terça-feira, 26 de maio de 2015

"A História Privada de uma Campanha que Falhou", Mark Twain



Boa tarde, pessoal!

Há muitos escritores norte-americanos que escreveram sobre a Guerra Civil americana, evento de grande importância na história deste país. Este período de guerra entre os estados do Norte, pertencentes à União e contra a escravidão, e os estados do Sul, estados escravocratas pertencentes à Confederação, já rendeu muitas boas histórias.
Aqui no blog, por exemplo, já falamos de Ambrose Bierce, autor do conto Um Incidente na Ponte de OwlCreek, que retrata o episódio do enforcamento por soldados da União de um homem partidário das causas dos confederados.

No entanto, eu nunca havia lido um retrato da Guerra Civil como o que li no conto A História Privada de uma Campanha que Falhou, do magnífico Mark Twain. Esta é uma visão cômica de um grupo de jovens rapazes que, ao início dos conflitos armados entre o Norte e o Sul, decidem durante uma reunião secreta noturna montar um grupo militar e participar da guerra. O próprio narrador é um destes garotos e já no início da narrativa ele deixa claro que o relato de pessoas que não fizeram nada na guerra também tem o seu valor. Pois foi isso o que os rapazes fizeram: nada.

Eles são rapazes que nunca tiveram experiência montando cavalos, segurando armas ou sobrevivendo na chuva, frio e escuro. Eles se autodenominaram os Marion Rangers e montaram um acampamento que chamaram de Camp Ralls. A cada barulho estranho, os jovens soldados se sobressaltavam e conseguiam uma maneira de se esconder ou fugir. Não chegaram a confrontar o inimigo em nenhuma ocasião e o único sangue que eles derramaram foi o deles próprios ao brigarem entre si por coisas banais, como xingamentos e provocações.

Jovens soldados da Guerra Civil

E o mais hilariante de tudo é que alguns destes garotos pensavam mesmo estar participando de algo grandioso e de muito valor. Contudo, essa visão romântica da guerra encontra um fim trágico com um acontecimento ao final do conto. Você, leitor, terá que descobrir por conta própria, mas já aviso que é um evento que muda o próprio tom da narrativa em si.

Mark Twain se esmera, mais uma vez, neste conto divertido, trágico e extremamente irônico. Através de suas palavras, ele nos mostra um retrato do lado sem glamour da guerra, da própria covardia humana e do contrário do heroísmo encontrado em muitas narrativas sobre guerras.

Há fontes que confirmam que este conto foi escrito, em partes, com base na experiência de duas semanas na guerra do próprio Mark Twain, que, assim como os garotos da história, não tinha muitas aptidões guerrilheiras. O conto, contudo, em todos os seus detalhes é fortemente ficcional.


Mark Twain
Mark Twain é considerado um dos maiores escritores norte-americanos de todos os tempos, nasceu em 30 de novembro de 1835, em Missouri nos Estados Unidos, e morreu em 21 de abril de 1910 em Connecticut, aos 74 anos. Entre seus principais trabalhos estão As Aventuras de Tom Sawyer (1876) e As Aventuras de Huckleberry Finn (1885), clássicos da literatura norte-americana. Já escrevi sobre Huckleberry Finn aqui no blog, quem tiver interesse em reler a publicação pode encontrá-la aqui.

A História Privada de uma Campanha que Falhou foi publicada pela primeira vez em 1885 e foi adaptado para a televisão em 1981. O conto pode ser facilmente encontrado na Internet ou em antologias de contos norte-americanos ou sobre a Guerra Civil.


 Uma ótima terça-feira a todos e ótimas leituras!

Fernanda

5 comentários:

  1. Olá,
    Adorei o tema do post, não tinha conhecimento desses livros sobre o assunto, mas gostei dessa contextualização com dicas de leitura, ótimo.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Você pegou um tema muito bom. Percebo que vários blogs não fala sobre Guerras Civis, parabéns :D

    Victor Tadeu, blog Desencaixados
    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem?

    Gostei muito do post, adoro história, minha mãe é formada em história e adoramos falar sobre tudo, inclusive sobre guerras civis. Foi uma ótima indicação e dicas de leitura, vou passar para ela também, claro!

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem??

    Adorei o post! Bem diferente do que encontramos por aí... É sempre bom saber um pouco mais sobre história... Já anotei o nome do livro.

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostei muita da sua indicação. Nunca li nada do autor mais fiquei muito curiosa!
    Gosto bastante de histórias que se baseiam na história. Dica anotada!
    beijos!

    ResponderExcluir