Hoje estou muito feliz porque o blog completa 100 posts de existência! Este é a 100ª publicação e, para comemorar, o blog está de cara nova! Espero que vocês gostem do novo estilo do site!
Além disso, é claro, o post de hoje tinha que ser especial, pois quando iniciei O Prazer da Literatura em janeiro deste ano, não imaginava que ele chegaria tão longe... Espero que este seja apenas o início e que novas publicações venham, com muita informação e dicas do universo literário mundial!
Para honrar a publicação de hoje, trago para vocês a escritora inglesa Elizabeth Gaskell, famosa, principalmente, por seus romances Cranford (1853) e Norte e Sul (1855), que viraram minisséries da BBC. Eu ainda não tive a oportunidade de assisti-las, mas certamente estão em minha lista. As produções da BBC são sempre estonteantes, com grande riqueza de detalhes e extrema preocupação com a representação dos costumes, figurino e cenário da época. Seus romances retratam diferentes camadas sociais da sociedade inglesa do período Vitoriano, tanto os trabalhadores pobres como as senhoras da alta elite.
No entanto, o que algumas pessoas desconhecem é que Elizabeth Gaskell, ou a Sra. Gaskell como costumava ser chamada, também foi uma exímia contadora de histórias de fantasmas, tendo até obtido a ajuda de Charles Dickens, que publicou alguns de seus contos fantasmagóricos em sua revista Household Words.
Eu sempre fui fã de ler histórias de fantasmas (desde que durante o dia e com a luz acesa!!) e me encantei com a escrita envolvente de Gaskell em A História da Velha Babá, ou The Old Nurse's Story no original, publicado em 1852.

A casa era uma mansão e Rosamund e Hester, que tinha apenas 19 anos na época e era tão criança quanto a própria Rosamund, adoravam explorar os cômodos, tapeçarias, objetos antigos e os retratos da casa, exceto pela ala leste, que era trancada e proibida.
Numa noite de inverno e tempestade, Hester já havia posto a pequena Rosamond para dormir quando escutou um barulho vindo do hall. Era, claramente, o som de um órgão sendo tocado maravilhosamente. No dia seguinte, ao perguntar quem havia tocado o instrumento musical, os outros criados da casa ficaram pálidos e desviaram do assunto. Corajosa, Hester foi inspecionar o órgão, mas quando abriu a sua tampa de madeira, percebeu que ele estava quebrado e inapto para ser tocado. Um calafrio percorreu sua espinha.
Conforme os dias vão se passando, o som do órgão continua a preencher as noites frias de inverno e uma estranha presença passa a atormentar a pequena Rosamund. Determinada a descobrir a razão de tudo isso, a babá acaba desvendando o misterioso passado da família Furnivall.

![]() |
Elizabeth Gaskell |
Em 2010, um memorial em sua homenagem foi colocado em um vitral no Canto dos Poetas na Abadia de Westminster.
Uma ótima terça-feira a todos. Boas leituras e que venham mais 100 posts!
Um abraço,
Fernanda
Ai que legal!!
ResponderExcluirAdorei seu novo layout *-*
Fiquei super curiosa para saber o que acontece, o que faz o órgão tocar??? Boa coisa, pelo jeito, num é hahahhahahaha
Beijos ;*
Proseando com uma Bibliophile • Facebook • Instagram • Twitter
Querida Fê, que venham mais 100, mais 1000 posts!
ResponderExcluirAdoro seu blog! E adorei o novo layout, muito lindo
Eu tenho medo de fantasmas...
Bjks mil
Oi
ResponderExcluirTudo bem ?
Parabéns pelo 100º post \o/
Que ainda venham muito ainda !
Gostei da postagem especial , fantasmas + mulheres = show kkkkkkk
Beijos
http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com
Fê, parabéns!!! 00 postagens feitas com muita qualidade! Amo ler o que você escreve!
ResponderExcluirQuanto ao conto da Velha babá, fiquei intrigada com a história, mas sinceramente não leio não. Sou cagona demaissss! Lembro que amava ouvir esse tipo de história quando criança, mas depois nem conhecia dormir. Você acredita que não assisto a filme de terror? Livros do gênero muito menos! Sim, sou frouxa! Confesso!
Beijinhos!
www.citacaonumclick.com.br