terça-feira, 12 de maio de 2015

"A História da Velha Babá", Elizabeth Gaskell

Olá, pessoal!

Hoje estou muito feliz porque o blog completa 100 posts de existência! Este é a 100ª publicação e, para comemorar, o blog está de cara nova! Espero que vocês gostem do novo estilo do site!


Além disso, é claro, o post de hoje tinha que ser especial, pois quando iniciei O Prazer da Literatura em janeiro deste ano, não imaginava que ele chegaria tão longe... Espero que este seja apenas o início e que novas publicações venham, com muita informação e dicas do universo literário mundial!

Para honrar a publicação de hoje, trago para vocês a escritora inglesa Elizabeth Gaskell, famosa, principalmente, por seus romances Cranford (1853) e Norte e Sul (1855), que viraram minisséries da BBC. Eu ainda não tive a oportunidade de assisti-las, mas certamente estão em minha lista. As produções da BBC são sempre estonteantes, com grande riqueza de detalhes e extrema preocupação com a representação dos costumes, figurino e cenário da época. Seus romances retratam diferentes camadas sociais da sociedade inglesa do período Vitoriano, tanto os trabalhadores pobres como as senhoras da alta elite.

No entanto, o que algumas pessoas desconhecem é que Elizabeth Gaskell, ou a Sra. Gaskell como costumava ser chamada, também foi uma exímia contadora de histórias de fantasmas, tendo até obtido a ajuda de Charles Dickens, que publicou alguns de seus contos fantasmagóricos em sua revista Household Words.



Eu sempre fui fã de ler histórias de fantasmas (desde que durante o dia e com a luz acesa!!) e me encantei com a escrita envolvente de Gaskell em A História da Velha Babá, ou The Old Nurse's Story no original, publicado em 1852.

O conto é narrado pela velha babá, Hester, que nos fala sobre um acontecimento de sua juventude. Ainda muito nova, Hester, que vinha de uma família pobre, fora escolhida para trabalhar como babá na casa de uma família rica. A sua patroa ainda estava grávida quando Hester havia sido contratada, mas logo nasceu a pequena Rosamond. Infelizmente, quando a pequena ainda tinha 3 ou 4 anos, seus pais morreram, deixando-a órfã. Hester ficou, então, responsável por continuar cuidando da menina e por levá-la à Casa Senhorial dos Furnivall, onde morava uma velha tia-avó do pai da pequena Rosemond.


A casa era uma mansão e Rosamund e Hester, que tinha apenas 19 anos na época e era tão criança quanto a própria Rosamund, adoravam explorar os cômodos, tapeçarias, objetos antigos e os retratos da casa, exceto pela ala leste, que era trancada e proibida.

Numa noite de inverno e tempestade, Hester já havia posto a pequena Rosamond para dormir quando escutou um barulho vindo do hall. Era, claramente, o som de um órgão sendo tocado maravilhosamente. No dia seguinte, ao perguntar quem havia tocado o instrumento musical, os outros criados da casa ficaram pálidos e desviaram do assunto. Corajosa, Hester foi inspecionar o órgão, mas quando abriu a sua tampa de madeira, percebeu que ele estava quebrado e inapto para ser tocado. Um calafrio percorreu sua espinha.

Conforme os dias vão se passando, o som do órgão continua a preencher as noites frias de inverno e uma estranha presença passa a atormentar a pequena Rosamund. Determinada a descobrir a razão de tudo isso, a babá acaba desvendando o misterioso passado da família Furnivall.

Esta e outras histórias de fantasmas escritas por mulheres podem ser encontradas no livro O Grande Livro de História de Fantasmas, publicado no Brasil pela Editora Suma de Letras.

Elizabeth Gaskell
Elizabeth Gaskell nasceu em 29 de setembro de 1810. Ela e seu irmão John foram os únicos dos 8 filhos que sobreviveram, o que era comum neste período. Gaskell morreu aos 55 anos, em 12 de novembro de 1865, vítima de um ataque cardíaco enquanto visitava uma casa que havia comprado em Holybourne.


Em 2010, um memorial em sua homenagem foi colocado em um vitral no Canto dos Poetas na Abadia de Westminster.






Uma ótima terça-feira a todos. Boas leituras e que venham mais 100 posts!

Um abraço,

Fernanda

4 comentários:

  1. Ai que legal!!
    Adorei seu novo layout *-*
    Fiquei super curiosa para saber o que acontece, o que faz o órgão tocar??? Boa coisa, pelo jeito, num é hahahhahahaha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  2. Querida Fê, que venham mais 100, mais 1000 posts!
    Adoro seu blog! E adorei o novo layout, muito lindo
    Eu tenho medo de fantasmas...
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Tudo bem ?
    Parabéns pelo 100º post \o/
    Que ainda venham muito ainda !
    Gostei da postagem especial , fantasmas + mulheres = show kkkkkkk
    Beijos

    http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fê, parabéns!!! 00 postagens feitas com muita qualidade! Amo ler o que você escreve!
    Quanto ao conto da Velha babá, fiquei intrigada com a história, mas sinceramente não leio não. Sou cagona demaissss! Lembro que amava ouvir esse tipo de história quando criança, mas depois nem conhecia dormir. Você acredita que não assisto a filme de terror? Livros do gênero muito menos! Sim, sou frouxa! Confesso!

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir