quarta-feira, 13 de maio de 2015

"O Cavalo do Mundo Invisível", William Hope Hodgson

Olá, queridos leitores!

Hoje trago mais uma história para os amantes da literatura policial com uma pitada de sobrenatural!

Vocês já ouviram falar no detetive Carnacki? Ele aparece em seis contos de William Hope Hodgson, dentre os quais este sobre o qual escrevo para vocês hoje. Carnacki é um detetive que sabe como lidar racionalmente com as forças do oculto, sempre trazendo a sua parafernália para desvendar os mais curiosos casos: máquinas fotográficas, flash, cabos, fios elétricos e o que mais ele precisar para acabar com fantasmas e espíritos.

Carnacki insiste que a maioria, de fato 99% dos casos, pode ser solucionada com uma boa explicação lógica: são bandidos charlatões pregando peças ou o próprio fruto da imaginação humana. No entanto, há aquele 1%...

Em O Cavalo do Mundo Invisível, publicado pela primeira vez em 1910, Carnacki é convocado para solucionar um mistério envolvendo a família Hisgins. De acordo com a lenda, as primogênitas mulheres que se comprometessem em um noivado seriam atormentadas por um espírito feroz de um cavalo galopante. Era o que havia acontecido com as cinco mulheres primogênitas na família nos últimos 150 anos, todas morreram antes do noivado ser oficializado.

Por sorte, as últimas gerações haviam trazido apenas primogênitos dos sexo masculino. Contudo, o Capitão Hisgins teve uma bela filha, que estava comprometida a casar-se com o jovem Beaumont. É aí que a maldição familiar toma corpo novamente e barulhos de cascos de cavalo no assoalho são ouvidos durante a noite e sente-se a presença de um feroz cavalo negro rondando a casa, e até dentro dela!, mesmo que nada se consiga ver.

O Detetive Carnacki é convocado e ele, de fato, soluciona o caso. O que vocês acham? Será que ele foi mais uma dos 99% de casos que são apenas ilusões ou este é um daqueles raros, mas possíveis, eventos que lidam mesmo com forças ocultas?

William Hope Hodgson
William Hope Hodgson nasceu em 15 de novembro de 1877 em Essex, na Inglaterra. Ainda jovem, deixou a escola para se tornar aprendiz de marinheiro e trabalhou muitos anos no mar. Como era franzino e muito bonito, Hodgson decidiu exercitar seu corpo para poder se defender de marinheiros mais fortes. Ele se tornou um dos primeiros fisiculturistas e em 1899, aos 22 anos, abriu uma Academia para o ensino de defesa pessoal em Blackburn, Inglaterra. Com a eclosão da I Guerra Mundial, Hodgson se enlistou e acabou morto em Abril de 1918, aos 40 anos.


William Hope Hodgson



A maioria dos contos e romances publicados por Hodgson lidam com temas de mistério e sobrenaturais, e muitos são ambientados no mar, onde ele próprio passou muitos dos seus anos de vida. Entre suas principais obras, podemos destacar A Casa no Limiar (1908), elogiado por H. P. Lovecraft, e Os Piratas Fantasmas (1909).




 

Espero que se deixem levar pelos mistério de William Hope Hodgson e uma ótima quarta-feira!

Fernanda


10 comentários:

  1. Oláá!

    Eu não conhecia esse conto e confesso que fiquei bem curiosa. Sou super viciada em suspense então eu gostei bastante *-*
    Aaah o layout tá liiindo!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Muuuito bacana, eu não conhecia esse conto, achei bem interessante... Quando eu estiver menos afogada com coisas da faculdade e leituras eu procuro ele para ler xD ahuahauh

    beijos
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia o autor, mas me interessei bastante pelo conto.
    Adoro histórias de suspense com um toque sobrenatural.
    Fiquei bastante curiosa para saber sobre essa "maldição" sobre as noivas.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Gostei do conto, não conhecia esse autor mas como tem suspense eu to dentro! Adorei.

    Beijocas
    Ana - www.bookzonthetable.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia o autor e gostei bastante do enredo desse conto!
    Adoro histórias que me deixam curiosa e apreensiva hahaha
    Com certeza irei ler! Dica anotada!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  7. Oi oi!
    Ainda não conhecia o autor e já quero ler esse livro hahahaha
    Eu adoro livros policiais, os que eu já li foram muuuito bons e estou procurando ler mais esse gênero, então, obrigada pela dica!
    Beijão ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu quero esse livro, ele mistura dois gêneros que amo, policial + sobrenatural e eu ainda não conhecia, como pode? Obrigada pela resenha.

    Obs.: acho que eu não tinha comentado antes, mas gostei do novo layout e o logo está lindo.

    Beijos
    entaotudoaconteceu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que doideira! Fiquei super curiosa!
    Adoro esses mistérios *-*
    Vou procurar saber mais e ler haha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Ah, podia contar logo o final, poxa! Eu não curto contos nem sobrenatural, já falei isso aqui, mas fiquei curiosa pra saber se o cavalo era ou não real. rsrsrsr
    Peninha que o autor morreu tão novo, podia escrever muito ainda.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir