei.
Beijos
http://www.breakingfree.blog.br/
Muito bom. Texto bem bacana.
ResponderExcluirhttps://m.youtube.com/watch?v=3Dx0og21neI
Muito bom. Texto bem bacana.
ResponderExcluirhttps://m.youtube.com/watch?v=3Dx0og21neI