segunda-feira, 25 de maio de 2015

Discussão - O processo de leitura

Olá, pessoal!

Ultimamente tenho feito leituras que têm contribuído muito para o meu desenvolvimento profissional e, também, para o meu desenvolvimento como leitora. A partir destes textos,resolvi retomar a coluna Discussões Literárias, hoje trazendo o tema do processo de leitura. Afinal, o que é leitura?

A leitura é, acima de tudo, um processo de construção de significados que acontece a partir da relação entre autor-texto-leitor e, claro, do contexto histórico, político e social ao redor do texto literário.


Todo texto traz marcas do seu autor, quer explícita ou implicitamente, através do uso de certas palavras, principalmente adjetivos, o foco em uma questão ou personagem em detrimento de outro, o estilo literário, etc. O texto leva a impressão digital do seu autor e o leitor competente deve ter consciência disto. De onde vem esse autor? Qual o seu propósito ao escrever este texto? Qual é a reação que ele busca causar no leitor?

Essas são questões importantes, assim como é de extrema importância o conhecimento que o próprio leitor traz para a sua interpretação do texto literário. O sentido que o leitor construirá para o texto é totalmente permeado por suas experiências de leitura anteriores, seu conhecimento de mundo e seu conhecimento da própria língua. Ou, como afirmam Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias em Ler e Compreender os Sentidos do Texto, o conhecimento interacional, conhecimento enciclopédico e conhecimento linguístico.

O conhecimento que o leitor traz consigo complementa o texto escrito, preenchendo as lacunas das entrelinhas. No entanto, é claro que toda e qualquer interpretação deve se pautar em evidências linguísticas e textuais. Não podemos esquecer do que está escrito em si, das palavras, relações sintáticas e semânticas.

Portanto, a leitura é um processo tridimensional, ela se constrói a partir da relação autor-texto-leitor em todas as direções. É por isso que a leitura que duas pessoas, por exemplo, fazem do mesmo texto literário nunca será a mesma. A leitura é um construto individual e personalíssimo, daí a multiplicidade de interpretações e a própria magia da leitura!

Estas e outras idéias são bem elaboradas pelas professoras Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias no livro que citei acima, Ler e Compreender os Sentidos do Texto. Para quem é da área de Letras, trabalha como professor de línguas ou simplesmente tem interesse pelo processo de leitura e construção de sentidos, este livro é muito interessante e útil. Além de ser de fácil compreensão e bastante didático, pois as professoras trazem exemplos de diversos textos e gêneros textuais para exemplificar as suas teorias.

Ingedore Villaça Koch
Ingedore Villaça Koch tem mestrado e doutorado em Língua Portuguesa pela PUC-SP e trabalha como professora de Análise do Discurso na Unicamp e já publicou diversos títulos na área de Linguística, como As Tramas do Texto (2008), Introdução à Linguística Textual (2004) e O Texto e a Construção dos Sentidos (2000).


Vanda Maria Elias
Vanda Maria Elias também é doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP, onde trabalha como professora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa. Em conjunto com Ingedore Villaça Koch, também publicou Ler e Escrever (2009).


Eu tenho Ler e Escrever em casa e já é o próximo da lista de leituras neste estilo. Eu recomendo o trabalho das duas professoras, referências nacionais na área de Linguística Aplicada, e uma fonte enorme de informação e saber!

Uma ótima segunda-feira a todos! Já começamos a semana com muita reflexão!

Um abraço,
Fernanda


8 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Adorei saber sua opinião sobre "o que é a leitura para você". Eu não conhecia as duas professorar, depois você pesquisar sobre os trabalhos delas e te aviso, ok?

    Victor Tadeu, blog Desencaixados
    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu nunca havia parado para analisar minha simples leitura por esse lado, achei seu post muito construtivo, depois vou procurar sobre as professoras para me aprofundar mais nesse assunto, gostei muito do texto e espero ver outros como esse.

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fernanda!

    Eu concordo plenamente com o que foi dito. Não só a leitura é um processo tridimensional, feito da dinâmica autor-texto-leitor, como também depende muito do momento histórico e do local em que vivemos. A experiência da leitura de Machado de Assis para um habitante do século XXI é completamente distinta de uma pessoa que o leu logo após a publicação - e isto ótimo! Mostra como a nossa sociedade se modificou ao longo do tempo - e é interessante para perceber o que se manteve inalterado também.

    Muito obrigada pela excelente reflexão! Um dia quero fazer letras, espero me deparar com mais textos destas professoras queridas.

    Abraço!

    Ana Carolina Nonato
    Blog Seis Milênios

    ResponderExcluir
  4. Beeeeeeeeeeem interessante. Por que você anda estudando essas coisas? Você faz Letras? Achei bem legal mesmo esse post, deverias continuar a fazer outros no mesmo estilo informativo =)

    ResponderExcluir
  5. Amei a ideia do post. Você escreve super bem, continue assim!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Nunca tinha parado para pensar dessa forma. Seu texto foi muito construtivo, adorei.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito bom. Texto bem bacana.
    https://m.youtube.com/watch?v=3Dx0og21neI

    ResponderExcluir
  8. Muito bom. Texto bem bacana.
    https://m.youtube.com/watch?v=3Dx0og21neI

    ResponderExcluir