quarta-feira, 6 de maio de 2015

Mitologia Celta - "A busca dos filhos de Tuireann"



Boa tarde, queridos leitores!

Hoje continuo com vocês nossa jornada pelo universo mitológico celta. Gosto tanto de ler as histórias dessa cultura fantástica que esta sequência de posts já se tornou a minha preferida. Espero que vocês estejam gostando dessa saga tanto quanto eu!

Nas publicações anteriores, acompanhamos a primeira batalha de Mag Tured pela posse das terras da Ilha Verde, atual Irlanda, entre o povo danense vindo do norte e os firbolg. Os danenses liderados pelo Rei Nuada ganharam a batalha, porém, sete anos mais tarde, eles foram desafiados e atacados por Balor, rei dos fomores. Com a ajuda do guerreiro Lug, o povo danense sai vitorioso mais uma vez.



Quem perdeu os primeiros posts, pode acessá-los aqui:


O guerreiro Lug

Durante a segunda batalha em Mag Tured, Lug liderou bravamente o seu exército e derrotou o gigante Balor. Porém, onde estava o pai de Lug, Cian. durante esta batalha? É isto que nos conta o episódio A busca dos filhos de Tuireann. Cian não pôde lutar ao lado do filho porque estava morto. Eis o que aconteceu:

  A pedido de Lug, Cian viajava ao norte para reunir guerreiros. No entanto, no caminho encontra Brian, Iuchar e Iuchabar, filhos de Tuireann, família rival de Cian há anos. Como praxe quando as famílias se encontravam em território neutro, os quatro entraram em combate. Cian foi atingido mortalmente e seu corpo enterrado pelos irmãos ali mesmo na areia.
Os filhos de Tuireann ao lado do corpo de Cian

Quando Lug soube do que aconteceu com seu pai, o Rei Nuada lhe permitiu que pedisse o preço da morte de seu pai e que os irmãos deveriam pagar. Lug então pede "três maçãs, uma pele de porco, uma lança, dois cavalos, sete leitões, um cão, um espeto de grelhar carnes e três gritos". Os irmãos aceitaram, mas desconfiavam da simplicidade do pedido. 

O que era crucial quanto ao pedido de Lug é que os objetos deveriam ser bem específicos: as maçãs deveriam vir do pomar do rei da Isbérnia, que tinham o poder de curar todas as doenças; a pele de porco deveria vir da cidade do rei Tuis na Grécia, que fechava qualquer ferida; a lança desejada era a do rei dos persas, Pisar, que nunca errava o alvo; os cavalos eram os garanhões que corriam no mar e na terra, pertencentes ao rei Dobar da Sicília; os leitões deveriam vir das Colunas de Ouro, a carne de tais animais fazia com que a pessoa que a comesse nunca se sentisse cansado ou doente; o cão capaz de assustar qualquer besta selvagem pertencia a Faimilis; o espeto de grelhar viria das feiticeiras de Fianchaire e, finalmente, os três gritos deveriam ser proferidos pelos três irmãos do alto da colina guardada pelo temível Miochaoin.

Um dos filhos de Tuireann buscando o espeto de grelhar guardado pelas feiticeiras de Fianchaire

Quando os três irmãos, por fim, terminaram as tarefas, eles estavam exaustos e à beira da morte. Quando Tuireann contestou Lug sobre a morte iminente de seus filhos, Lug apenas respondeu:

"Por acaso não concedi a seus filhos uma morte mais gloriosa do que a morte que infligiram a meu pai, Cian?"

Tuireann não teve como contestar e os objetos conseguidos pelos irmãos ajudaram o povo daneano a vencer a segunda batalha de Mag Tured.

Em breve, saberemos mais sobre estes fortes personagens da mitologia celta e seus feitos.

As histórias aqui contadas foram retiradas do livro Contos e Lendas da Mitologia Celta, escrito por Christian Léourier. Lembrando que não existe uma versão apenas destes contos, eles foram escritos e reescritos durante séculos, a partir da tradição oral de contação de histórias da cultura celta.

Uma ótima quarta-feira a todos e uma incrível jornada ao mundo mitológico!

Fernanda

9 comentários:

  1. Esse é o tipo de livro que meu namorado ia gostar hahha eu não consigo ler D: até tenho interesse, mas não consigo me prender nessas leituras D:

    Beijos!
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Confesso que a mitologia Celta propriamente dita não me chama muito a atenção, contudo, quando misturada com outros elementos, como os livros Bruxa da Noite e Trilogia do Circulo, da Nora Roberts, essa mitologia ganha um novo contorno e passa a envolver mais o leitor, afinal, são histórias atuais com nuances desse tempo antigo. Mas gostei muito das suas postagens, como sempre estão além de entretendo, ensinando um pouco mais para os leitores ávidos como eu.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu me interessei pelo tema depois de vê-lo aqui no seu blog, não leio muito, mas acho muito interessante. Gosto da forma como você explica porque é mais detalhada e simples :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro Mitologia Celta!!!
    Na verdade adoro todas as mitologias!!!
    Adoro os posts do seu blog...
    Beijos

    Tamires Bourbon

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão adora mitologia Celta.
    Ele até diz que vai fazer uma tatuagem com aqueles símbolos... hahahaha
    Eu não sou muito fã, prefiro ficção-científica.
    Valeu pelo post!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gostei da temática! Na verdade, gosto de toda e qualquer mitologia xD
    Vou indicar para o meu namorado também, certeza que irá gostar!
    Ótimo post!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, Contos e Lendas da Mitologia Celta. Já li livros que a utilizavam, mas nunca parei para pesquisar a mitologia em si, então fiquei curiosa para ler, mesmo que exista mais de uma versão dos fatos retratados nos contos.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Nunca li algo do tipo, nem nunca vi qualquer blog falar sobre tal tema.
    Eu não curto muito mitologia, a não ser aquelas de Nárnia, hahaha.
    Mas as batalhas são bem interessantes é o que mais me chamou atenção nesse contexto.
    Beijos!
    Twenties Girl

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não sei quase nada sobre mitologia celta, mas sempre tive vontade em saber mais, parece ser muito interessante. Achei a sua ideia de fazer uma série sobre o tema aqui no blog muito legal =) Gostei também da maneira que você está abordando o assunto e da indicação do livro. Fiquei morrendo de vontade de conhecer outros contos. Beijos!

    ResponderExcluir