sexta-feira, 8 de maio de 2015

"O Circo da Noite", Erin Morgenstern

Bom dia, queridos leitores!

Nesta sexta-feira nublada, trago para vocês um livro que terminei de ler ontem mesmo e vem me encantando há semanas. Trata-se de O Circo da Noite, livro de estreia da norte-americana Erin Morgenstern, publicado nos Estados Unidos em 2011 e aqui no Brasil um ano depois.

Devo confessar que, em um primeiro momento, o livro me atraiu pela capa: toda em preto e branco com alguns detalhes em vermelho e prata. Além disso, a temática de um circo envolto em magia e mistério me fez levar o livro imediatamente depois de ler a sinopse.

A história inicia-se em Londres no final do século XIX, quando dois velhos inimigos, o mágico Próspero e o Sr. A. H..., decidem travar mais um desafio entre seus alunos. Os dois já vêm praticando isto há anos e, desta vez, os competidores serão Celia Bowen, a própria filha de Próspero, e Marco, um rapaz que o Sr. A. H... resgata de um internato e lhe instrui conhecimentos mágicos seculares.

A arena para este combate mais intelectual e espiritual do que físico? Um circo mágica, que abre suas portas ao cair da noite e se fecha ao raiar do dia. O circo muda de localização frequentemente, e ninguém sabe onde ele aparecerá em seguida. Em simplesmente está lá, onde ontem não estava.

"O circo chega sem aviso.
Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. Simplesmente está lá, quando ontem não estava."
(trecho do primeiro capítulo da obra)



O interessante é que muitas outras pessoas vão se envolvendo, sem saber, neste desafio. O leitor é levado e trazido no tempo, em um capítulo estamos em Nova York em Fevereiro de 1873, e no próximo a história pula para Londres, Outubro de 1873. Estamos em Massachusetts, Outubro de 1902, e depois voltamos para 1899. Pode ser num pouco confuso no início, mas depois que o leitor se acostuma com a dinâmica da história, essa tática da autora fica muito interessante, pois revela partes do enredo aos poucos e cabe ao leitor juntar as peças do quebra-cabeças.



Outro aspecto do livro de Morgenstern que me atraiu bastante foi o fato de que você, leitor, é também um personagem da história. Você também entra no encantador circo e descobre as maravilhas que se escondem dentro de cada tenda. Veja esse outro trecho do romance:




"Você está entre eles, claro. Foi atraído pela curiosidade, como era de se esperar. Parado sob a luz cada vez mais difusa, o cachecol ao redor do pescoço o protege da brisa fria da noite, e ele aguarda para ver com os próprios olhos que espécie de circo abre apenas quando o sol se põe."

Você se sente, realmente, parte da fila de espectadores que entra no circo pela primeira vez. Você pode até ver o circo em sua mente, sentir o aroma e o vento frio. Fantástico, não?






Alguns críticos elevaram O Circo da Noite em uma comparação a Harry Potter ou Crepúsculo. Eu acho que não chega a tanto. O livro de Morgenstern é uma leitura muito prazerosa, os ambientes do circo descritos pela autora são encantadores, porém os personagens, talvez, deixem um pouco a desejar. Eles não são tão marcantes quanto Harry ou Edward Cullen.


Enquanto lia o romance, não pude deixar de imaginar um filme à la Tim Burton. Seria maravilhoso encontrar o circo nas telas do cinema vistos através da perspectiva deste singular cineasta. Acabei descobrindo que O Circo da Noite vai, mesmo, virar filme. Seus direitos foram comprados pela Summit Entertainment, porém o diretor, infelizmente, não é Burton. Mas é David Heyman, produtor dos filmes do Harry Potter. Então acredito que podemos esperar uma grande produção! No entanto, ainda não há data para o lançamento do longa.



Erin Morgenstern

   Ler O Circo da Noite foi, certamente, uma experiência mágica. E concordo com o crítico do The Christian Science Monitor quando ele diz: "O livro de Morgenstern é feito de sonhos, e o circo nunca deixa de impressionar. O único desapontamento de verdade é saber que jamais poderemos comprar um ingresso".



   Uma boa sexta-feira a todos e ótimas leituras!

   Fernanda





13 comentários:

  1. Gostei da sinopse e sem dúvida a capa me fez vir comentar sobre ele. hehe
    Gosto dessa coisa circense e mágica.
    Vou dar uma procurada nesse livro!
    XD

    ResponderExcluir
  2. Obaaaaa, não sabia que iria virar filme, preciso lê-lo logo então!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda! Eu confesso que quando comecei a ler tua resenha logo lembrei do HP. Mas cada livro tem sua marca né! Adorei essa "coisa" de interagir com o leitor. Gostei do livro, anotei aqui! =D

    Vanessa Vieira
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente amei esse livro e entrou pra minha lista dos melhores do ano passado!
    Assim como você eu achei bem a cara do Tim e ia amar ver ele produzir um filme do livro, ia ser incrível com certeza.
    Já vi muitas resenhas negativas, e olha, acho que quem não gostou leu errado hahahahahaah
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Fê!

    Eu não conhecia esse livro mas me encantei pela capa e depois fui amando o enredo.
    Acho maravilhoso quando um enredo nos prende a ponto de nos fazer estar na história!
    Foi o que eu mais gostei de saber.

    Gostei da resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fernanda!
    Adorei sua resenha e estou louca para ler O Circo da Noite há tempos. Achei que lembrou um pouco O Circo dos Horrores, da Saga de Darren Shan, que infelizmente não está mais sendo publicada no Brasil ): Ah, e quero dizer que lembrou no sentido de que o Circo dos Horrores também chega sorrateiro e sai de fininho. Adorei.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda.
    Bom saber que a leitura de Circo da noite funcionou com você, as opiniões sobre esse livro são bem variadas.
    Li tantas resenhas desanimadoras que resolvi não fazer essa leitura, mas admito que tenho uma quedinha por essa capa, e ele precisa vir pra estante.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu sinceramente passo longe desse livro só pelo título! Circos me lembram palhaços, ou seja: Já tô lá na esquina correndo e chorando hahahaha
    Mas sua resenha me deixou completamente curiosa sobre o livro, e saber que ele de certa forma interage com o leitor me deu vontade de lê-lo!
    Ótima resenha!
    Beijo grande!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  9. Hey, tudo bem?

    Desde o início da sua resenha já estava pegando essa vibe meio Tim Burton, que bom que pelo jeito eu não estava errada, mas mesmo o filme não estando nas mãos dele espero que façam um bom trabalho. Adoro quando conseguimos nos sentir parte integrante da historia graças ao estilo de narração; fiquei bem curiosa com a leitura.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?

    Gostei bastante dessa capa, e o assunto também me interessou!

    Beijocas,

    Ana - www.bookzonthetable.com.br

    ResponderExcluir
  11. Uhuul, vai virar filme *-*
    Fiquei super curiosa! Embora seja um pouco confuso e a tendencia é eu me perder, quero ler mesmo assim!!!
    Já estou procurando por ele hahaha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Nossa que legal...
    Sempre tive curiosidade sobre a história desse livro e agora a curiosidade aumentou...
    Achei maravilhoso saber que vai virar filme!!!
    Parabéns pela resenha. Adorei!

    Tamires Bourbon

    ResponderExcluir
  13. Confesso que a princípio também me senti atraída pela capa, com esse trio de cores que impactam. Não sei por que não peguei pra ler, porque o enredo me interessa, e os pontos que vc destacou me deixou mais curiosa. Um circo nômade! Não sabia dos direitos vendidos nem das comparações com sucessos.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir