quinta-feira, 7 de maio de 2015

"História das Terras e Lugares Lendários", Umberto Eco - Parte 2

Boa tarde, queridos leitores!


Que tal continuar nossa jornada pelas terras e lugares lendários através do livro do Umberto Eco? A propósito, este livro é simplesmente maravilhoso! Percebe-se a qualidade da edição: capa dura, papel laminado e incríveis ilustrações que, por vezes, ocupam o tamanho de duas páginas inteiras! A Editora Record realmente caprichou, são 478 páginas de puro trabalho artístico.

Desta vez, o mestre Eco nos fala sobre as terras da Bíblia. Eu, infelizmente, ainda não tive a oportunidade (e paciência, vamos ser sinceros) para ler a Bíblia, mas é a partir dela que muitas outras narrativas se originaram. No universo da literatura, o número de referências textuais à Bíblia é enorme, e eu, muitas vezes, acabo por não compreendê-las, por falta da leitura e conhecimento do texto sagrado. Portanto, uma das minhas metas até o final da minha vida é ler a Bíblia por inteiro. Espero conseguir, é um trabalho e tanto!

Soldados assírios
Por enquanto, me contento com os relatos de outros estudiosos, como Umberto Eco. Ele escreve sobre a divisão das tribos de Israel e a sua posterior deportação para outras regiões depois da conquista dos assírios em 721 a.C, daí a lenda das Dez Tribos Perdidas de Israel.

Mesmo muito tempo depois, os israelenses não conseguiram retornar à sua terra de origem, pois o seu caminho estava impedido pelo lendário rio Sambation, de cujas profundezas saltavam pedras que atingiriam qualquer um que tentasse lhe atravessar.

Outro lugar lendário trazido por Umberto Eco é o Templo do Rei Salomão. Tal templo, construído no século X a.C., aparece em diversas passagens bíblicas, mas até hoje ele permanece um lugar lendário, sua real localização e aparência nunca foram descobertos.

Na Idade Média, arquitetos tentaram reproduzir o edifício a partir das informações contidas nos textos sagrados, mas sem sucesso. "Os Pais da Igreja diziam, por exemplo, que, se interpretássemos as medidas do edifício em termos físicos, as portas teriam de ser mais largas do que as paredes" (ECO, Umberto, p. 48). Era uma construção impossível! Mas na Arte, onde tudo é possível, o Templo de Salomão foi imaginado e desenhado inúmeras vezes.

Veja algumas representações do lendário Templo de Salomão:









O Templo do Rei Salomão ostentava riquezas por dentro e por fora. Veja a descrição do trono do Rei, retirada do Antigo Testamento:



"O rei fez também um grande trono de marfim e revestiu-o o de ouro puro. Esse trono tinha seis degraus, um espaldar arredondado na parte superior, braços de cada lado do assento e dois leões em pé perto do braço e doze leões colocados de um lado e do outro dos seis degraus. Nada de semelhante se fez em reino nenhum."





E, por fim, Umberto Eco discute sobre lugares lendários relacionados aos Três Reis Magos: de onde vieram, para onde iam e onde foram sepultados? Tais lugares permanecem um mistério até os dias de hoje.

A afirmação mais aceita é de que os Magos foram sacerdotes do zoroastrismo persa. Porém, há relatos escritos de que eles tenham vindo da Caldeia, da Núbia ou de algum ponto do Extremo Oriente. Não se sabe nem ao certo se eles eram três. Alguns acreditam que eles eram dois, outros que eram doze!

 E onde ficaram seus restos mortais?  É possível que eles tenham estado em Constantinopla, depois tenham sido levados para Milão, mais tarde transferidos para a catedral de Colônia. Assim, seus túmulos se "multiplicaram", e fragmentos ósseos dos supostos Reis podem ser encontrados tanto na Itália quanto na Alemanha.

Espero que tenham gostado dessa nossa excursão por alguns lugares lendários da Bíblia! Em breve, trarei mais publicações sobre as terras míticas descritas por Umberto Eco.

Um beijo,

Fernanda

9 comentários:

  1. Muito interessante. Acho fascinante esses textos antigos, tratando de civilizações de existência não localizada, ou até mesmo duvidosa, por não serem passiveis de comprovação real, ainda hoje. Eu li um pouco da bíblia, é uma leitura interessante. Um dia eu leio por inteiro!
    Esse livro do Humberto parece bem legal. Vou procurá-lo!
    Bastante conteúdo no teu blog, menina. Gostei! voltarei mais vezes para ler outros textos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que livro incrível!
    Ainda não conhecia mas sei que já preciso dele.
    Acho bem legal trazer esses textos e imagens, e eu, como uma grande curiosa e amante de tudo que o traz, já quero hahahahahaha
    Espero poder comprar em breve e me deliciar com essa maravilha <3
    Beijos!

    ResponderExcluir

  3. Edição caprichada mesmo e isso ajuda a ser um chamativo. Eu não conhecia o livro, eu li a Bíblia quando era criança, preciso reler, porque com certeza meu entendimento será outro.
    Não lembro se já li sobre os três magos, mas achei bem interessante e para completar sou apaixonada por história... vou anotar a dica desse livro.

    http://shippandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muuuuuuito legal a sua resenha! rsrs...
    Ele deixa a pessoa curiosa para procurar mais e ponderar sobre isso.
    Adorei... é sempre um aprendizado.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Nossa achei super legal! Confesse que chamou minha atenção pra querer saber mais, adorei!

    Beijocas,
    Ana - www.bookzonthetable.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu também nunca consegui ler a bíblia inteira, mas confesso que gostaria de conseguir um dia, rs.
    Gostei bastante desse livro, me chamou a atenção e parece ser super interessante!
    Ótima dica!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fernanda! Não conhecia o livro e não sei se curto a proposta. Praia mim chamar a Bíblia de lenda é ofensivo, pois eu creio que tudo ali escrito é verdade. Já li a Bíblia toda uma vez, mas há bastante tempo, mais como um livro do que como meu guia, por isso pretendo repetir pra estudar. São textos muito ricos cujo valor extrapolam a simples literatura.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia mas só de ser desse jeito bonitao ja chama atenção haha

    ResponderExcluir