terça-feira, 19 de maio de 2015

"Um Incidente na Ponte de Owl Creek", Ambrose Bierce

Bom dia, queridos leitores!

Bierce aos 21 anos, durante a Guerra Civil
Hoje trago para vocês um autor norte-americano chamado Ambrose Bierce, nascido em em 24 de junho de 1842. No ano de 1913, Bierce viajou para o México para ver de perto os acontecimentos da Revolução Mexicana e nunca mais foi visto novamente. Ambrose Bierce também lutou na Guerra Civil Americana pelo exército da União, formado pelos estados do Norte.

Os contos escritos por Ambrose Bierce são considerados uns dos melhores publicados no século XIX. Em sua escrita, ele retrata horrores que viu durante sua experiência em guerras, como no conto que trago para vocês hoje. As histórias de Bierce costumam começar abruptamente, com poucas descrições ou referências a tempo ou lugar.


Em Um Incidente na Ponte de Owl Creek, publicado pela primeira vez em 1890 no jornal The San Francisco Examiner, somos levados ao período da Guerra Civil Americana, mais especificamente à ponte de Owl Creek, onde um homem, simpatizante das causas dos Confederados, está prestes a ser enforcado por soldados da União. O conto de Bierce é muito interessante estilisticamente, pois ele não segue uma ordem linear de narrativa: voltamos no tempo para conhecer melhor a vida deste agricultor cuja vida está em risco, sua casa, sua esposa e seus filhos; em seguida, estamos de volta à ponte de Owl Creek, dentro da mente do homem que está em pé em uma plataforma de madeira sobre a ponte e olha para o rio abaixo dos seus pés, com uma corda ao redor de seu pescoço.






Alguns críticos consideram esta obra de Bierce como um dos primeiros exemplos do uso de fluxo de consciência na literatura, quando somos levados para dentro da mente do personagem, sabemos seus pensamentos, angústias e apreensões. Esta técnica foi principalmente usada pelos escritores modernistas no início do século XX, portanto Bierce foi um pioneiro!

Esta história já foi adaptada para a televisão diversas vezes, dentre as quais se destaca a produção francesa de 1962, dirigida por Robert Enrico, que ganhou prêmios no Festival de Cinema de Cannes e na premiação do Oscar. Esta produção foi mais tarde ao ar como um episódio da série The Twilight Zone em 1964.


Sobre as histórias da Guerra Civil escritas por Ambrose Bierce, há também um filme lançado em 2006 intitulado Ambrose Bierce: Civil War Stories, baseado em três de seus contos. Fiquei muito curiosa para assistir a esta adaptação!



Espero que tenham gostado desta indicação. Um abraço a todos e ótimas leituras!

Fernanda

6 comentários:

  1. Eu adoro obras nesse estilo, agora fiquei bem curiosa com esse, adorei seu post!

    Conheci o blog agora e já gostei do estilo das postagens!

    Estou seguindo!

    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e fiquei interessada na obra do autor.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia este conto e nem o autor, mas achei super interessante os contos do autor ser considerados uns dos melhores publicados no século XIX.
    Adorei a dica e já está anotada.
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  4. Você sabe que sou fã de suas indicações né! sempre nos trazendo boas informações e de uma forma tão sutil... Estás de parabéns! Adorei conhecer um pouquinho mais sobre o autor. Vou procurar mais informações sobre ele!

    Um grande abraço!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  5. Não sei se meu coração está preparado pra algo assim... hehe... achei muito legal ser um dos primeiros exemplos do fluxo de consciência na literatura, e gostei muito da dica, mas não sei se vou conferir... acho que é muito forte para o meu momento, quem sabe mais para a frente.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Este conto é incrível... angustiante. Tenho numa coletânea organizada por Hitchcock. Leiam!

    ResponderExcluir